- O que é margem líquida?
- Porque calcular a margem líquida é importante?
- Atenção para a diferença entre margem bruta e margem líquida!
- Como fazer o cálculo da margem líquida de uma empresa?
- Finalmente, confira um exemplo de margem líquida
- E qual é a margem líquida ideal no mercado?
- 7 dicas de como melhorar a margem líquida na sua empresa
A margem líquida é um indicador financeiro indispensável para quem espera avaliar se uma empresa está lucrando com a venda de seus produtos e serviços. Para calculá-la, é necessário você conhecer o lucro líquido e a receita total da empresa no período que deseja estudar.
Com o cálculo da margem líquida, gestores conseguem entender se seus negócios são realmente lucrativos ou se precisam atualizar suas ações e decisões porque os custos estão superando a receita.
Pretende transformar números em estratégia? Aprenda agora exatamente o que é a métrica em questão, como a investigar e tornar cada vez melhor. Não perca a oportunidade de levar o seu negócio para o próximo nível.
O que é margem líquida?
A margem líquida indica o percentual de lucro líquido em relação à receita total de uma empresa em determinado período. Ela mostra se o negócio permanece rentável depois de descontadas, do total disponível em caixa, todas as suas despesas, incluindo custos fixos e variáveis, impostos e tributos.
Porque calcular a margem líquida é importante?
Você pode usar o cálculo da margem líquida se quiser comparar, principalmente, resultados mensais, trimestrais, semestrais ou anuais do seu negócio.
A análise da métrica vai permitir avaliações ligadas a:
- custos de produção;
- precificação de produtos ou serviços;
- despesas operacionais;
- pontos fortes e fracos; e
- vantagem competitiva.
Empresas com uma margem líquida de lucro ou com um lucro líquido maior tendem a se destacar no mercado. Entende-se que elas demonstram melhor gestão de custos e um planejamento estratégico mais eficiente quando comparadas com as concorrentes.
Atenção para a diferença entre margem bruta e margem líquida!
Enquanto a margem líquida representa o percentual de lucro de uma empresa após o desconto de todas as suas despesas, a margem bruta considera apenas os custos diretos de produção dos itens vendidos ou da prestação de serviços.
Agora, vamos ao que interessa!
Como fazer o cálculo da margem líquida de uma empresa?
Para você calcular a margem líquida do seu negócio, é importante trabalhar com duas variáveis: o lucro líquido e a receita total do período estudado.
- Lucro líquido: valor que sobra “no caixa” após o pagamento de todas as despesas, impostos e tributos
- Receita total: montante bruto (sem deduções) obtido pela empresa com a venda de
São apenas dois passos! Vamos lá?
1. Encontre o lucro líquido
Lucro líquido = [receita total - (custos fixos + custos variáveis + impostos + despesas operacionais + outros)]
2. Aplique a fórmula da margem líquida
Margem líquida = [(lucro líquido ÷ receita total) x 100]
O valor será obtido em porcentagem.
Finalmente, confira um exemplo de margem líquida
Uma empresa de softwares nacional faturou R$ 100 mil no último mês. Os custos totais que ela teve foram de R$ 85 mil no mesmo período. No final das contas, a empresa conseguiu armazenar R$ 15 mil em caixa ou direcionar esses R$ 15 mil para outros investimentos.
Sua margem líquida ficou assim:
Margem líquida = [(lucro líquido ÷ receita total) x 100]
Margem líquida = [(15.000 ÷ 100.000) x 100]
Margem líquida = [(0,15) x 100]
Margem líquida = 15%
O que significa que, para cada R$ 1 faturado, essa organização lucra R$ 0,15! Sabendo disso, a proprietária da empresa pode avaliar a rentabilidade real dos negócios e tomar decisões mais estratégicas para aumentar os lucros.
E qual é a margem líquida ideal no mercado?
Uma boa porcentagem de margem líquida varia muito de acordo com o setor de atuação de cada negócio.
- Comércio: 3% a 10%
- Indústria e serviços: 10% a 25%
- Tecnologia: +25%
Precisa melhorar a métrica?
7 dicas de como melhorar a margem líquida na sua empresa
A partir desse exato momento, você tem a oportunidade de adotar diversas estratégias, como as listadas abaixo, para obter melhores resultados no seu cálculo de margem líquida. Algumas ideias incluem expandir a base de clientes, reduzir custos operacionais e monitorar indicadores KPI.
1. Otimize gastos e reduza desperdícios
Tente negociar com os fornecedores a fim de conseguir melhores preços ou faça uma pesquisa de possíveis novos parceiros. Em paralelo, oriente a sua equipe para evitar o desperdício de materiais e recursos, como água e energia elétrica.
Você pode testar tecnologias específicas para o seu setor, para melhorar a sua gestão e até para facilitar o processo de cobrança. Além disso, revise regularmente os custos para identificar como as despesas podem ser otimizadas.
2. Capacite o seu time
Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores, aumentando a eficiência no trabalho e, novamente, automatize tarefas repetitivas utilizando tecnologias e implemente métodos de organização de tarefas, garantindo um melhor aproveitamento do tempo coletivo.
3. Reajuste os preços
Busque maneiras de calcular um preço justo para os seus produtos ou serviços, equilibrando a precificação também com quanto você quer ganhar de lucro. Conforme o tempo passar, volte a revisitar os valores – e leve em conta a inflação, suas despesas e até os hábitos de consumo do seu público-alvo!
Não deixe ainda de analisar o que os seus concorrentes estão fazendo para identificar oportunidades de melhorias e quais são os tipos de empresa que mais estão lucrando.
4. Invista na atração e fidelização
Dentro dessa estratégia, melhore o checkout do seu e-commerce, amplie suas opções de pagamento etc. E trabalhe muito o marketing online e offline: ofereça brindes, crie pacotes, promoções e combos etc. tudo para atrair mais gente nova e também fidelizar quem já é cliente.
5. Melhores o controle de estoque
Empresas desorganizadas tendem a ter custos desnecessários, por isso, é essencial manter um controle de estoque eficiente. Novamente, alie-se à tecnologia. Ainda, evite o excesso de produtos com pouca saída, pois eles acabam perdendo valor ao longo do tempo.
Volte a conversar com os fornecedores, dessa vez para negociar prazos de reposição, por exemplo!
6. Priorize o que gera mais lucro
Nem todos os produtos e serviços trazem o mesmo retorno, não é mesmo?
Identifique, na sua empresa, quais têm maior margem de lucro e priorize a venda deles. Da mesma forma, identifique produtos ou serviços com menor receita ou custos elevados e descontinue-os ou repense-os. Itens de maior valor agregado impactam direta e positivamente na sua margem líquida.
7. Revisite os prazos de pagamento das suas contas
Pense no fluxo de caixa: seu objetivo deve ser ganhar mais tempo para pagar o que você tem a pagar, buscar negociações com melhores condições e evitar dívidas e juros! Revisitando prazos e, mais uma vez, conversando com os fornecedores, você chega lá e na margem líquida ideal.
Ufa!
Finalmente, acompanhe cada resultado, faça comparativos e converse com outros gestores. Continue acessando o blog da Cobre Fácil semanalmente se quiser outras orientações como essas.
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