Uma das formas de tentar enxergar à frente do tempo é através de análises que auxiliem nas tomadas de decisões e, uma delas, é a previsão de demanda, que, através de investigações econômicas e mercadológicas, é capaz de auxiliar na hora de tomar decisões.
Afinal, toda empresa precisa lidar com um mercado inconstante e as mudanças que ele frequentemente impõe, gerando alterações internas e externas no negócio que precisa lidar com esse cenário de incertezas.
Quer conhecer melhor como esse método funciona para trazê-lo até a sua empresa? Nesse artigo, vamos ajudá-lo a entender o seu conceito e técnicas, além de uma forma de colocá-lo em prática. Confira!
O que é previsão de demanda
A previsão de demanda tem como objetivo possibilitar que os gestores tenham acesso a informações sobre o mercado em que estão inseridos, prevendo através de métodos qualitativos e quantitativos o que acontecerá no futuro do setor e que pode afetar a empresa e sua produção.
Com essas informações, é possível tomar decisões de quantidade de produção e formação de preço, entender as oportunidades do mercado e até mesmo quais as chances de expandir os negócios.
Grandes organizações utilizam a previsão de demanda para avaliar a inserção de novos produtos que se encaixem no seu setor de empreendimento, podendo assim criar um plano de ação e ter acesso a um novo mercado de forma mais segura.
Métodos de previsão de demanda
Como citamos acima, há métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda. Abaixo, explicamos como cada um deles funciona, assim você pode escolher a aplicação ideal para o seu tipo de negócio.
Técnicas qualitativas de previsão de demanda
O método qualitativo é o de pesquisa. A pesquisa deve ser realizada com o público que já consome a sua marca e também com quem ainda não a conhece. O objetivo é saber porquê essas pessoas utilizam ou não os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.
Ela faz um levantamento do volume e frequência de compra e identifica quais são as características que fortalecem a sua marca, tornando-a diferente de tudo que já existe no mercado e, do mesmo modo, verifica o motivo das pessoas não comprarem com você.
Técnicas quantitativas de previsão de demanda
Esse método não realiza pesquisas e não conta com o auxílio do público. Ele tem por base dados mais concretos, buscando saber quanto um determinado produto vendeu em um determinado período, levantando números que dirão se vale a pena ou não investir na produção.
5 passos para realizar uma previsão de demanda qualitativa
Para o exemplo, vamos criar uma empresa fictícia que produz e vende bolsas. Na verdade, funciona quase como uma pesquisa de mercado. Abaixo, montamos um modelo de como seria a previsão de demanda do negócio, veja:
1. Objetivo
Para iniciar a sua análise, é necessário possuir objetivos específicos de curto, médio e longo prazo, pois são eles que vão direcionar a pesquisa. Lembre-se de levar em consideração o setor do mercado, a demanda do produto na esfera global e também o que a sua empresa oferece.
No nosso exemplo, queremos saber qual a demanda do uso de bolsas no próximo ano no Brasil, devido ao fortalecimento de acessórios nos últimos tempos. Vale a pena lançar novos modelos?
2. Horizonte temporal
Conforme os objetivos traçados, estabeleça a duração do tempo de previsão da demanda. Por exemplo, na nossa empresa fictícia, a previsão terá duração de dois anos.
3. Método de previsão
A metodologia escolhida também deve ter como base os objetivos. O ideal é que o responsável pela previsão de demanda escolha o que melhor se encaixe nos conhecimentos que a empresa busca no momento.
No nosso exemplo, o modelo utilizado será o de pesquisa qualitativa, então vamos criar um questionário de respostas objetivas com as perguntas que mais temos dúvidas.
4. Coleta de dados
Pronto, a metodologia de pesquisa foi a escolhida. Aqui, na nossa falsa empresa de exemplo, vamos pedir para algumas pessoas serem voluntárias. Dividimos em dois grupos: as que normalmente usam bolsas e as que não usam.
Nelas, vamos aplicar um questionário rápido com todas as perguntas que circundam os interesses da organização e saber o que mais atrai e o que menos atrai nos produtos.
5. Interpretação do resultado
Quando você achar que já tem o número suficiente de dados e finalizar a pesquisa precisa unir-se ao setor financeiro para interpretá-los. A equipe financeira vai cruzar os dados coletados com as estatísticas econômico-financeiras da empresa e, a partir dos resultados, dizer se vale a pena investir em novos modelos de bolsas mais versáteis e cheias de possibilidades de uso.
A metodologia qualitativa também pode servir para que você observe o que mais atrai na empresa e o que mais afasta o público, podendo assim realizar mudanças a fim de aumentar o público e vender cada vez mais.
Lembre-se que o foco da previsão de demanda é entender o seu produto no setor que ele faz parte em uma visão futura, o que consiste em avaliar o mercado, projetar a intenção de novos lançamentos e até a expansão dos negócios.
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