Relatório de vendas em 5 passos + dicas e modelo

Entenda o relatório de vendas de A a Z na teoria, depois coloque em prática o que aprender, contando com as dicas e o modelo deste artigo.

Mesa organizada com uma pessoa escrevendo um relatório de vendas. Há uma caneta, um caderno e um gráfico claro de vendas.

Um relatório de vendas, para sair como o esperado por você, precisa ser elaborado com um objetivo bem definido e depende de dados organizados. Não é difícil fazê-lo e sua importância abrange tanto o cotidiano dos negócios quanto as tomadas de decisões.

Quer saber como a empresa que você administra ou na qual você atua está performando no mercado, decidir os próximos investimentos, tomar atitudes ligadas a mudanças ou monitorar o comportamento dos consumidores? Capriche nos relatórios!

Acompanhe as dicas deste artigo.

O que é um relatório de vendas?

Um relatório de vendas é um documento, hoje em dia quase sempre digital, no qual são colocados todos os dados importantes para a análise do desempenho de um negócio em determinado período.

Nele, devem constar informações como:

  • volume de vendas;
  • soluções mais vendidas;
  • histórico de compras dos clientes;
  • dias e horários de mais aquisições;
  • valores de cada negociação;
  • produtividade de cada vendedor;
  • meio de comunicação usado para a venda;
  • taxas de conversão;
  • etc.

Esse relatório costuma ser importante para diferentes setores de uma mesma empresa.

Por que fazer relatórios de vendas em empresas?

Dentre as vantagens da execução correta e periódica de relatórios de vendas, destacam-se o acompanhamento mais próximo das tendências de mercado e o monitoramento atento de mudanças no comportamento do consumidor.

Além disso, relatórios completos e fáceis de interpretar vão ajudar com:

  • tomadas de decisões mais estratégicas;
  • identificação de falhas e de oportunidades de vendas;
  • análise do alcance de metas;
  • ajustes em estratégias de marketing;
  • ajustes até nas próprias soluções comercializadas, caso necessário; e
  • equilíbrio do fluxo de caixa, mantendo as contas no azul.

Para fazer o seu documento, lembre-se de que ele vai precisar ter comparativos e, se possível, até gráficos!

O que incluir num relatório de vendas?

O seu relatório vai precisar de identificação, indicadores, comparações e pelo menos uma conclusão.

Considere informações necessárias:

  • data de geração do relatório;
  • nome do responsável pelo documento;
  • nome da empresa;
  • indicadores KPI avaliados (considerando taxa de conversão, faturamento e lucro além dos apresentados no tópico anterior);
  • período estudado;
  • números por período;
  • gráficos com comparações das variações de desempenho; e
  • conclusão apontando também sugestões, recomendações ou ações futuras.

Munido(a) disso tudo, entre em ação.

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Como fazer um relatório de vendas em 5 passos rápidos

Primeiro, defina o objetivo do documento e, em seguida, escolha quais informações você quer reunir para chegar às conclusões buscadas. Siga o passo a passo abaixo e faça um relatório sem erros!

  1. Defina o “por quê” do relatório
  2. Escolha indicadores-chave de desempenho a serem analisados
  3. Determine o período da análise
  4. Crie o documento ou a apresentação, fazendo anotações precisas e detalhadas e pensando em quem irá recebê-lo/vê-lo
  5. Estude-o e chegue às conclusões necessárias

Torne sua investigação regular para ter um histórico robusto das movimentações e planejar ainda melhor tudo o que você pretende fazer a curto, médio e longo prazo. E não se esqueça de que a sazonalidade impacta diretamente nas vendas na maioria dos negócios!

Onde fazer relatório de vendas?

Seu relatório pode ser executado em ferramentas como as oferecidas pelo Google, numa planilha tradicional, numa ferramenta online de organização de tarefas, num sistema específico de Business Intelligence (BI) ou numa solução de Customer Relationship Management (CRM).

E ele pode ser diário, semanal, mensal, trimestral e/ou anual ou focado no desempenho de cada funcionário ou numa avaliação coletiva da equipe.

Também pode ser direcionado para você conhecer o “momento de vida” do seu público-alvo (status do lead), específico para avaliações sobre marketing, preocupado apenas com resultados de upselling e cross-selling ou até embasado no chamado “funil de vendas”.

Tudo vai depender, mais uma vez, da definição prévia dos seus objetivos.

Um bom modelo de relatório de vendas é aquele chamado de “dashboard”, extraído de plataformas de cobrança como a Cobre Fácil. Ele pode servir como um exemplo para você entender como organizar suas informações.

Aqui embaixo, trouxemos um dashboard de receita e venda de planos, confira antes de ir.

Modelo de relatório de vendas no estilo “dashboard”, produzido pela Cobre fácil.

Fez seu relatório? Avalie a eficácia da estratégia!

Como avaliar a eficácia de um relatório para os negócios?

Compartilhe-o com o time, pedindo opiniões, e veja se, no decorrer das semanas seguintes à sua geração, o que ficou apresentado na conclusão está sendo transformado em estratégias práticas, implementadas ao cotidiano da empresa.

Outros pontos que mostram a eficácia do documento ou da apresentação são as metas ficando cada vez mais realistas dentro da organização e a identificação facilitada de gargalos.

Com “check” em pelo menos um desses aspectos, você já está no caminho certo!

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