O pós-vendas tem relação direta em manter um bom relacionamento com o consumidor. É mostrar que, mesmo depois que você já vendeu o produto ou serviço, ainda se importa com o cliente, quer saber suas percepções e continuar ajudando-o a resolver suas dores.
Você também deve entender que enviar um único e-mail com uma simples mensagem de “Obrigado por comprar conosco” não é fazer pós-vendas.
Essa atividade vai além de apresentar como usar seu produto ou serviço. Trata-se de construir relacionamento, ser um amigo do cliente, envolvê-lo de forma que ele se sinta bem com a sua marca e, por isso, deseje comprar novamente, tornando-se fiel.
Para isso, você precisa ter um script de pós-venda.
Script de pós-venda
Um script nada mais é do que um roteiro. É você desenhar tudo que não pode faltar na hora de fazer um bom pós-venda. Uma dica fundamental para a construção do script é observar como os melhores vendedores da sua equipe realizam essa etapa.
Observe como os vendedores escolhidos fazem as seguintes ações:
- Como começam uma ligação e como é a conversa, o tratamento que dão aos clientes. Perceba como eles deixam o caminho livre para poder voltar a falar com o cliente.
- Como eles percebem que determinado cliente pode gerar uma nova venda e como conseguem levar outros produtos ou serviços adequados a ele, bem como com quais clientes vale a pena gastar energia.
- Como é apresentado o produto e como mantêm o cliente interessado na sua marca. Quanto tempo dura a conversa e que tipo de vantagens são comunicadas para que essa relação renda novas vendas.
- Quais os problemas mais comuns nesses contatos? Eles podem aparecer no script e, prevendo que podem acontecer, a equipe de vendas já saberá como lidar com eles.
Criar um roteiro baseado em sua própria empresa tem muito mais chance de dar certo, por envolver a sua realidade, as pessoas que trabalham com você, seus clientes e seus desafios.
Fazer encontros ou treinamentos regulares para aparar arestas e deixar a equipe de vendas preparada com um roteiro atualizado é uma ótima ideia.
Que tal conferir alguns exemplos de script pós-venda, para ficar mais claro que tipo de mensagem você pode enviar?
5 dicas para mensagem de agradecimento pós-venda
Existem algumas táticas que possivelmente seus melhores vendedores já conhecem e que são capazes de converter o contato pós-venda em resultados efetivos. Confira exemplos do que você pode indicar que sua equipe de vendas comunique, seja por e-mail, WhatsApp ou telefone!
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1. Mensagem com desconto
Logo após a venda, ofereça algum tipo de desconto em um novo produto ou serviço, sempre de acordo com as suas possibilidades, como forma de retribuir a confiança pela compra que aconteceu.
Por exemplo:
Olá, [nome], tudo bem? É um prazer ter você como cliente. Agradecemos a confiança! Queremos você sempre por perto, por isso estamos enviando este cupom exclusivo de [inserir desconto] para a sua próxima compra, que pode ser usado até [inserir data limite]. Aproveite agora mesmo: [insira o link da loja] Um abraço! [seu nome] | [sua empresa][cargo] |
2. Mensagem com foco em upselling
Upselling é uma técnica que tem por objetivo mostrar ao cliente como ele já se beneficiou com o produto ou serviço adquirido e que pode contar ainda mais com os seus produtos, pois já ficou claro que eles são eficientes.
Basicamente, você mostra de forma direta que o cliente evoluiu e que é um ótimo momento para apostar em um serviço um nível acima para seguir conquistando benefícios.
Experimente seguir por essa linha:
Olá, [nome], como vai você? Sabia que a sua empresa já aumentou as vendas em 15% neste ano que passou por usar a nossa solução? Com mais funcionalidades, você pode obter resultados ainda melhores. Conheça o case da empresa Y e como ela dobrou esse aumento de vendas adotando o Plano Pro. Até breve! [seu nome] | [sua empresa][cargo] |
3. Mensagem com objetivo de reconquista
Clientes que se afastam nem sempre estão insatisfeitos. Eles podem simplesmente estar enfrentando alguma dificuldade, ou mudaram o foco das suas atividades ou, ainda, porque o contato com quem você falava se mudou para outra empresa.
Você pode descobrir o que aconteceu apenas chamando a atenção do cliente inativo com uma boa mensagem de pós-venda.
Tente algo como:
Olá, [nome], tudo bem? Temos uma novidade: um novo sistema de pedidos online, ágil e intuitivo, que vai facilitar muito a vida de nossos clientes, principalmente dos que, como você, sempre estiveram ao nosso lado nos últimos anos. Confira agora mesmo neste link! Aguardo seu contato, [seu nome] | [sua empresa][cargo] |
4. Mensagem com foco em customer success
Customer success, ou apenas sucesso do cliente, é uma tática de marketing em que a empresa faz de tudo para que seus clientes reconheçam de forma rápida todos os benefícios das suas soluções e vejam o sucesso que podem alcançar com eles.
Portanto, você não pretende vender outro produto ou serviço, mas quer ajudar o cliente a usar bem a solução que você já vendeu.
Assim:
Olá, [nome], vamos trocar uma ideia? Notamos que a sua equipe aumentou muito o número de chamados em nosso help desk. Por isso, se você quiser, podemos fazer uma chamada online entre o seu time e os nossos especialistas, para tirarmos qualquer dúvida! Basta agendar o encontro em nosso site, de forma gratuita. Atenciosamente, [seu nome] | [sua empresa][cargo] |
5. Mensagem com foco em cross selling
Você também pode simplesmente mostrar que ao comprar determinados produtos adicionais aos que o cliente já compra, ele terá ainda mais benefícios. Essa técnica é chamada de cross selling.
Por exemplo:
Olá, [nome], temos boas notícias! Seu estabelecimento já compra toda nossa linha de hortaliças frescas diretamente da horta orgânica, o que tem atraído cada vez mais clientes e até gerou matérias na imprensa sobre a qualidade de seus pratos, não é? Isso é ótimo! E agora estamos oferecendo também cortes de carnes selecionadas com certificação orgânica. Vamos agendar uma visita para que você possa conhecê-los e seu negócio ganhe ainda mais qualidade? Um abraço e até breve, [seu nome] | [sua empresa][cargo] |
Com uma conversa amigável e os argumentos certos, personalizando o seu script, é possível fazer um pós-venda que atraia o cliente, que se sentirá bem com o seu contato, enxergará as vantagens e fará novas aquisições do seu produto ou serviço. Relacionamento é tudo!
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