Como fazer proposta comercial de prestação de serviços? Veja modelo!

Uma proposta comercial de prestação de serviços é uma etapa importante de uma negociação, mas como fazê-la corretamente? Saiba o que ela deve conter e confira um modelo gratuito!

Proposta comercial prestação de serviços

A proposta comercial de prestação de serviços é um documento que torna oficiais os acordos entre contratante e contratado e, para construí-la, você precisa organizar informações como orçamentos, prazos e pagamentos.

O principal objetivo dessa proposta é, justamente, estabelecer um consenso sobre as expectativas, tanto de quem presta o serviço quanto do cliente. Assim, antes de concordarem e apertarem as mãos – ou melhor, assinarem o contrato –, as duas partes saberão exatamente o que esperar uma da outra.

Já precisou escrever esse tipo de documentação, mas ficou sem saber quais dados colocar, como apresentá-la etc.? Seus problemas acabam agora, com a leitura deste artigo!

No final, você ainda encontra um modelo de uma proposta redondinha para usar.

O que é uma proposta comercial de prestação de serviços?

Depois da fase de prospecção de clientes, chega a hora de mostrar aos consumidores por que eles devem contratar os seus serviços, e a melhor forma de fazer isso é elaborar uma carta proposta ou uma proposta comercial que, além de especificar todos os detalhes do trabalho a ser realizado, também mostra seu profissionalismo.

O documento é parecido com uma proposta de orçamento, mas tem informações mais detalhadas e que vão além das condições de pagamento, por exemplo.

Ele também não pode ser confundido com uma proposta comercial na qual o foco está em indicar, ao consumidor, as soluções e os diferenciais de um produto.

A proposta comercial de prestação de serviços deve:

  • ser um planejamento individual oferecido a cada cliente, criado de acordo com as exigências da pessoa que está sendo atendida pelo(a) prestador(a); e
  • ser enviada por e-mail, WhatsApp ou por outros meios digitais, mas, preferencialmente, apresentada em uma reunião presencial ou online – que também se torna momento para esclarecimento de possíveis dúvidas.

O ideal é que ela seja direta e concisa, mas não deixe para trás nenhum elemento que pode ser crucial para o consumidor fechar o contrato.

Por que fazer uma proposta comercial de prestação de serviços?

A proposta comercial é importante porque funciona como um atrativo para o cliente, basicamente provando que uma oferta bem elaborada pode ser o incentivo necessário para esse comprador escolher o seu produto ou serviço em vez dos da concorrência.

Então, o seu principal propósito através dela é mostrar que a sua empresa reconhece as dores do público-alvo para, a partir desse conhecimento, construir um projeto individualizado.

Enfim, o consumidor pode até possuir uma certa noção sobre a qualidade dos serviços prestados ou itens vendidos, mas, com uma boa proposta em mãos, você mostrará a ele as vantagens em escolher o seu negócio

Pensando nisso, nas próximas linhas, veja quais informações apresentar.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

O que deve constar na proposta comercial de prestação de serviços?

O nome e os dados básicos da empresa, o resumo das atividades exercidas, objetivos da negociação, cronogramas e prazos, preços, validade da proposta e assinatura de ambas as partes são algumas das informações básicas para se colocar no documento.

Nome e dados básicos

A primeira parte da proposta pode ser uma espécie de cabeçalho, que precisa conter o nome da empresa ou do trabalhador autônomo responsáveis por prestar o serviço. Além disso, inclua, nesse campo, o CNPJ completo e informações de contato, como e-mail e celular.

Descrição do(s) serviço(s)

Em seguida, faça um breve resumo de quais serão os serviços prestados. Explique de forma sucinta o passo a passo para a realização do que for contratado, o tempo que o processo demora, equipamentos ou produtos utilizados e a necessidade de haver ou não pessoas no espaço para acompanhamento.

A limpeza de um conjunto de sofás, por exemplo:

  • terá duração de aproximadamente 2 horas;
  • utilizará água do próprio espaço;
  • poderá molhar o chão, mas cabe ao prestador de serviço secá-lo devidamente antes da finalização do processo;
  • utilizará sabão específico para estofados, atóxico; e
  • requer circulação de ar para que os estofados e almofadas sequem da melhor forma – tempo previsto para secagem completa: 12 a 18 horas.

Se for preciso fazer uma avaliação antes de começar as atividades, também deixe claro nesta etapa da proposta.

