A margem de contribuição é uma métrica que mostra quanto dinheiro sobra para uma empresa quando são subtraídos, da receita total de determinado período, os custos e as despesas variáveis do mesmo período.
Conhecer essa métrica vai ajudar você a precificar produtos e serviços e definir a margem de lucro do que vende, por exemplo.
Além disso, todos os cálculos e indicadores lhe ajudam a entender melhor o seu negócio e traçar estratégias que geram resultado, este artigo trata da contribuição em detalhes. Confira agora!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é o valor que sobra em conta para uma empresa depois da dedução dos custos e das despesas variáveis dentro de um mês, um trimestre, um semestre, um ano etc.
- Custos variáveis: são os gastos diretamente relacionados às atividades da empresa, como comissões, fretes, taxas de plataformas de pagamento, dentre outros
- Despesas variáveis: são gastos que, apesar de importantes para o funcionamento do negócio, não estão ligados à produção ou prestação dos serviços, como despesas com marketing a depender do tipo de empresa
Encontrar a margem de contribuição vai mostrar quanto dinheiro está disponível para pagamento dos custos fixos e para os gestores obterem lucro no fim das contas, e é isso o que a torna diferente do lucro, inclusive, que mostra quanto sobra em caixa depois de todos os pagamentos.
Mas, fique ligado(a): se os gastos variáveis são muito altos, a margem de contribuição acaba ficando tão abaixo do esperado que não cobre nem os custos fixos – e o lucro vai por água abaixo.
Qual a importância da margem de contribuição nas empresas?
Essa métrica é fundamental se você quer avaliar a lucratividade sobre a venda de produtos ou a prestação de serviços e lhe trará insights importantes na hora de tomar decisões sobre o futuro do seu negócio.
- Ajuda na gestão financeira: fornece informações sobre a viabilidade de produtos ou serviços, contribui para um planejamento financeiro muito mais assertivo e ajuda a decidir no que vale a pena investir
- Impacta na precificação: entender essa margem de contribuição e associá-la a pesquisas de mercado e outros fatores ajuda a estabelecer preços para produtos ou serviços que não só cobrem o gasto como geram lucro
- Faz parte das estratégias de aumento dos lucros: uma margem de contribuição positiva serve como norte para que os gestores criem estratégias para aumentar o lucro das empresas
- É inserida no cálculo do ponto de equilíbrio: se o ponto de equilíbrio equivale aos custos fixos divididos pela margem de contribuição em porcentagem, essa inserção permite entender o volume mínimo de vendas para que todos os custos sejam cobertos sem que haja prejuízo
A margem de contribuição, portanto, pode definir o posicionamento de uma marca no mercado.
4 tipos de margem de contribuição para você calcular
Ao todo existem quatro maneiras diferentes de calcular esse indicador. Você pode encontrar uma margem unitária ou total ou por canal ou por vendedor para o seu negócio. Também pode escolher obter duas ou mais métricas.
- Unitária: é calculada com base no preço de venda de um produto/serviço de forma individual. Fornece informações sobre contribuição de cada solução para o caixa da empresa
- Total: envolve a receita, os custos e as despesas variáveis da empresa como um todo. É a mais conhecida e pode ser uma poderosa fonte de dados para tomadas de decisões
- Por canal: permite calcular a margem de contribuição de cada canal de venda (loja física, e-commerce, vendedores externos etc.)
- Por vendedor: para quem quer ainda mais detalhes, a quarta e última alternativa de cálculo de margem de contribuição é por vendedor, de forma individualizada
E a fórmula da contabilidade não muda, o que muda são os valores dentro de cada conta!
Como fazer o cálculo da margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição na sua empresa, subtraia os custos variáveis e as despesas variáveis da receita total gerada dentro do período de análise.
Se uma escola de inglês tem R$ 100 mil de receita total em um ano, mas gasta R$ 30 mil com professores freelancers (custos variáveis) e outros R$ 10 mil com marketing (despesa variável), sua margem de contribuição ficará em R$ 60 mil.
Será desse montante que os gestores da escola vão extrair os valores necessários para arcar com custos fixos e, ainda, sua margem de lucro.
Em porcentagem, como a receita total ficou em R$ 100 mil e a margem de contribuição em R$ 60 mil, essa métrica equivale a 60% do total acumulado.
Quanto maior o percentual, melhor para a empresa, pois ela terá mais dinheiro em caixa após as deduções, mas uma boa margem de contribuição costuma girar em torno dos 40%.
Como aumentar a margem de contribuição de uma empresa?
Ajustar os preços, otimizar a eficiência operacional e focar nos produtos ou serviços certos, são algumas estratégias para melhorar a margem de contribuição de um negócio.
- Ajustar o preço: elevando-o e, consequentemente, inflando a receita sem inflar os custos e as despesas variáveis
- Reduzir os variáveis: mesmo sem aumentar o preço ou vender mais, a redução de custos variáveis, bem como de despesas variáveis, pode contribuir para uma margem mais favorável
- Otimizar as operações: identificar e corrigir possíveis falhas no processo também ajuda nas economias e numa métrica melhor
- Focar no que funciona: com base na análise da margem individual de cada produto ou serviço, dá para repensar ou eliminar os que não trazem bons resultados
Lembre-se de considerar outros indicadores financeiros – além da métrica que foi tema deste artigo – na busca pela visão holística do andamento das suas iniciativas por aí.
Alguns KPIs consideram sazonalidade, outras não, como é o caso da margem de contribuição. Alguns englobam custos de oportunidade, outros não, então, todos são válidos!
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