Toda empresa precisa de um diferencial claro para atrair e fidelizar clientes, mas o que faz um consumidor escolher o seu negócio em vez da concorrência? A proposta de valor, ou seja, a mensagem que a marca leva ao mercado.
Mais do que um slogan ou um benefício isolado de determinado produto ou serviço, essa proposta é uma declaração da marca que expressa “por que estou aqui”, “o que eu faço” e “para quem faço”.
Explore o posicionamento da Apple, da Nike e da Amazon e você vai ver o quanto cada ponto fica claro, destacando-as de empresas similares. Inspire-se nelas para traçar a sua estratégia nesse sentido também.
Aprenda como agir, neste artigo, além de conferir outros exemplos.
O que é a proposta de valor e por que ela importa?
A proposta de valor ou value proposition é uma declaração clara e objetiva feita pela marca como parte de seu posicionamento, sinalizando o que a torna diferente das outras e por que os clientes devem escolhê-la.
Em outras palavras, essa proposta é a resposta para a pergunta “por que comprar do seu negócio, não da concorrência?”, então, precisa comunicar os benefícios dos seus produtos ou serviços, destacando como eles resolvem a dor do público-alvo.
Comunicar diferenciais é o que agrega importância à uma proposta de valor porque leva à atração de mais e melhores clientes, fortalece a marca no mercado e aumenta as oportunidades de vendas e até de obtenção de investimentos, por exemplo.
Como fazer uma proposta de valor?
Dentro do tom de voz da sua marca, deixe claro qual problema ela resolve, como faz isso de maneira diferente das outras e por que ela deve ser escolhida em vez da concorrência. Assim, você estará criando a sua proposta de valor.
Lembre-se: a value proposition deve ser objetiva, convincente e fácil de entender. E, quanto mais alinhada com as necessidades do cliente, maior será seu impacto.
Se preferir seguir um passo a passo…
- Entenda a dor do seu público: uma proposta eficiente começa com um diagnóstico preciso
- Coloque no papel diferentes explicações curtas de o que a sua empresa faz e como resolve a dor diagnosticada
- Catalogue também o que torna a sua oferta única. Dentre todas as opções de diferenciais, selecione o(s) principal(is) para usar na proposition
- Crie a mensagem final, evitando frases genéricas e se coloque no lugar do público-alvo, acima de tudo
Termos técnicos em excesso ou conceitos generalistas demais? Nem pensar!
Então, monitore a aceitação da mensagem: uma boa proposta de valor não é estática e tanto feedbacks quanto movimentações de mercado e mudanças nos hábitos de consumo podem exigir mudanças.
Exemplos inspiradores de propostas de valor
Inspire-se em gigantes para se tornar cada vez maior.
Nike: superação, motivação e inovação
Apple: experiência, privacidade e sofisticação
Amazon: conveniência, agilidade e personalização
Cacau Show: qualidade, variedade e felicidade
Nubank: liberdade, praticidade e transparência
Tesla: sustentabilidade e inovação
No blog da Cobre Fácil, você encontra outras referências e reflexões.
Deixe seu comentário