Gerar oportunidades de vendas é essencial para todo tipo de negócio e serve para que a empresa não fique estagnada e dependente da volatilidade do mercado. As melhores negociações não aparecem do nada: elas são criadas pelo próprio vendedor ou gestor – e existem técnicas que podem ajudar no processo, como a presença digital e o bom uso de informações do público-alvo.
Segundo dados obtidos pelo Ministério da Economia, o Brasil registrou a abertura de quase 4 milhões de empresas em 2022, mas quase 2 milhões acabaram fechando no mesmo ano. Isso exemplifica bem frases do tipo “a empresa que não cresce, morre lentamente” e outras expressões semelhantes ouvidas por aí.
Mantenha seus negócios vivos e fortes! Confira, agora, sete dicas para você ficar firme no mercado e crescer ainda mais.
Como identificar uma oportunidade de vendas?
Esteja atento(a) a tudo e a todos ao seu redor e conheça bem o seu público-alvo. Uma troca de ideias na fila do banco, uma conversa rápida no metrô ou até mesmo o simples fato de você andar na rua colocando em prática a sua habilidade de observação podem ser o pontapé inicial para fechar novos negócios.
As pessoas têm necessidades e você oferece uma solução para os problemas delas, por isso é tão importante saber para quem quer vender, identificar em qual etapa do funil de vendas cada possível consumidor está – se ainda busca informações, se já conhece o produto e precisa se aprofundar ou se quer comprar de uma vez por todas – e destacar os benefícios que sua marca pode oferecer.
Uma pessoa com falta de coordenação motora pode fazer aulas de música para melhorar isso. Outra, que tem pouco tempo para limpar a casa, pode adquirir um robô aspirador que passa pano e tudo!
Percebe como o benefício e a solução oferecidos são mais importantes e tentadores do que qualquer outra coisa? Por que não transformá-los em argumentos sedutores para apresentar a quem cruzar o seu caminho, não é?
Depois, bastará você fazer corretamente a gestão de oportunidades de vendas, registrando todas as etapas de cada negociação em uma planilha ou plataforma digital e deixando sinalizadas aquelas que terminarem com sucesso, bem como os fatores que influenciaram a decisão de compra, para continuar traçando estratégias vencedoras.
Mas e quando as chances não surgem assim do nada? Ué! Faça acontecer!
Como criar oportunidades de vendas? 7 dicas para você alavancar os negócios!
Usar dados a seu favor, ter uma forte presença digital, fazer parcerias, fidelizar os clientes atuais, criar promoções, investir em canais de comunicação nos quais o seu público-alvo esteja e sempre oferecer alguma coisa a mais são ótimas técnicas para gerar mais oportunidades de vendas.
Nada deve ser forçado ou imposto ao cliente: o que acontece é que você vai “meio que preparar o terreno” para que as pessoas passem a estar mais abertas e dispostas a negociar e comprar da sua marca.
Entenda melhor como isso funciona e anote as dicas que considerar interessantes!
1. Use os dados a seu favor
O mundo está repleto de dados, quem faz um mínimo contato com uma marca acaba, geralmente, transmitindo alguns detalhes pessoais também, e você pode usar isso como uma vantagem competitiva.
Sejam informações internas ou do mercado, quanto mais você souber sobre o cenário atual e passado e sobre comportamentos e necessidades dos consumidores, melhores serão suas previsões do futuro.
Os dados obtidos pela sua empresa permitem a análise do histórico de vendas e do perfil de pessoas que fazem negócios com ela. Use isso para trazer vantagens aos fregueses em períodos mais fracos e para oferecer soluções cada vez mais personalizadas.
Já os dados externos permitem que você entenda como está o cenário de vendas no seu setor no país e até no mundo e quais são as maiores exigências e demandas daquela parcela da população que você pretende alcançar.
Com todas essas informações em mãos e, dá para criar ou adaptar os produtos e serviços.
2. Tenha uma forte presença digital
A grande maioria das pessoas usa os canais digitais para se atualizar, passar um tempo de lazer, conversar com amigos e procurar assuntos de seu interesse, então, por que não aproveitar esse espaço para criar um monte de oportunidades de negócios?
Ao ter um site bem trabalhado ou uma página profissional nas redes sociais, você aumenta sua presença digital (ou a da sua marca), mostra que é verdadeiramente confiável e fica mais presente na mente de quem acompanha as publicações – aí, sempre que essa galera pensa em um produto “x” ou um serviço “y”, acaba lembrando delas.
