Cálculo de TPV: como fazer e exemplo

Calcule o TPV da sua empresa e use a métrica para descobrir melhores canais de venda e métodos de pagamento por aí. Saiba mais agora mesmo.

Jovem feliz segurando um par de tênis estilosos em uma boutique.

A soma de todas as transações em vendas de uma empresa é chamada de “TPV” ou “Volume Total de Pagamentos”, e entender esse número permite aos gestores tomar decisões muito mais estratégicas sobre os negócios.

O TPV faz parte de um conjunto de métricas que se tornam cada vez maiores aliadas de todos os setores do mercado e da indústria, pois ajudam na identificação de novas oportunidades e na compreensão do momento financeiro da organização e até dos melhores canais de vendas.

Então, se agir com base nos dados é um imperativo das boas gestões, conhecê-lo mais a fundo certamente lhe trará muitos benefícios. Continue lendo!

O que é TPV?

“TPV” é a sigla para “Total Payment Volume” ou “Volume Total de Pagamentos” e diz respeito à métrica usada por empreendedores quando eles precisam calcular o valor total de todas as transações realizadas por suas empresas em um determinado período.

Esse indicador considera os valores processados em cada tipo de transação bem-sucedida dentro de uma organização, loja ou similar, em Pix, boletos, cartões ou qualquer outro método de pagamento.

Ele aponta o desempenho do uso de cada método e o volume de dinheiro “circulando” através deles, e ajuda a medir como andam as finanças, revelando pontos fortes e fracos nos processos de recebimentos e, portanto, apontando o que deve ser melhorado, pode ser mantido ou precisa ser eliminado deles.

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Para que serve o TPV?

Através do cálculo do TPV, um empreendedor consegue ter uma noção exata das transações de sua empresa, entender o comportamento e as preferências dos clientes e pensar em quais atitudes tomar para atrair novos investimentos, mas não só isso.

Com a métrica, ainda dá para reduzir custos e agilizar operações!

E, apesar de amplamente usado em fintechs e empresas que processam pagamentos, o TPV pode ser aplicado a qualquer negócio.

Exemplo de aplicação do TPV

Luís tem uma loja de calçados há décadas e conta com uma clientela fiel. Nos últimos anos, ele começou a vender online e, analisando relatórios, percebeu que a decisão foi ótima para o caixa fechar sempre no azul.

Sabendo da importância da contabilidade e interessado em otimizar processos, Luís descobriu o TPV, entrou em contato com o setor financeiro da loja e buscou informações sobre como andava o retorno de cada uma das formas de pagamento oferecidas aos consumidores.

Vale dizer: por ser tradicional, a empresa do Luís ainda oferece venda por carnê, além das opções de Pix, boleto, dinheiro e cartão.

Após ver os números do cálculo de TPV executado pelo financeiro, o empreendedor descobriu que, no último ano, menos de 1% das vendas aconteceram em carnê e decidiu tirar o método “de jogo”, afinal, ele ocupava muito tempo dos funcionários e atrapalhava no andamento da fila do caixa.

Logo na primeira semana, ele percebeu que o atendimento se tornou mais rápido e os custos mais altos com taxas, juros e encargos foram eliminados e, agora, está decidido em manter como formas de pagamento somente aquelas mais modernas e menos onerosas!

Percebe como a métrica ajudou numa tomada importante de decisão?

Como calcular TPV em empresa?

Para as contas do seu TPV, comece definindo um período a ser investigado, identifique as transações bem-sucedidas feitas nesse espaço de tempo e some o valor final de todas elas. Dica: a maioria dos empreendedores costuma calcular TPV mensal para identificar altas e baixas em cada época do ano.

  • Escolha um período
  • Liste as transações envolvendo todos os métodos de pagamento usados em todos os canais de vendas (inclusive dinheiro, mas sem considerar estornos ou reembolsos)
  • Some os valores ou aponte-os numa plataforma de gestão de cobranças para conseguir um cálculo mais exato

Simples assim!

No quadro, veja como ficaria o cálculo do TPV da loja de calçados do Luís no mês de setembro.

TPV da venda de calçados na loja do Luís
(Setembro/2024)
Loja física
Vendas em dinheiro, Pix e cartão
Cartão: R$ 30 mil
Pix: R$ 15 mil
Dinheiro: R$ 5 mil
__

Total: R$ 50 mil
Loja online
Vendas em boleto, Pix e cartão
Cartão: R$ 20 mil
Pix: R$ 10 mil
Boleto: R$ 3 mil
__

Total: R$ 33 mil
TPV mensal total = vendas em loja física + vendas em loja online no mês de setembro = R$ 50 mil + R$ 33 mil = R$ 83 mil
 

E, finalmente, depois da matemática, entre em ação!

Até o final do ano, o Luís da loja de calçados pode implementar outros meios de pagamento mais modernos em sua loja online para reduzir custos operacionais tidos com boletos, por exemplo, ou treinar sua equipe com o objetivo de deixar ainda mais clara a importância do TPV – sua nova descoberta – para uma melhora na gestão do fluxo de caixa.

De um jeito ou de outro, o impacto da métrica para o sucesso dos negócios é certo.

Aplique-a por aí também! Você pode usar as informações em conjunto ou de forma isolada, aproximando sua marca dos clientes, fazendo promoções mais vantajosas ou até ajustando o estoque.

Use o TPV a favor da busca pelo ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio!

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