13 KPIs operacionais para produtividade + cálculos

Descubra como os KPIs operacionais para produtividade podem transformar a eficiência do seu negócio e impulsionar o crescimento e conheça 13 deles.

Homem escrevendo em um bloco de notas em um ambiente de escritório moderno enquanto trabalha em um laptop.

Se os KPIs operacionais e usados para avaliação de produtividade são aqueles capazes de considerar a eficiência dos processos em uma empresa ou setor, como o número de tarefas concluídas por período, utilize-os de forma estratégica.

Imagine só: um negócio de assinaturas deseja reduzir o tempo médio despendido mensalmente para processar pagamentos. Ao acompanhar um KPI operacional mês a mês, seu gestor consegue identificar atrasos, fazer automações e melhorar o fluxo de caixa.

Leia este artigo e aprenda a fazer escolhas para análises ainda mais assertivas!

O que são KPIs operacionais para produtividade?

Os KPIs operacionais para produtividade são indicadores que ajudam a medir o desempenho dos processos do dia a dia de uma empresa. Eles permitem identificar onde há falhas, reduzir desperdícios e tornar toda a operação mais eficiente e se encaixam num grupo maior de indicadores.

  • KPIs de produtividade: avaliam a eficiência dos processos
  • KPIs de qualidade: medem a excelência dos produtos ou serviços
  • KPIs de capacidade: indicam a quantidade máxima produtiva
  • KPIs estratégicos: relacionam-se aos objetivos de longo prazo da empresa

Você também pode considerar os indicadores KPI de produtividade como key-performance indicators de eficiência e/ou desempenho ou KPIs para gestão de operações. Aceita conhecer alguns dos principais?

13 principais KPIs para gestão de operações

Na lista abaixo, você descobre como medir a produtividade com KPIs frequentemente usados por diferentes tipos de negócios. Se o cálculo acontecer por hora ou pessoa, basta dividir o total do resultado obtido pelo número de tempo despendido no processo ou a quantidade de contratados para executá-lo.

Anote o que desejar!

1. Produção por hora ou trabalhador

Mede a quantidade de tarefas ou entregas concluídas por colaborador dentro de determinado período ou em determinado processo, ajudando a avaliar a eficiência do time. 

Total produzido ÷ número de trabalhadores

Uma fábrica que usa essa métrica pode entender que a produção está abaixo do esperado e que é necessário melhorar a distribuição de tarefas ou revisar a linha de montagem.

2. Ciclo de produção

Avalia quanto tempo um processo leva do início ao fim, possibilitando melhorias na eficiência.

Tempo total de produção ÷ unidades produzidas

Com esse KPI, uma confecção pode monitorar o tempo total gasto para produzir uma peça de roupa, desde o corte do tecido até a embalagem. Se esse tempo for alto, ajustes na logística interna talvez ajudem a otimizar a operação.

3. Utilização da capacidade produtiva

Compara a produção no momento de análise com a capacidade máxima produtiva da empresa.

(Produção real ÷ capacidade máxima) x 100

Seu cálculo geralmente levanta alertas sobre um melhor aproveitamento de recursos. O resultado é obtido em porcentagem.

4. Taxa de eficiência operacional

Mede a relação entre a produção real e a produção esperada, em porcentagem.

(Produção real ÷ produção esperada) x 100

Ajuda a reduzir desperdícios, otimizar processos financeiros, ampliar a eficiência através de reorganizações logísticas etc.

5. Tempo médio para conclusão de tarefas

Não tem fórmula matemática, mas mostra como o tempo afeta a produtividade e os resultados de determinado negócio ou time. Esse KPI será positivo quanto mais rápido uma tarefa for concluída sem comprometimento da qualidade e com melhor aproveitamento da equipe e dos recursos.

6. Taxa de rotatividade (turnover)

O turnover mede a frequência com que os funcionários deixam uma empresa, indicando a estabilidade ou não da equipe – e o impacto das saídas na produtividade.

