Acerte ao criar sua proposta de valor: veja dicas

Entenda agora o que é uma proposta de valor e como fazê-la. Aproveite e veja exemplos reais, em seguida, fortaleça o posicionamento da sua empresa no mercado.

Mulher em estilo moderno, escrevendo em uma parede de vidro em um escritório com vista para a cidade, simbolizando criatividade e inovação no trabalho.

Toda empresa precisa de um diferencial claro para atrair e fidelizar clientes, mas o que faz um consumidor escolher o seu negócio em vez da concorrência? A proposta de valor, ou seja, a mensagem que a marca leva ao mercado. 

Mais do que um slogan ou um benefício isolado de determinado produto ou serviço, essa proposta é uma declaração da marca que expressa “por que estou aqui”, “o que eu faço” e “para quem faço”.

Explore o posicionamento da Apple, da Nike e da Amazon e você vai ver o quanto cada ponto fica claro, destacando-as de empresas similares. Inspire-se nelas para traçar a sua estratégia nesse sentido também.

Aprenda como agir, neste artigo, além de conferir outros exemplos.

O que é a proposta de valor e por que ela importa?

A proposta de valor ou value proposition é uma declaração clara e objetiva feita pela marca como parte de seu posicionamento, sinalizando o que a torna diferente das outras e por que os clientes devem escolhê-la.

Em outras palavras, essa proposta é a resposta para a pergunta “por que comprar do seu negócio, não da concorrência?”, então, precisa comunicar os benefícios dos seus produtos ou serviços, destacando como eles resolvem a dor do público-alvo.

Comunicar diferenciais é o que agrega importância à uma proposta de valor porque leva à atração de mais e melhores clientes, fortalece a marca no mercado e aumenta as oportunidades de vendas e até de obtenção de investimentos, por exemplo.

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Como fazer uma proposta de valor?

Dentro do tom de voz da sua marca, deixe claro qual problema ela resolve, como faz isso de maneira diferente das outras e por que ela deve ser escolhida em vez da concorrência. Assim, você estará criando a sua proposta de valor.

Lembre-se: a value proposition deve ser objetiva, convincente e fácil de entender. E, quanto mais alinhada com as necessidades do cliente, maior será seu impacto.

Se preferir seguir um passo a passo…

  1. Entenda a dor do seu público: uma proposta eficiente começa com um diagnóstico preciso
  2. Coloque no papel diferentes explicações curtas de o que a sua empresa faz e como resolve a dor diagnosticada
  3. Catalogue também o que torna a sua oferta única. Dentre todas as opções de diferenciais, selecione o(s) principal(is) para usar na proposition
  4. Crie a mensagem final, evitando frases genéricas e se coloque no lugar do público-alvo, acima de tudo

Termos técnicos em excesso ou conceitos generalistas demais? Nem pensar! 

Então, monitore a aceitação da mensagem: uma boa proposta de valor não é estática e tanto feedbacks quanto movimentações de mercado e mudanças nos hábitos de consumo podem exigir mudanças.

Exemplos inspiradores de propostas de valor

Inspire-se em gigantes para se tornar cada vez maior.

Nike: superação, motivação e inovação

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Artigos esportivos
Atletas profissionais e amadores que visam conquistas pessoais
Alta qualidade, inovação para melhor desempenho, design funcional

Apple: experiência, privacidade e sofisticação

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Dispositivos eletrônicos e serviços digitais integrados
Consumidores de tecnologia de ponta
Design elegante, interface intuitiva, ecossistema coeso e completo

Amazon: conveniência, agilidade e personalização

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Marketplace (especificamente neste caso)
Consumidores que preferem comprar online e buscam variedade, praticidade e agilidade
Cliente no centro das operações, inovações constantes para melhor experiência, confiabilidade

Cacau Show: qualidade, variedade e felicidade

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Chocolates e correlatos
Atletas profissionais e amadores que visam conquistas pessoais
Alta qualidade, inovação para melhor desempenho, design funcional

Nubank: liberdade, praticidade e transparência

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Serviços financeiros digitais
Pessoas em busca de alternativa moderna e descomplicada para substituí banco tradicional
Facilidade de uso e transparência, menos burocracias, uso da tecnologia em prol da experiência

Tesla: sustentabilidade e inovação

Produtos/Serviços
Público-alvo
Diferenciais
Veículos elétricos de alto desempenho e soluções de energia sustentável.
Consumidores de mobilidade elétrica e soluções ecológicas que não abrem mão da performance
Tecnologia avançada combinada com design inovador e sustentabilidade

No blog da Cobre Fácil, você encontra outras referências e reflexões.

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