Monthly Recurring Revenue (MRR) é o que chamamos de Receita Recorrente Mensal em português. Esse indicador é o responsável por apontar uma média de previsão de ganho mensal. Investir no marketing, criar novos planos de serviço e fidelizar clientes são apenas algumas das ideias para aumentar seu MRR.
Quem tem um negócio próprio sabe que a receita mensal é algo muito importante para controlar o fluxo de caixa. Entretanto, pouca gente sabe que esse montante ganho mensalmente pode aumentar seguindo algumas estratégias fáceis de pôr em prática.
Por isso, a gente explica tudo o que você precisa saber sobre esse recurso e como aumentar a sua renda através de um cálculo específico e estratégias pensadas para lucrar mais.
Confira!
O que é MRR
Traduzido do inglês, Monthly Recurring Revenue significa Receita Recorrente Mensal. Fazer o cálculo da estimativa desse indicativo garante que você possa prever o fluxo de caixa ao fim do mês e equilibrar as contas para não ficar no negativo.
Pensando mais além, quando você aumenta esse seu indicador, você aumenta também o lucro operacional do seu negócio. Parece bom, não é?
Geralmente, esse indicador é utilizado em serviços de assinatura ou subscrição, em que as empresas cobram por planos recorrentes, como é o caso dos populares “Software as a service”, conhecidos também como SAAS.
Nesse tipo de negócio, os empreendedores oferecem um aplicativo, plataforma ou serviço que facilita a gestão empresarial para outros gestores.
Além disso, negócios que contam com venda de planos recorrentes têm uma vantagem a mais: é possível prever, através do cadastro de clientes ativos, qual a receita esperada para o mês.
Pensando em facilitar essa conta, apresentamos algumas fórmulas de cálculo de MRR que você pode usar.
Como calcular a Receita Recorrente Mensal (MRR)
Há duas formas bem simples de calcular na sua empresa. A primeira consiste em multiplicar o número de clientes que você tem pelo valor pago pelo serviço, enquanto a segunda é o resultado de uma média dos recebimentos mensais multiplicado pelo número de usuários ativos na plataforma.
Simplificando e colocando esses cálculos em fórmulas matemáticas temos as seguintes fórmulas!
Fórmula simples para cálculo de Receita Recorrente Mensal
MRR = valor cobrado pelo plano x número de assinantes Exemplo: MRR = 100 x 200 MRR = 20.000 |
Essa ideia pode ser utilizada também para planos diferentes. Nesse caso, você deve fazer um cálculo diferente para cada plano ou fazer uma fórmula incluindo todos os pacotes, assim:
MRR = (valor do plano 1 x número de assinantes plano 1) + (valor do plano 2 x número de assinantes plano 2) + (valor do plano 3 x número de assinantes plano 3) MRR = (50 x 25) + (75 x 20) + (100 x 10) MRR = 1.250 + 1.500 + 1.000 MRR = 3.750 |
Ou, caso você tenha uma média de recebimentos mensais através de um histórico de recebimentos, há ainda a segunda opção. Veja!
Fórmula para cálculo de Receita Recorrente Mensal com base na média de recebimentos
MRR = média do valor recebido todos os meses x número total de clientes MRR = 150 x 100 MRR = 15.000 |
Pensando ainda que a sua empresa pode oferecer um contrato de fidelidade e que os assinantes mantenham a subscrição por um período de 12 meses, o resultado da conta fica ainda melhor.
Aliás, vamos falar de dois conceitos bem parecidos: MRR e ARR. O primeiro se trata do seu faturamento mensal, enquanto o segundo se refere à sua Receita Recorrente Anual.
Isso quer dizer que, dos 100 clientes ativos, caso cada um deles colabore com R$ 150 ao mês, o rendimento mensal que você terá com os planos é de R$ 15 mil, enquanto o faturamento anual chega a R$ 180 mil.
Parece ser um bom valor de exemplo, não é? Mas você não precisa se prender a isso e pode ir mais além. Afinal, existem algumas estratégias para aumentar a Receita Recorrente Mensal do seu negócio.
Como aumentar o MRR
1. Ofereça diferentes planos
Dar mais opções à sua clientela é uma chance de aumentar a sua receita. Às vezes, os consumidores estão procurando opções mais acessíveis e você pode oferecer isso também por um preço mais razoável com recursos mais limitados.
O oposto também é verdadeiro. Você pode encontrar aquele cliente que quer tudo do melhor e não se importa em pagar mais para ter isso. Portanto, pensar em planos premium ou mais avançados pode ser uma ideia bem legal para aumentar a receita.
2. Forneça uma boa plataforma de suporte
Manter os clientes que você já tem é a melhor forma de manter a sua receita estável. Por isso, não vamos nos esquecer de quem sempre esteve com você.
Oferecer uma boa plataforma de suporte para seus atuais clientes é uma forma de fidelizá-los e conquistar consumidores fiéis que podem passar a palavra do seu negócio adiante. Pode ser através de um canal de atendimento no próprio site ou até mesmo pelo WhatsApp.
Inclusive, algumas plataformas de gestão financeira oferecem esse suporte e resolvem os problemas do cliente sem que você precise se preocupar, o que nos leva ao nosso próximo tópico.
3. Conte com um bom sistema de gestão financeira
Organizar tudo o que você recebe, saber quando o pagamento é feito e quem pagou o valor também é parte da gestão financeira da sua empresa. Inclusive, esse fator é o responsável por boa parte do seu planejamento de fluxo de caixa.
Fazer o controle de recebimento das mensalidades da sua empresa é parte fundamental não só do cálculo do seu MRR, mas também é um quesito organizacional que evita inadimplência, viu?
Mas, essa é mais uma das coisas que você não precisa se preocupar caso tenha uma boa plataforma de gestão financeira ao seu lado. Alguns softwares fazem a cobrança por si só e até mesmo enviam avisos próximos à data de vencimento do pagamento dos planos.
Assim, sobra muito mais tempo para pensar nas estratégias de marketing que levarão seu negócio para frente.
4. Crie boas estratégias de marketing para atrair clientes
Ninguém vai muito longe sem contar com estratégias de marketing para empresas. Afinal, a melhor forma de conhecer um negócio novo é pela propaganda, seja por indicação de alguém, por meio de um outdoor na cidade ou um anúncio nas redes sociais.
Por isso, é importante que você pense em como divulgar o seu negócio para aumentar a receita, seja com propagandas atrativas através do marketing digital ou até mesmo inspirando seus clientes a trazerem novos assinantes para a empresa em troca de descontos. Que tal?
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