Como a sazonalidade afeta as vendas e como se preparar

Entenda como a sazonalidade pode impactar suas vendas e saiba como aproveitar as oportunidades para maximizar seus resultados.

Casal sorrindo e se divertindo enquanto escolhe roupas em uma feira de moda, refletindo alegria e cumplicidade.

Quando você ler sobre sazonalidade de vendas, pode ter certeza de que o assunto é algo que acontece em função do clima, de datas comemorativas, de feriados etc.

Uma empresa pode vender mais ou menos de acordo com a época do ano, o cenário da economia e assim por diante, por isso, planejar-se financeiramente pode lhe ajudar a maximizar o faturamento em tempos de bons negócios e a minimizar impactos quando o impacto é negativo. 

Além de ser responsável pelo aumento ou diminuição do faturamento anual, a sazonalidade impacta diretamente as estratégias de vendas, o marketing, a gestão do estoque e a produção ou o serviço das empresas.

Então, se precisar se preparar para aproveitar oportunidades e evitar prejuízos, leia este artigo até o final!

Um fenômeno chamado “sazonalidade”

A sazonalidade é algo que faz parte da realidade das empresas, independentemente do setor de mercado em que elas estão. Esse fenômeno representa as flutuações nas demandas por produtos e serviços durante o ano, influenciadas por feriados e datas comemorativas e até pelo clima, por exemplo.

Diversos fatores externos podem impactar no aumento ou na redução de vendas em decorrência da sazonalidade, desde as férias escolares até o recebimento de honorários contábeis, como o 13° salário.

Tudo o que altera o comportamento do consumidor, fazendo com que o volume de vendas aumente ou diminua em determinado período é considerado um aspecto sazonal.

Exemplo de sazonalidade na prática

Uma boa explicação para o significado de “sazonalidade” aparece no período de festas, pois, com a aproximação do Natal e o pagamento do 13º salário, o comércio fica aquecido e o faturamento de muitas lojas vai às alturas.

Em contrapartida, nos meses seguintes de janeiro e fevereiro, é comum que o fluxo de caixa diminua, já que os consumidores estão com o orçamento apertado após os gastos de fim de ano e enfrentam o desafio de arcar com impostos e tributos comumente cobrados na virada.

Não à toa, quem analisa os números, acompanha tendências e monitora os hábitos de compra do público-alvo através de pesquisas de mercado tanto consegue obter resultados satisfatórios quanto manter-se seguro.

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4 principais causas da demanda sazonal para você conhecer

Se quiser mais garantias de tranquilidade para os próximos meses e anos, aqui estão os aspectos que dependem da sua atenção.

1. Clima

É comum que as pessoas procurem por produtos e serviços que se adequem às condições climáticas predominantes, e todos os setores da economia sofrem impactos com a sazonalidade influenciada pelo clima.

No verão, por exemplo, os consumidores compram mais protetor solar, roupas de banho, alimentos leves e bebidas geladas. No inverno, buscam por cobertores, produtos hidratantes para a pele, um chocolate quente no capricho e um macarrão à bolonhesa!

2. Datas especiais

Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, bem como outros feriados e datas comemorativas, geralmente geram picos de demanda e estimulam a compra de produtos ou serviços específicos, capazes de atender as necessidades de acordo com cada festividade. 

Ovos de chocolate, panetones, caixas de bombom em forma de coração, quitutes exclusivos de Festa Junina são alguns excelentes exemplos de produtos sazonais. 

Descontos de Black Friday e ofertas do tipo “compre 1, leve 2” ilustram bem ações de marketing impactadas pela sazonalidade.

3. Comportamento do consumidor

Como o comportamento do consumidor é fortemente influenciado por emoções, necessidades e contextos sociais, as compras mais impulsivas e guiadas por sentimentos acontecem em dias e semanas específicos do ano também.

Empreendedores e vendedores já conhecem esses momentos de cor e salteado, mas algum acontecimento pontual pode impactar no jogo das vendas quando ninguém espera, como um lançamento de um filme nos cinemas ou a chegada de algum artista internacional ao país.

Para aproveitar todas as situações, você pode planejar um marketing capaz de criar um senso de urgência e oportunidade, aumentando os lucros da sua empresa.

Não se esqueça também de que a busca por praticidade e rapidez aumenta nos períodos sazonais: ofereça a melhor experiência de compra ao consumidor e saia na frente da concorrência!

4. Cenário econômico, político e tributário

Os cenários econômicos, políticos e tributários dentro e fora do Brasil são mais uma causa da demanda sazonal, afinal a forma como a economia caminha interfere nas taxas de emprego e desemprego, na inflação, na renda familiar, nos juros etc.

Algumas mudanças moldam os padrões de consumo da nação inteira, outras apenas de uma determinada região, mas todas merecem o seu cuidado.

Em tempos de crescimento econômico, a demanda por produtos ou serviços está lá em cima, assim como a confiança do consumidor. Em tempos de recessão, por outro lado, o que acontece é justamente o inverso. Como você acompanha tantos altos e baixos?

Como lidar com a sazonalidade nas vendas? Dicas rápidas

Lidar com a sazonalidade exige planejamento para aumentar os lucros durante os períodos de alta demanda e poder respirar aliviado nos períodos em que o mercado não está tão bom.

Outra iniciativa fundamental é a adaptação contínua ao modo como o público-alvo se comporta.

Em paralelo, componha seu estoque de forma diferente, promova ofertas e diversifique as opções de produtos ou serviços enquanto amplia seus canais de vendas. Aqui está o checklist completo!

  • Adapte-se continuamente ao modo como o público-alvo se comporta
  • Controle de perto o fluxo de caixa do seu negócio
  • Garanta uma reserva financeira para cobrir pelo menos 3 meses da operação
  • Faça uma previsão de demanda para planejar e organizar seu estoque
  • Introduza novos produtos ou serviços ao seu catálogo
  • Trabalhe a fidelização de clientes e o fortalecimento da imagem da marca
  • Planeje promoções para estimular as vendas durante a baixa temporada
  • Tenha um negócio que é omnichannel: marque presença
  • Faça o chamado “marketing sazonal”, criando ações e campanhas direcionadas para o momento do ano em que a sazonalidade aparece e lembre-se de que você não precisa deixar de investir no offline, mas seu negócio deve aparecer em canais digitais e redes sociais.

Driblar obstáculos inevitáveis depende de estratégia! Pronto(a) para agir?

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