Objetivos

Junto com a descrição dos serviços, virá a apresentação dos objetivos do trabalho realizado. Esta parte da proposta serve, acima de tudo, para convencer o cliente de que a sua empresa é a melhor escolha, então, fale sobre os resultados esperados, apresente diferenciais e mencione elogios da clientela.

Cronograma e prazos

Finalmente, apresente as datas das entregas e quando cada etapa do serviço será realizada. No seu cronograma, você ainda pode incluir uma organização mais detalhada dos pagamentos, flexibilizando os formatos de acerto de contas, principalmente, no caso de um trabalho em que as entregas acontecem pouco a pouco.

Preços

Na hora de comunicar o valor do serviço, tenha clareza e seja direto(a): essa é uma forma de evitar que ocorram confusões ou saias-justas no futuro. Ademais, se o trabalho for dividido em duas ou mais etapas, não se esqueça de especificar o preço de cada uma.

Aliás, valores adicionais, como os pagos por compras de peças e taxas de entrega, também devem ser colocados no documento. Tudo vai facilitar o processo de pagamento, uma vez as informações organizadas e completas.

Validade

A validade da proposta é outro prazo: para que o cliente decida se vai ou não contratar o serviço, assim, você (a pessoa contratada) saberá quando vai receber a resposta e poderá se organizar para atender à demanda.

Ter uma validade estabelecida não impede que você envie um lembrete caso a data de acertar (ou não) a negociação esteja próxima.

Assinatura

Por último, reserve um local para a assinatura de ambas as partes, que serão uma confirmação de que foi você quem fez a proposta e de que o contratante está de acordo com todas as especificações e que seguirá com a negociação.

Você pode pesquisar mais sobre assinaturas eletrônicas para as suas propostas e verificar se vale a pena investir nelas. Aliás, é importante entender também se uma proposta assinada pode ser considerada um contrato ou não.

Proposta comercial de prestação de serviços é contrato?

Quando o trabalho acontece em situações esporádicas e o preço é menor do que o usual, a proposta comercial de prestação de serviços pode substituir um contrato de serviço, sim.

Então, após a assinatura do documento, você pode iniciar as atividades que foram acordadas.

Só não é recomendado fazer essa substituição da proposta comercial pelo contrato de prestação de serviço sempre, porque o contrato pode carregar outros elementos importantes e complementares, a exemplo de direitos e obrigações das partes e de multas e penalidades para ambos os lados também.

Então, tirou todas as dúvidas por enquanto? Chegou a hora de conferir um modelo para se inspirar e até usar como base se quiser!

Modelo gratuito de proposta comercial de prestação de serviços

Veja, abaixo, um exemplo de proposta comercial de prestação de serviços. Se quiser, transfira este conteúdo para um documento e acrescente a logomarca da sua empresa. Personalizar é sempre uma excelente ideia!

Proposta Comercial de Prestação de Serviços

(Adicione o nome da sua empresa)
Telefone: (XX) XXXX.XXXX
E-mail: email@email.com.br
CPF/CNPJ: (preencha com o seu CPF ou CNPJ)
Endereço: (adicione o endereço da sua empresa)

Prezado(a), [Nome do Cliente]

Gostaríamos de agradecer o seu interesse em nossos serviços (descrever o serviço prestado). Nós, da [Nome da Empresa], somos especialistas em (descrever benefícios e diferenciais). Abaixo, você encontra a descrição dos nossos serviços, os valores cobrados por cada um deles, o cronograma para execução e a validade desta proposta.

Descrição dos Serviços

  • (serviço #1)
  • (serviço #2)
  • (serviço #3)

Preços

  • (preço para o serviço #1)
  • (preço para o serviço #2)
  • (preço para o serviço #3)
  • Valor total

Cronograma

Os nossos serviços são feitos após agendamento prévio, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00; aos sábados das 10h00 às 16h00. [Alterar este conteúdo de acordo com o seu horário de funcionamento e também conforme a execução dos serviços solicitados]

Validade da proposta: DD/MM/AA.

Agradecemos novamente pelo seu interesse em nossa empresa.

__________________________
[assinatura prestador(a) de serviço]

__________________________
[assinatura cliente]

Pronto! Agora, é só colocar a mão na massa. Lembre-se de que o modelo acima pode ser adaptado conforme os serviços realizados e as expectativas do cliente.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da Cobre Fácil e fique por dentro de outros assuntos que podem ajudar você a entregar – e lucrar! – ainda mais.

Deixe seu comentário