Empreendedores que querem analisar o desempenho de seus negócios para além dos indicadores-chave tradicionais podem usufruir do “Balanced Scorecard” ou BSC (BSC). Essa metodologia de gestão estratégica vale, principalmente, para o longo prazo.
Através do BSC, pode haver um alinhamento mais adequado entre as operações das empresas, suas visões e seus valores, além de um monitoramento mais completo do “andar da carruagem”, por assim dizer.
O método oferece estruturas claras de análise de desempenho organizacional. Entenda mais!
O que é e como funciona o Balanced Scorecard (BSC)?
O BSC é uma ferramenta de gestão em que a missão e a estratégia de uma empresa, assim como as medidas de desempenho para que elas sejam seguidas, ficam distribuídas em quatro perspectivas: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Esse método, desenvolvido nos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton, professores de Harvard, ajuda gestores a considerarem todos os aspectos que interferem – positiva ou negativamente – no cotidiano de seus negócios, permitindo um alinhamento mais adequado de “o que é feito” com “aonde se quer chegar”.
Uma vez aplicado o Balanced Scorecard numa corporação, fica mais fácil definir objetivos estratégicos e as maneiras de alcançá-los, assim como fazer ajustes nos mesmos se/quando necessário.
Resumão! O que você precisa saber sobre BSC
Além de conhecer de forma mais aprofundada as quatro perspectivas do Balanced Scorecard, é importante que você saiba quais elementos considerar ao utilizar o método e quais pilares são fundamentais para estruturá-lo e colocá-lo em prática.
O quadro adiante vai ajudar!
Balanced Scorecard | |||
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Significado | Perspectivas | Elementos | Pilares |
Em português, “Indicadores Balanceados de Desempenho” | 1. Finanças 2. Clientes 3. Processos internos 4. Aprendizado e crescimento |
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Agora, explore detalhes.
Como aplicar o BSC na sua empresa: 6 passos essenciais
A partir das perspectivas do método, você vai precisar seguir alguns passos para conseguir transformá-lo numa realidade por aí, entre eles, definir objetivos, metas e iniciativas.
1. Compreenda as 4 perspectivas do BSC
Anota aí!
- Perspectiva financeira: desempenho econômico da empresa (faturamento, margem líquida, fluxo de caixa, rentabilidade etc.)
- Clientes: níveis de satisfação, fidelidade, retenção e similares
- Processos internos: eficácia de processos operacionais
- Aprendizado e crescimento: desenvolvimento de competências e da cultura organizacional
A partir disso…
2. Defina qual direção você quer seguir
Para onde você quer levar a sua empresa e por quais motivos?
Responda perguntas como essas antes de partir para o próximo passo! Com as respostas, vai ficar mais fácil distribuir os elementos do BSC (metas, KPIs e iniciativas) em suas respectivas perspectivas.
3. Identifique metas, objetivos e indicadores
Coloque no papel:
- O que precisa ser alcançado em cada perspectiva (objetivos, equivalem às perspectivas)
- Valores/quantidades e prazos para o alcance de cada objetivo (metas)
- Métricas para medida do progresso das metas (KPIs)
Seja realista!
4. Desenvolva as iniciativas
Finalmente, trace iniciativas e ações para que as metas e os objetivos sejam alcançados. Faça isso com estratégia e planejamento, se possível, também já designando responsáveis pelas tarefas e até pelo controle da execução.
5. Informe o plano de BSC para todo mundo
Aí, pautado(a) nos pilares de alinhamento e comunicação, apresente seu planejamento para toda a equipe, fazendo alinhamentos e escutando sugestões para torná-lo ainda melhor – e, finalmente, coloque-o em prática.
Você precisa garantir que todos estejam atuando em prol dos mesmos objetivos e se fazer entender ao falar sobre a estratégia!
6. Acompanhe o progresso
Com o passar do tempo, caberá a você e ao time ficar de olho nos resultados do seu Balanced Scorecard e fazer ajustes caso seja necessário.
Aproveite também para promover uma cultura de melhoria contínua na empresa e incentivar a rápida adaptação a diferentes contextos e cenários. Isso amplia a sustentabilidade das equipes e do negócio.
Exemplo prático de Balanced Scorecard
O gestor de uma empresa fictícia poderia definir a aplicação do BSC, distribuindo perspectivas/objetivos da seguinte forma:
- Finanças – agregar valor para os acionistas e ampliar o ROI em 10% em um ano
- Clientes – melhorar a satisfação em 10%, analisando a evolução a cada trimestre
- Processos internos – reduzir o tempo das entregas em 5% e a quantidade de produtos com defeito em 15% nos próximos 6 meses
- Aprendizado e crescimento – capacitar pelo menos 90% da equipe de entregadores em relação às leis de trânsito e atualizar 60% dos equipamentos da linha de produção
Então, bastaria apenas definir pelo menos uma meta, um indicador e uma iniciativa para cada perspectiva!

Quais os benefícios do Balanced Scorecard? Vale a pena testar a estratégia?
Independentemente do tamanho da corporação, quando devidamente organizado, o BSC pode ser útil por vários motivos, que vão desde a visão holística da empresa por parte do gestor até o maior engajamento dos funcionários.
Aqui estão as principais vantagens da estratégia.
- Garantia de visão holística dos gestores
- Fácil adaptação às necessidades de cada negócio
- Incentivo à inovação contínua
- Crescimento sustentável da empresa
- Colaboradores mais engajados e melhor alinhados
- Promoção do desenvolvimento individual e coletivo
- Tomadas de decisões informadas
- Identificação simplificada de áreas de melhorias
Você também pode testar a aplicação da análise SWOT ou FOFA antes de partir para o Balanced Scorecard ou vice-versa e, se quiser complementar a metodologia escolhida, talvez vá gostar de ler outro artigo aqui do blog, sobre OKRs.
Enquanto o BSC engloba objetivos macro e está ligado ao longo prazo, os OKRs podem ajudar na adaptação rápida às mudanças do mercado e no dia a dia da organização.
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