O que é RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e como emitir?

Saiba o que é o Recibo de Pagamento Autônomo e como ele pode garantir direitos trabalhistas para o trabalhador e menos encargos para as empresas.

RPA recibo pagamento autônomo

O Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) funciona como um recibo de pagamento para quem é profissional autônomo sem CNPJ e presta serviços. Nesse caso, tanto pessoas físicas quanto empresas que contratam os serviços de um profissional autônomo precisam emitir um RPA para comprovar o serviço feito e para que o trabalhador possa pagar seus impostos e tenha como garantir seus direitos.

Exigir o Recibo de Pagamento Autônomo é contar com a garantia de ter seus direitos perante a legislação trabalhista, já que esse é um documento que formaliza as relações de trabalho temporárias.

Se você é um profissional autônomo, continue a leitura e saiba quem pode emitir o recibo de pagamento autônomo, como calcular esse recibo e tenha acesso a um modelo de RPA que disponibilizamos para você.

O que é RPA?

O Recibo de Pagamento Autônomo é uma garantia para quem trabalha como prestador de serviços, mas não possui CNPJ. É esse documento que servirá de garantia e formaliza as relações temporárias de trabalho, permitindo que o trabalhador garanta seus direitos e possa recolher seus impostos.

As vantagens de utilizá-lo valem para todos os lados da relação, tanto para quem trabalha quanto para quem contrata. Isso porque a emissão do RPA serve para trabalhos temporários de curto prazo, que não configuram contrato de trabalho ou vínculo empregatício.

Dessa forma, o prestador de serviços trabalha de forma legal e pode recolher os impostos que garantem a ele os direitos trabalhistas, enquanto o contratante tem mais liberdade para contratar um serviço esporádico com mais economia, já que não gasta com os encargos trabalhistas e custos de contratação de funcionários.

Quem pode emitir RPA?

Quem emite o documento é sempre a empresa ou pessoa física contratante. Inclusive, é responsabilidade do pagador calcular os impostos que serão descontados do pagamento pela prestação de serviços.

Dentre os impostos e tributos cobrados, estão:

  • o INSS (que varia de 5 a 20% do salário de contribuição);
  • IRRF (0 a 27,5% do salário de contribuição, já incluindo o desconto do INSS); e
  • o ISS (2 a 5% do salário de contribuição, mas apenas se o prestador de serviços estiver cadastrado pela prefeitura).

MEI pode emitir RPA?

Não. Para quem é MEI e possui CNPJ, o que precisa ser emitido para registrar a prestação de serviços é a Nota Fiscal por Prestação de Serviços (NFS-e), que está disponível e pode ser emitido através do site da prefeitura de cada cidade.

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Como emitir RPA?

Não é necessário ter um software específico para emissão de RPA, basta seguir um modelo e conter as seguintes informações para que o recibo seja válido:

  • Nome ou razão social do contratante;
  • Dados do prestador de serviço, como CPF e número de inscrição no INSS;
  • Valor bruto e valor líquido do pagamento sobre o serviço prestado;
  • Nome e assinatura do contratante; e
  • Quantia dos descontos em impostos (INSS, IRFF, ISS).

Ele pode ser emitido manualmente, ou seja, é um documento redigido através de modelos e, portanto, não precisa de software específico para emissão de RPA. Basta calcular os valores líquido e bruto, os impostos a serem recolhidos, que já serão descontados no valor líquido, e inseri-los com o restante das informações em um modelo de Recibo de Pagamento Autônomo.

Como calcular Recibo de Pagamento Autônomo?

Para o cálculo, é preciso levar em conta a alíquota de cada imposto incluso nos descontos do valor bruto do pagamento. Por isso, confira o percentual atualizado de desconto para cada imposto.

INSS

A alíquota do INSS varia de acordo com o salário recebido e os regimes Facultativo de Baixa Renda ou Plano Simplificado de Previdência, caso o trabalhador esteja incluído em alguma dessas modalidades.

Para quem recebe até R$ 1.045, na alíquota exclusiva do Facultativo Baixa Renda, o valor a ser recolhido de imposto para INSS é de 5% sobre o salário de contribuição. Já para quem recebe até o mesmo valor, porém no Plano Simplificado de Previdência, a alíquota a ser recolhida é de 11% sobre o salário recebido.

Para valores acima de R$ 1.045 e até R$ 6.101,06, o valor da alíquota é de 20% sobre o salário de contribuição.

IRRF

O cálculo da alíquota a ser paga à Receita Federal é feito sobre o valor líquido do salário de contribuição, já com o desconto do INSS incluso.

Caso o valor do cálculo não ultrapasse R$ 1.903,38, não é descontado valor algum do salário, pois até esse valor o trabalhador está isento do IRRF sobre o Recibo de Pagamento Autônomo.

Para outros valores, confira a tabela abaixo:

Líquido do Salário de Contribuição Alíquota a ser paga
Até R$ 1.903,98 Isento
De R$ 1.903,99 até R$ 2.826,65 7,5%
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15%
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5%
Acima de R$ 4.664,68 27,5%

ISS

O último imposto a ser calculado para conseguir o valor líquido do salário de contribuição é o Imposto Sobre Serviços, cuja alíquota correspondente a esse imposto varia de cidade para cidade.

Ainda assim, pode-se afirmar que o desconto varia de 2% a 5% para os trabalhadores registrados na prefeitura. Quem atua como trabalhador informal também se torna isento a esse imposto.

Agora que você já sabe calcular as informações necessárias para o RPA de autônomo, é só inserir esses dados em um modelo pronto, como o que preparamos para você.

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Modelo de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

Depois de coletar todas as informações necessárias que citamos, basta você preencher o modelo de Recibo de Pagamento Autônomo. Muitas papelarias vendem o bloco com modelos prontos, basta preencher. Mas, caso você queira ter um Recibo de Pagamento Autônomo sempre à mão, confira este modelo que separamos para você:

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Agora ficou mais fácil recolher os tributos e formalizar contratos de trabalho temporário, né? Assim, nem o trabalhador e nem a empresa ficam a dever com o Fisco e também garantem que tudo esteja dentro da lei.

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