As refinarias de petróleo entram no tipo de empresas que mais lucram, você pode imaginar, mas provavelmente você chegou até este artigo para buscar alternativas mais palpáveis, não é? Então, anote: tecnologia, alimentação, saúde e beleza estão entre os setores que fazem grande sucesso na atualidade!
Conforme os acontecimentos políticos e econômicos se desenrolam no mundo, o consumidor também altera seu comportamento, seu estilo de vida e suas preferências de compras, e é isso o que faz a economia girar.
E estar bem informado(a) sobre essas mudanças é importante para você tomar suas decisões no empreendedorismo, então, o que está listado a partir de agora são dados pensados para ajudar. Continue a leitura!
Antes de mais nada, o que é o lucro de uma empresa?
Basicamente, o lucro bruto de uma empresa em determinado período do ano ou de sua existência é o resultado de uma conta de subtração, que envolve a receita total daquele período menos os custos de produção.
Lucro bruto = receita total - custos de produção |
Quando o saldo da conta é positivo, significa que a empresa conseguiu, mais do que cobrir seus gastos para funcionar, guardar algum dinheiro que reuniu com suas vendas, mas, quando o saldo é negativo, a organização vai ter gerado mais despesas do que receita.
E como garantir lucratividade?
Para um negócio ser lucrativo e, portanto, não ter apenas despesas, mas conseguir dar dinheiro aos seus proprietários no final do mês, do semestre ou do ano, por exemplo, é necessária a adoção de uma série de práticas e estratégias que visem maximizar os ganhos e minimizar os custos.
Também é importante calcular o ponto de equilíbrio financeiro para igualar receitas e despesas e não ficar no prejuízo.
Além disso, a lucratividade vai depender da soma de uma gestão eficaz, uma estratégia sólida e máximo compromisso com os clientes.
O que fazer para uma empresa ser lucrativa?
Uma combinação de fatores leva empresas à lucratividade, mas lembre-se de que não existe fórmula mágica: tudo vai depender do seu tipo de negócio e da proposta da sua marca.
Mesmo assim, oferecer produtos ou serviços de qualidade, aprender como precificar suas vendas e identificar oportunidades constantes de crescimento são passos fundamentais.
Ofereça produtos ou serviços de qualidade
E vá além da qualidade também, preocupando-se com atender às necessidades específicas do seu público-alvo! Só assim você consegue investir na fidelização de clientes, uma das estratégias para aumentar os lucros mais poderosas que existem se levados em consideração o custo para fidelização e o custo (muito mais alto!) para conquista de novos interessados.
Defina uma estratégia de preços adequada
Preocupe-se com a precificação, ou seja, defina os preços de uma forma que equilibre a oferta e a demanda, considerando os custos de produção, os preços da concorrência e a percepção de valor do cliente.
Preços muito baixos podem prejudicar a lucratividade, enquanto preços muito altos podem afastar o público.
De quebra, gerencie seus custos de forma eficiente, controlando e reduzindo – sempre que possível – despesas operacionais, e aplicando um sistema de gestão financeira condizente com a realidade do seu negócio.
Identifique oportunidades de crescimento
No seu dia a dia, aprenda a identificar as oportunidades de crescimento e expansão, seja através da entrada em novos mercados, do desenvolvimento de novos produtos ou da ampliação da base de clientes.
Inovar e se adaptar às mudanças é crucial para a lucratividade a longo prazo. As empresas bem-sucedidas estão dispostas a investir em pesquisa e desenvolvimento e a acompanhar as tendências emergentes.
Desenvolva também um planejamento estratégico, tático e operacional de longo prazo que oriente o crescimento e que ajude você a lidar melhor com riscos, protegendo a saúde financeira da sua corporação.
Novamente, não há uma fórmula única que garanta retornos elevados, mas, se você ainda não empreendeu e planeja começar ou se quer atualizar o seu setor de atuação, fique sabendo que existem alguns nichos que, historicamente, têm apresentado maior potencial de lucro.
7 tipos de negócios que mais lucram no Brasil e no mundo
Os tipos de empresas que mais lucram no Brasil atualmente e também os três principais setores de atuação nos quais empreendedores conseguem melhor rentabilidade são:
- empresas de tecnologias e soluções tecnológicas;
- bancos e instituições financeiras;
- refinarias de petróleo;
- companhias que trabalham com energia renovável;
- beleza e bem-estar;
- alimentação e hábitos saudáveis; e
- negócios digitais.
Dados do portal americano Investopedia revelam que as empresas de tecnologia são as que mais lucram no mundo. Apple Inc., Microsoft Corp. e Alphabet Inc. (que está por trás do Google) lideram a lista.
