Giftback: fidelize clientes e impulsione suas vendas

Conheça a estratégia de giftback, que promete aumentar as vendas quando feita corretamente. Boa leitura!

Duas mulheres trocando um presente em um ambiente aconchegante, destacando a importância de momentos de carinho e amizade ao dar presentes.

Se, em inglês, “gift” quer dizer “presente” e “back” pode significar retorno, a estratégia de marketing de relacionamento conhecida como “giftback” nada mais é do que a oferta de recompensas, por parte das marcas, para clientes que fazem compras em suas lojas físicas ou seus e-commerces.

Essa estratégia tem como base o ato de recompensar o consumidor com brindes, itens exclusivos, experiências e outros agrados tanto para fidelizá-lo quanto para o fazer conhecer outros produtos ou serviços, aumentando o ticket médio de vendas futuras.

Quer utilizá-la por aí, mas precisa entender melhor o conceito para definir se ele vale a pena na sua estrutura de negócios? Veja agora os principais benefícios do giftback, alguns exemplos e até erros a serem evitados.

“Um presentinho pela sua compra!”: o que é o giftback?

Aplicar a estratégia de giftback numa marca ou empresa significa oferecer recompensas para os clientes quando eles fazem uma compra. Essas recompensas podem ser um brinde exclusivo, um voucher usado no próximo pagamento, um material promocional etc.

A ideia do giftback, para uma marca, é demonstrar gratidão ao freguês por ele ter escolhido se relacionar com ela, estreitando o vínculo, e esse presentinho pode até parecer com outro bastante conhecido – o cashback –, mas não é igual.

Giftback e cashback são a mesma coisa?

Ambos, giftback e cashback são estratégias de recompensa, mas o primeiro é focado na oferta de benefícios para melhorar a experiência do cliente e aproximá-lo da marca, enquanto o segundo representa a devolução, em dinheiro ou créditos para a próxima compra, de uma porcentagem do valor gasto pelo consumidor ao fechar negócio com a empresa.

• Giftback: presente de volta

• Cashback: dinheiro de volta

As traduções literais de cada expressão do inglês para o português explicam melhor e alguns exemplos, apresentados no próximo tópico, podem deixar a diferença ainda mais clara.

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Melhores exemplos de giftback para engajamento dos clientes

Brindes, descontos e produtos exclusivos são alguns exemplos de giftback capazes de aumentar o engajamento do cliente com a marca. Confira outras ideias para aplicar ao seu negócio.

  • Brindes: canecas, camisetas, kits personalizados, mimos para a casa, comidas, bebidas, itens produzidos com exclusividade para presentear a galera… Muita coisa entra na lista de ideias incríveis de brindes!
  • Descontos e frete grátis: por mais que o foco do giftback seja a experiência e não apenas a questão financeira, cupons de desconto e/ou de frete grátis incentivam uma nova compra
  • Prêmios: geralmente oferecidos a pessoas que atingem um determinado valor de compras ou em comemoração a datas específicas do ano, os prêmios devem ir além de um brinde convencional
  • Experiências: outra ideia bem interessante é recompensar o freguês com viagens, workshops, ingressos para o teatro ou cinema, ingressos para shows e similares
  • Amostras: por que não apresentar um novo produto ou serviço com as famosas “amostras grátis”? Elas também servem como giftback!
  • Oportunidades em empresas parceiras: benefícios e descontos exclusivos em empresas com as quais a sua marca tiver parceria podem ser mais uma excelente forma de presentear o cliente.

A iniciativa que envolve dois negócios com visões similares acaba resultando em um aumento de vendas para ambos os lados e deixa o público-alvo no melhor dos mundos!

7 vantagens de usar oferecer giftback

A lista de benefícios do presente dado em retorno por uma compra pode surpreender.

  1. Crescimento da fidelização e da taxa de retenção de clientes, já que a freguesia se torna leal à marca porque sabe que o relacionamento é uma via de mão dupla
  2. Aumento das vendas como um todo
  3. Aumento do ticket médio e do faturamento por venda e por período
  4. Melhora da percepção de valor da marca e diferenciação em relação à concorrência
  5. Divulgação do benefício entre amigos e familiares e também nas redes sociais, levando à atração de novos compradores
  6. Captação facilitada de dados importantes sobre os hábitos de consumo do público-alvo, permitindo ajustes nas estratégias de marketing e uma evolução nítida na gestão dos clientes
  7. Criação de campanhas e promoções devidamente direcionadas para os interesses do consumidor

Só cuidado para não cometer alguns erros até bem comuns!

Ao usar o giftback como uma espécie de programa de fidelidade ou uma estratégia de marketing, não ofereça recompensas ruins que podem prejudicar a reputação da sua marca, deixe bem claras as regras para o cliente aproveitar do benefício e adapte o tipo de vantagem ao planejamento financeiro e ao fluxo de caixa do negócio para não sair no prejuízo. 

Prestando atenção nesses “detalhes”, você estará no caminho certo.

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