Fora que a internet acaba sendo um espaço mais democrático de compartilhamento de conteúdo e suas publicações acabam chegando também para indivíduos que você nunca conseguiria encontrar pelos métodos tradicionais de vendas.
3. Firme parcerias: ninguém faz nada sozinho!
Em uma realidade na qual diversas marcas disputam praticamente o mesmo espaço no mercado, deixe de lado a tentativa de ser uma banda de uma pessoa só e junte forças com parceiros legais para conseguir uma parcela maior de destaque.
Isso pode acontecer tanto com empresas que complementam o seu negócio quanto com concorrentes ou pessoas físicas influenciadoras.
Alguns negócios podem oferecer, juntos, produtos que melhoram um ao outro, como uma loja que vende celulares quando se une a uma especializada em películas e capinhas personalizadas.
Ao receber um consumidor, o negócio A acaba direcionando o mesmo freguês para o negócio B depois de concluir suas vendas e vice-versa, o que deságua em mais oportunidades para ambos.
E, ao contrário do que muita gente pensa, parcerias com empresas concorrentes podem ser poderosas, já que as duas vão acabar trabalhando juntas, focadas no aprimoramento da jornada de compra do cliente, para tentar construir algo novo e melhorado.
4. Fidelize seus clientes atuais
Um cliente satisfeito é a melhor propaganda não remunerada que você pode ter e mais um caminho perfeito a ser seguido na hora de aumentar oportunidades de vendas, afinal, quando alguém vive uma boa experiência com seu produto ou serviço, acaba divulgando e indicando seu trabalho para amigos e familiares.
Invista em fidelização mais do que em aquisição de novos interessados e, entre outras coisas, economize dinheiro – pensando que prospectar é mais caro do que reter.
Só tome cuidado que a fama também pode acontecer de se tornar negativa: se o cliente tiver uma péssima experiência, fará questão de falar para as outras pessoas sobre o quão ruim foi o relacionamento com a marca, então, faça de tudo para mostrar ao máximo o valor do seu negócio.
5. Crie promoções vantajosas para os dois lados
Muitas vezes, as pessoas precisam de algum incentivo para adquirir algo e nada melhor do uma boa e velha promoção para ajudar com isso. Ou melhor: uma boa e nova promoção… Fresquinha! Exclusiva!
A grande maioria da população compra mais por meio da emoção do que da razão.
Nesses momentos, vale usar alguns gatilhos de venda e falar, por exemplo, de estoques baixos e do quanto é importante aproveitar agora ou nunca e de ofertas que duram um tempo limitado ou que são “imperdíveis” porque nunca aconteceram antes e talvez nunca mais venham acontecer de novo.
A técnica pode, inclusive, ser utilizada junto com a dica número um – do uso de dados – para aumentar o ticket médio do seu empreendimento, certo?
E, em épocas em que as vendas costumam cair, papel e caneta em mãos, cálculo exato de como conseguir lucro mesmo dando desconto para quem compra, e bora fazer promoções para incentivar o maior fluxo de clientes no seu estabelecimento!
6. Ofereça algo a mais (que a concorrência não tem)
Toda venda pode ser incrementada... Um celular pode vir com um seguro, uma refeição pode trazer uma sobremesa bônus e uma cama pode ser entregue e montada já com uma cabeceira bem bonita para deixar o quarto ainda mais aconchegante.
Oferecer algo a mais sem prejudicar o seu fluxo de caixa aumenta suas possibilidades de lucro em negociações que, em tese, seriam mais simples e teriam um menor valor total.
Uma boa forma de fazer isso é direcionar e treinar a sua equipe de vendas para que todos trabalhem com esse olhar, ofertando complementos aos consumidores diferentes dos que seriam dados pela concorrência. Dessa forma, todos saem ganhando.
7. Invista em comunicação – por que você acha que o carro da pamonha continua em alta?
Seja por WhatsApp ou e-mail, você pode enviar comunicações periódicas para clientes antigos e atuais para mostrar as vantagens que seu estabelecimento está oferecendo no momento, falar de ofertas sazonais, informar que a sua empresa tem capacidade de atender àquela necessidade do momento etc.
Comunicar-se periodicamente com o seu público-alvo faz parte da rotina de uma empresa e também do pós-venda, quando as informações e notícias são direcionadas a quem já comprou seus produtos ou serviços anteriormente.
É a comunicação que ajuda todo mundo a lembrar que você existe e que estará lá sempre que precisarem, mas tome cuidado para não mandar muita coisa ou acionar todo mundo o tempo todo por todos os canais (online e offline) e fazer com que as pessoas enjoem ou fiquem com raiva.