No Brasil, Petrobrás, Vale e Banco do Brasil aparecem no topo das organizações com os maiores lucros no primeiro trimestre de 2023. Itaú Unibanco, Suzano e Bradesco vêm logo em seguida, demonstrando a força do setor bancário.
Dá para apostar em abrir um negócio parecido com esses? Até dá! Mas a dica é outra. ⬇
Siga o caminho dos empreendimentos digitais ou do trabalho com algum dos setores listados acima: beleza e bem-estar, alimentação e hábitos saudáveis. Outras possibilidades que merecem atenção: o mercado pet, os brechós e o empreendedorismo verde. |
Você pode, por exemplo, optar por ter uma plataforma de e-commerce ou um marketplace para atuar com qualquer um desses nichos, pensando que soluções assim demandam pouco capital de entrada e dão uma perspectiva de lucro ao menos razoável em grande escala.
Apenas lembre-se de que o cenário econômico está em constante transformação e que novas oportunidades e desafios podem surgir a qualquer momento.
Qual o cenário atual para os empreendedores do país?
Segundo o “Guia de tendências de consumo e mercado” feito pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – durante os anos de 2022 e 2023, o cenário atual do mercado brasileiro envolve preocupações com a crise ambiental e a saúde mental e está pautado na conectividade sem limites, mas com regras.
A vida conectada deixou de ser uma novidade e está se tornando cada vez mais comum no dia a dia de todos, então, cabe aos empreendedores seguir essa tendência para continuarem competitivos.
Uma maior preocupação com o meio ambiente também é tendência, levando ao aumento da procura por produtos ou serviços eco-friendly e o interesse em preservar a saúde mental mais do que nunca, o que coloca em posição de destaque pessoas e empresas que trabalhem, direta ou indiretamente, a favor disso.
Agora, voltando às possibilidades…
Tendências de negócios lucrativos para os próximos anos
Aqui está uma tabela completa e de fácil visualização contendo todas as tendências de negócios lucrativos para os próximos anos, detalhes que você precisa conhecer sobre elas e até sugestões de investimentos que você pode fazer!
Principais tendências de negócios lucrativos | ||
Setor | Detalhes | Tipos de empreendimentos |
Alimentação saudável | Saudabilidade: movimento crescente de busca nos últimos anos e com promessa de continuar em alta. Muitas vezes, empreendimentos na área exigem apenas um investimento mínimo inicial | Uma ideia de negócio que dá certo atualmente é a venda de marmitas saudáveis por encomenda |
Saúde e bem-estar | O setor pode envolver a alimentação saudável já apresentada acima, venda de suplementos alimentares, cuidados com o corpo e com a mente e atividades físicas no geral e tem grande potencial de crescimento | Aulas de ioga, clínicas de fisioterapia, e academias com planos recorrentes são empreendimentos a serem considerados |
Beleza e estética | É um dos setores mais consistentes, mas exige profissionais capacitados tanto para o atendimento ao cliente quanto para a prestação dos serviços propriamente ditos | Clínicas de estética, salões de beleza e barbearias podem ser excelentes ideias para empreendedores. Serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelha, extensão de cílios e depilação também seguem em alta |
Logística | Área que está em constante expansão na busca pelo atendimento de demandas das compras online | Aqui, entram como apostas certeiras a abertura de delivery em negócios já existentes, o delivery sem loja física (para comida, medicamentos, itens pet e muitos outros) e soluções de transporte confiáveis, como uma frota completa com rastreamento |
Negócios digitais | Compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por meio de plataformas digitais entram na lista dos ramos que mais dão dinheiro no Brasil | E-commerces, marketplaces e plataformas de educação online são exemplos de negócios digitais que dão lucro atualmente |
Mercado pet | Um setor que prospera principalmente desde o início da pandemia de Covid-19 e que pode ser uma boa pedida, principalmente para empreendedores amantes dos animais | Pet shops com banho e tosa, creches e espaços para diversão dos pets acompanhados pelos adultos ganham cada vez mais espaço quando oferecem um serviço cinco estrelas |
Ainda sobre mercado pet, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil ocupa o 3º lugar mundial em população de animais de estimação e é o 7º país que mais fatura com serviços de pet shop. Fica a dica!
E agora que você já conhece os tipos de negócio que estão em alta e leu um pouco mais sobre lucratividade, basta ponderar seus próximos passos e decidir como seguir em frente.
Se precisar de mais alguma ajuda, navegue pelo blog da Cobre Fácil e aprofunde-se em temas como gestão de pagamentos, gestão de cobrança, gestão financeira, administração e contabilidade. Até a próxima!
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