(Número de funcionários que saíram ÷ total de funcionários) X 100

Também medida em porcentagem e dentro de determinado período de tempo, essa taxa, se for alta, leva gestores a repensarem benefícios e planos de carreira, por exemplo.

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7. Investimentos em qualificação

Como capacitar uma equipe não é gasto, é investimento, esse outro KPI da lista de indicadores operacionais mostra quanto de tempo ou dinheiro a empresa dedica ao desenvolvimento dos colaboradores.

Ele também pode apontar como o direcionamento de recursos impacta na produtividade e na qualidade das entregas. A qualidade, inclusive, também vale como métrica, podendo ser analisada junto a outros KPIs ou individualmente.

8. Qualidade

Uma montadora que mede a taxa de defeitos identificados em veículos antes da entrega ao consumidor e percebe, com o decorrer de semanas ou meses, que essa taxa cai, está analisando os padrões de qualidade de sua linha de montagem.

O KPI “qualidade”, portanto, serve para avaliar o nível de conformidade dos produtos ou serviços com os padrões estabelecidos pela empresa ou marca que o estuda.

9. Capacidade de inovação

Muito usado para startups, esse indicador permite a análise de quantos novos recursos foram implementados em um software ao longo do ano, mas também serve para estudo do andamento da evolução da inovação em empresas de todos os setores dentro de determinado período.

Esse índice tem a ver com o desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos etc., capaz de garantir competitividade e adaptação das organizações às mudanças do mercado. 

10. Produção sustentável

Sustentabilidade, operações e produtividade têm tudo a ver. Esse é mais um KPI sem fórmula exata, mas de enorme importância para gestores que buscam garantir práticas ambientalmente responsáveis em seus negócios.

Você consegue medir uma produção sustentável, analisando o consumo de água e/ou energia elétrica, por exemplo.

11. Flexibilidade

Como sua empresa se adapta às mudanças sem comprometer a produtividade? Negócios que ajustam processos rapidamente tendem a crescer mais e se destacar no mercado, apontando um índice de flexibilidade mais alto.

12. Alinhamento estratégico

Usado para um acompanhamento a longo prazo, o KPI da estratégia, por sua vez, aponta o quanto as operações e iniciativas da empresa estão alinhadas com seus objetivos de crescimento e desenvolvimento.

13. Competitividade

Por último, mas tão importante quanto os outros, o KPI da competitividade diz muito sobre posicionamento: utilize-o se quiser avaliar a posição da sua empresa no mercado em relação às concorrentes, considerando outras métricas desta lista.

Sejam quais forem as análises encaminhadas, lembre-se de que métricas operacionais para empresas exigem acompanhamento contínuo: só dá para saber se um estudo de KPI funciona quando ele acontece regularmente.

Ainda tem dúvidas sobre como escolher e aplicar os índices? Não se preocupe, basta seguir em frente na leitura!

Como escolher e usar KPIs para melhorar a produtividade em 6 passos

Ao integrar KPIs ao planejamento estratégico do seu negócio, a partir de objetivos bem definidos, e manter um acompanhamento contínuo dos dados escolhidos para análise, você garante melhorias na produtividade e decisões mais assertivas.

Siga o passo a passo adiante e acerte em cheio.

  1. Defina objetivos claros: entenda quais metas você deseja alcançar
  2. Estude cada indicador: selecione KPIs que façam sentido para o seu negócio
  3. Monitore as métricas continuamente: identifique falhas e oportunidades de melhorias
  4. Compartilhe os dados: mostre como sua equipe contribui para melhores resultados
  5. Ajuste estratégias: revise processos e investimentos sempre que necessário
  6. Conte com a tecnologia: automatize sua análise para torná-la mais rápida e eficiente

Para cada indicador estudado, você provavelmente vai encontrar um ou mais tipos de automação de processos empresariais à sua disposição, e existem ferramentas digitais que ajudam gestores e empreendedores com várias análises distintas ao mesmo tempo.

ERPs e softwares de cobrança e gestão de pagamentos são excelentes exemplos disso, já experimentou?

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