A sigla OKR é a abreviação de “Objectives and Key Results” o que significa “objetivos e resultados-chave” em português, e nada mais é do que uma metodologia de gestão de desempenho que foi popularizada pelo Google sendo, hoje, usada por muitas empresas para definir e alcançar metas.
Com ela, conseguir uma gestão mais eficiente e organizada se tornou algo palpável para os empreendedores, afinal, como diz o nome, sua intenção é que, em primeiro lugar, sejam traçados os principais objetivos de um projeto ou negócio para, em seguida, ficar decidido quais os procedimentos que serão aplicados para torná-los realidade.
Para alavancar o seu empreendimento, é indiscutível a importância de pôr em prática um ou mais OKRs, então, descubra mais sobre o tema neste artigo!
O que é OKR?
A origem e o significado de OKR datam da década de 80, quando o então CEO da Intel, a gigante de processadores de computadores, Andrew Grove, deu à luz o procedimento de organizar objetivos e resultados-chave para simplificar a execução de projetos corporativos em busca de crescimento empresarial.
Hoje, 40 anos depois, o método não apenas ainda funciona, como é usado por companhias de todos os portes e, inclusive, por gigantes do mercado, como o Google – adepto desde 1990 –, o Spotify, o X, o LinkedIn e várias outras!
Mas o que tem de tão especial nele e como ele impacta no passo a passo de como administrar uma empresa? É isso o que você descobre a seguir.
Como funciona a metodologia OKR?
Empresas que seguem a metodologia OKR precisam prever uma meta principal para o negócio, para uma empresa, para um projeto em específico ou similar, e determinar quais vão ser as chaves para que o objetivo seja alcançado.
Frequentemente, muitas delas aplicam o método para melhorar o atendimento aos clientes ou os resultados como um todo, ampliar a união dos times e incentivar a ação e a aplicação de ideias.
Em “OKR”:
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Enquanto cada meta deve ser inspiradora, motivadora e desafiadora, cada uma também precisa contar com, pelo menos, 3 a 5 resultados-chave. Veja exemplos no próximo tópico.
Tipos e exemplos de OKRs
Existem dois tipos de OKR: o tático, que costuma ser pensado para times e ter um prazo menor de conclusão, e o estratégico, cujas ações são aplicadas para períodos mais longos, geralmente por empresas que precisam se destacar em projetos que levam tempo para se concretizar.
Sabendo disso, confira alguns modelos que podem ser adaptados tanto para um formato quanto para o outro – e de acordo com as necessidades que você tiver por aí!
Exemplo 01
Objetivo (O): aumentar a satisfação do cliente
Resultado (KR) 1: aumentar a taxa de retenção em 20%
Resultado (KR) 2: lançar uma pesquisa de satisfação e obter uma pontuação média de 4,5
Resultado (KR) 3: reduzir o tempo de resposta para menos de 24 horas
Exemplo 02
Objetivo: aumentar o faturamento da empresa
KR 1: subir em 15% o ticket médio do serviço ou produto
KR 2: aumentar em 20% a taxa de recompra
KR 3: aumentar 40% a geração de leads qualificados em um período
Exemplo 03
Objetivo: reforçar a autoridade da marca no mercado
KR 1: ranquear em primeiro lugar na lista de buscas do Google para uma palavra-chave específica
KR 2: ter 20% do market share até o fim do período estabelecido
KR 3: conquistar a excelência em índices de pesquisa de satisfação de clientes
“Tudo certo, mas quais os passos a serem seguidos para tornar esses modelos uma realidade e, quem sabe, superar a concorrência?”. Siga em frente neste artigo e saiba mais.
Como implementar OKRs na empresa em 7 passos
Para que tudo saia como o planejado, o primeiro passo será definir as metas do seu empreendimento para, depois, traçar os seus objetivos de forma clara e tirá-los do papel. Nada mirabolante, mas nada muito fácil: encontre um equilíbrio possível de ser alcançado.
1. Comece pela tática para depois partir para a estratégia
Metas com senso de urgência são mais fáceis de implementar rapidamente, então, pense em execuções de projetos que possam acontecer em bimestres ou trimestres e aposte em OKRs táticos antes de buscar os estratégicos. As chances de tudo dar certo aumentam consideravelmente.
2. Envolva o time na definição das metas
Um dos erros comuns de um líder ou gestor ao executar a metodologia é esquecer de chamar quem estiver envolvido na busca pelo objetivo para participar da elaboração do mesmo. Não cometa esse erro!
