O relacionamento entre a empresa e o cliente deve ser mantido em todas as etapas da negociação, inclusive depois que a venda é finalizada. Se você simplesmente deixa o cliente ir embora, está cometendo um erro, pois a atenção e o valor dados ao consumidor faz com que ele goste da sua marca.
Assim, ele pode voltar a adquirir os produtos e serviços que você oferece. Um cliente, quando bem atendido, também divulga o seu negócio para familiares e amigos, aumentando a visibilidade da empresa.
Para tornar tudo isso realidade, existem alguns passos simples para seguir no momento do pós-venda que podem ser o suficiente para o cliente lembrar da sua loja e se tornar um consumidor fiel.
Nesse artigo você vai:
• Aprender o que é pós-venda
• Receber dicas para realizá-lo na sua empresa
• Entender a sua importância nos negócios
O que é pós-venda
Como o próprio nome já diz, é o momento depois da venda, ou seja, tudo aquilo que você faz (ou deixa de fazer) para demonstrar o seu interesse no cliente, reconhecendo-o como parte essencial do seu negócio e oferecendo um bom serviço.
Esse suporte, além de sanar eventuais dúvidas, atender solicitações e ouvir sugestões e reclamações, deve ser um espaço utilizado para que o cliente se sinta valorizado como consumidor.
A empresa deve utilizar essa oportunidade para ouvir todas as exigências e observações do cliente, com o objetivo de melhorar o atendimento, aumentando o índice de satisfação de todos os clientes e, consequentemente, fidelizando-os e gerando cada vez mais recomendações e vendas.
Como fazer um pós-venda eficiente
Trouxemos algumas dicas sobre como o pós-venda funciona e quais passos você deve seguir para começar a colocá-lo em prática também.
1. Mantenha contato com o consumidor
Para iniciar o contato com o consumidor, seja através do telefone ou e-mail, você pode perguntar se ele está precisando de algo, enviar ideias de complementos para compras que ele já realizou com você, oferecer cupons de descontos ou enviar novidades dentro do nicho que interessa a ele.
Uma boa comunicação personalizada fará você conhecer o seu consumidor e ele se sentirá especial.
Mas vai com calma, ok? Não contacte ele somente com o objetivo de vender, priorize uma comunicação mais humanizada e afetiva. Ofereça ajuda, demonstre estar sempre disposto a encontrar o que ele deseja e envie cartões personalizados com descontos especiais em datas comemorativas, como no aniversário do cliente em questão.
2. Seja organizado
Para oferecer ações pós-venda, você precisa ter os dados e informações dos seus clientes organizados contendo o contato e histórico de compras dele, entendendo melhor as suas preferências e abrindo a possibilidade de agradá-lo mais facilmente com ofertas e novidades dentro do seu gosto.
Mantenha tudo isso arquivado em um caderno de anotações, sistema de registro de cliente ou planilha.
3. Ofereça suporte
Todo atendimento pós-venda deve oferecer suporte. O cliente, ao adquirir um produto, pode ter dúvida sobre o seu uso ou simplesmente desejar realizar reclamações e elogios para a empresa.
Para isso, os telefones, e-mails de contato e horários de atendimento devem estar sempre em locais visíveis e de fácil acesso, para que o consumidor não precise perder seu tempo procurando formas de falar com o suporte, adicionando essa como mais uma experiência negativa com o seu negócio.
Se você oferece um prazo de retorno, cumpra, pois, quanto antes a resposta chegar até o cliente, melhor. Para isso é importante ter uma equipe responsável, empática e que possua inteligência emocional para movimentar esse setor.
4. Realize pesquisas de satisfação
E, para garantir que a empresa está oferecendo um bom serviço, realize uma pesquisa de satisfação pós-venda, perguntando ao cliente sobre sua experiência durante a compra e depois dela.
A pesquisa pode ser ao longo de uma chamada, um breve questionário por meio de mídias sociais ou até mesmo um formulário mais longo enviado por e-mail. Lembre-se de sempre realizar perguntas objetivas e conceder a opção de respostas rápidas como sim ou não, ou escalas de 0 a 10.
Qual a importância do pós-venda?
Essas ações são essenciais para fazer a sua empresa ser lembrada pelo cliente, pois você demonstra se importar com a opinião dele — e não somente com o seu faturamento.
Além disso, são essas estratégias que farão toda diferença frente aos concorrentes e ajudarão na manutenção e melhora dos departamentos do seu negócio.
Quanto mais você valoriza um cliente respeitando as suas sugestões e reclamações, mais ele se sente valorizado e passa a comprar de forma recorrente. Esse relacionamento passa segurança ao consumidor, pois ele sabe que se tiver algum problema, será solucionado rapidamente e sem maiores dores de cabeça.
Deixe seu comentário