Treine profissionais de atendimento para compreenderem a importância desse equilíbrio também.
Aliás, por falar novamente nos vendedores, atenção: todas essas técnicas para gerar mais oportunidades só serão bem-sucedidas se somadas à capacitação dos profissionais de vendas e às suas habilidades de negociação. |
Quer saber quais são as competências essenciais para qualquer vendedor? Descubra a seguir!
Quais habilidades um bom vendedor deve ter?
Excelente comunicação, empatia, poder de negociação, capacidade de contornar objeções e motivação diária são habilidades essenciais para todo bom vendedor.
Elas não precisam estar lá “de primeira”, no ato da contratação, mas devem ser estimuladas através de capacitação – algo que ajuda até mesmo na retenção de talentos e, consequentemente, no aumento dos lucros.
1. Boa comunicação
Pode parecer uma dica óbvia, mas uma boa comunicação vai muito além do saber falar com as pessoas e mostrar um sorriso bonito na hora das negociações se elas acontecerem presencialmente.
É necessário ao vendedor entender qual a melhor forma de apresentar o produto ou serviço ao cliente para que ele entenda exatamente como e por que terá suas necessidades atendidas e veja valor naquilo que está sendo ofertado.
A sua marca pode precisar falar com experts no assunto e com pessoas que caíram de paraquedas na loja, por isso, é muito importante saber ler cada um dos fregueses e conhecer algumas formas de abordagens para entender qual é a melhor a ser utilizada em cada caso.
2. Empatia, mais do que simpatia
Muitas vezes, a necessidade de bater metas pode induzir a uma venda “forçada” e que não faça sentido para o consumidor. Isso acaba sendo um “tiro no pé” e, vira e mexe, gera confusão, descontentamento e revolta no cliente.
Acima de tudo, quem procura um produto ou serviço quer ser ouvido. Aí entra a empatia!
Bons vendedores, que encontram oportunidades de negócios até onde elas talvez não existiam, têm escuta ativa para compreender qual é a situação atual daquela pessoa que procura pela marca e entender qual é a melhor solução para os problemas dela.
Esses profissionais também são sempre muito francos – com cordialidade, claro –, e costumam acabar desenvolvendo uma relação de longa duração com os compradores.
3. Poder de negociação
As pessoas sempre vão querer pagar o mais barato possível nas suas aquisições e elas não estão erradas, mas um bom vendedor deve convencê-las de que, mesmo não gastando pouco, estão fazendo o melhor negócio de suas vidas.
As dicas de antes, sobre conhecer o mercado e o público-alvo, ajudam muito quando o assunto é poder de negociação, já que permitem que você e todo o seu time entendam quais são os diferenciais mais buscados por fregueses que chegam até a empresa e em quais temas tocar durante a conversa com os consumidores para mostrar interesse genuíno sem suas dores, conhecimento sobre suas necessidades e foco na exclusividade.
4. Contorno de objeções ou, se preferir, “saber reagir às negativas”
Clientes tendem a trazer desculpas para não adquirir um produto ou serviço (principalmente quando ele não é o mais barato do mercado) e isso pode ser um grande empecilho para fechar novas vendas, portanto, saber contornar as objeções acaba sendo essencial para a sua marca não perder uma oportunidade de negócios.
Um “não tenho dinheiro para isso agora” pode ser refutado com um “parcelamos em 12x sem juros” e um “não tenho interesse” pode ser contornado com um bom storytelling – uma história com exemplos reais e, de preferência, emocionantes ou divertidos – do por que tal pessoa precisa daquele produto.
Estude e anote todas as possíveis reclamações, converse com colegas de trabalho para construir um discurso em cima disso e prepare-se para mostrar confiança ao apresentar suas considerações.
5. Motivação até nos dias de frio e chuva
O cotidiano das vendas pode ser desafiador e, muitas vezes, frustrante. Somente a força de vontade de um bom profissional fará com que cada “não” se torne mais combustível para ir em busca do sucesso de um “sim”.
Duas dicas para ajudar na motivação são sempre olhar para as conquistas obtidas ao longo do tempo e lembrar das pessoas que ama e que sempre estão por perto para servir de apoio e transmitir força e suporte.
Tem um(a) líder a quem recorrer nos momentos difíceis? Não pense duas vezes! Quem sabe um cafézinho com ele(a) possa se tornar um momento de descontração ou inspiração…
E então? Agora sim, tudo preparado para vender mais e ver o caixa sempre no azul? Não deixe de conferir os outros artigos do blog Cobre Fácil e de seguir @cobrefacil lá no Instagram para mais dicas de negócios.
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