3. Comece por etapas
Também não saia distribuindo metas para cada setor ou colaborador e criando várias ações desafiadoras de uma vez: priorize um plano leve e que tenha características de projeto-piloto, por exemplo, afinal, a ideia é fazê-lo dar certo.
Vá devagar até estabelecer um ritmo.
4. Deixe objetivos e resultados visíveis para todos
Sejam apenas alguns colaboradores, um time ou a empresa inteira, todos os envolvidos no traçado e na realização de um OKR devem estar cientes de onde precisam chegar e quais as etapas a serem seguidas. Quanto mais informações assertivas, reunidas de forma organizada, melhor para a concretização da meta.
5. Diferencie esforço de resultado
Um dos grandes problemas que leva à não concretização de objetivos e resultados-chave é a combinação de esforços exagerados e resultados insignificantes, o que quer dizer que algo está errado no processo. Entenda que a ideia é executar um trabalho prático e dinâmico, e não um trabalho árduo e cansativo.
6. Fique de olho nos resultados
Não largue o método “à própria sorte”: acompanhe sempre os indicadores juntamente com outros líderes e gestores, e visualize o que está dando certo e o que pode ser melhorado para que todo mundo consiga cumprir com os prazos estabelecidos.
7. Reconheça os colaboradores
Quando cada um dos OKRs estiver bem planejado e executado, faça questão de que os envolvidos comemorem a conquista e entendam quais resultados foram obtidos e como eles estão mostrados, de forma concreta, nas métricas da empresa.
Isso aumenta o nível de pertencimento dessas pessoas, ou seja, elas se sentem cada vez mais parte dos negócios – o que é bom, pois vestem a camisa como se fossem donas!
E existem várias outras vantagens de reunir o pessoal para pensar junto, analisar as dores do público-alvo e traçar maneiras de buscar soluções pontuais! Quer ver?
Conheça os principais benefícios de utilizar OKRs na sua empresa
A metodologia dos OKRs alinha os esforços de toda uma corporação ou uma equipe, garantindo que as pessoas estejam trabalhando na mesma direção para atingir objetivos comuns. Sem contar que ela:
- amplia o foco, já que requer aumento de concentração e atenção dos envolvidos por ter como base a definição de um número limitado de objetivos principais,;
- incentiva a transparência e a partilha de ideias, por ser um modelo acessível a todos;
- funciona como uma abordagem baseada em dados, porque exige que as metas sejam quantificáveis e mensuráveis, o que facilita a avaliação do progresso e o ajuste de estratégias;
- permite a adaptação rápida às mudanças, pois objetivos e resultados-chave podem ser ajustados conforme necessário; e
- evita a existência de um fluxo de informações desnecessárias e complexas.
Por esses motivos também, os OKRs são excelentes complemento aos Key Performance Indicators (KPIs). Só não vale confundir uma metodologia com a outra.
Quais as diferenças entre OKR e KPI?
Embora pareçam a mesma coisa, KPIs se diferem de OKRs porque exigem a análise dos dados da empresa de forma contínua, enquanto o segundo método foca, principalmente, naquilo que precisa ser resolvido pontualmente.
Pense em um foguete prestes a ser lançado!
O OKR representa o sistema de navegação que vai levar o foguete da base para o destino, e esse sistema depende de volume de combustível, velocidade, pressão atmosférica e outros dados para que possam acontecer as equações necessárias que vão levar ao “engate” do foguete ao seu ponto de pouso quando ele encerrar a viagem. Todas as variáveis são os key results (KR).
Já o KPI é a sala de controle em que todos os dados são capturados e analisados 24h por dia para que tudo dê certo do início ao fim da viagem.
Todo o sucesso da operação depende da ordem e constância do monitoramento na sala, mas nada acontece, a curto prazo (ou, nesse caso, em etapas – decolagem, viagem, pouso, engate), se não houver um ou mais OKR.
No contexto corporativo, KPIs medem a saúde de uma empresa de maneira constante e de forma ampla, enquanto OKRs são específicos e precisam existir em um espaço de tempo estipulado, ou seja, ter início, meio e fim.
Agora, está com você a tarefa de aplicar a metodologia na empresa e seguir “rumo às estrelas” com os resultados que só métodos de gestão como esses podem oferecer, ao infinito e além!
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