Para mandar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp é fundamental que você ou o profissional da sua empresa responsável pelo contato se apresente e explique de onde fala e porque está procurando pelo destinatário, mantenha o tom da comunicação cordial e educado e não transforme a conversa em algo pessoal.
Até vale usar um emoji ou outro, mas sem exageros e sempre dentro do contexto! Entre outras razões, porque quanto mais evidências quem receber a mensagem tiver de que o contato é sério e não é nenhum tipo de golpe, mais chances de o diálogo ser bem-sucedido.
Quase 170 milhões de brasileiros usam o WhatsApp hoje em dia, de acordo com um levantamento da We Are Social e da Meltwater. Mais de 71 milhões dos cidadãos do país têm dívidas não pagas, segundo o Serasa. Faça as contas!
Parece que, na maioria das vezes, sobra para você usar o aplicativo de mensagens como um aplicativo de cobrança – para tentar recuperar um dinheiro que é seu por direito, né? Mas pode contar com nossa ajuda de especialistas!
Neste artigo, você confere um passo a passo definitivo de como fazer esse contato da melhor forma possível, maximizando as chances de receber de um devedor. Vamos juntos?
Como fazer uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp?
Listamos seis etapas para você escrever a mensagem ideal!
- Escreva uma apresentação com o seu nome (ou nome do vendedor responsável pela cobrança) e com informações sobre a empresa.
- Cumprimente o leitor do outro lado da tela com educação.
- Aí sim, informe o motivo do contato e dê mais detalhes. Sempre sem perder a cordialidade.
- Apresente o valor da dívida, mencione quando ela deveria ter sido paga e qual o novo prazo para acerto, fale sobre juros e multas se houver e dê algumas opções de pagamento.
- Lembre-se de mostrar flexibilidade para negociar ou para aceitar o débito em parcelas, por exemplo.
- Escreva também uma despedida que não feche o canal de comunicação e coloque a marca à disposição para outros esclarecimentos ou para responder qualquer dúvida.
Agora, descubra como enviar o seu texto.
Como mandar mensagem de cobrança pelo WhatsApp?
Partindo do princípio de que o consumidor inadimplente não pode passar por nenhum tipo de constrangimento ou ameaça, siga as orientações abaixo.
- Faça uma conta de WhatsApp Business para a sua empresa para cobrar por WhatsApp com profissionalismo, e não envie mensagens do seu número pessoal.
- Antes de encaminhar qualquer conteúdo, certifique-se de que ele esteja escrito corretamente, sem nenhum erro gramatical, sem gírias e sem emojis exagerados ou fora de contexto.
- Confirme também se o contato é da pessoa que você realmente quer cobrar.
- Tenha objetividade e tome cuidado para a sua comunicação não soar falsa – evite escrever as palavras inteiras com letras maiúsculas e fazer promessas que parecem mentirosas.
Depois de encaminhar o(s) texto(s), registre se o retorno por parte do consumidor pode acontecer pelo próprio WhatsApp ou se é melhor que ele entre em contato através de algum número de telefone.
Caso você use robôs na fase inicial do atendimento pelo aplicativo e o cliente precise passar por eles, mesmo deixando registrada uma resposta para alguma mensagem enviada pela sua própria empresa, informe quais os passos que a pessoa cobrada precisa seguir para conseguir chegar até um atendente sem muitas complicações.
Quanto menos barreiras, mais chances de o pagamento acontecer!
Atenção: siga à risca o que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre clientes que se recusam a pagar e em hipótese alguma acione quem está inadimplente fora do horário comercial ou aos finais de semana e feriados.
Essa é a regra de ouro das cobranças amigáveis no universo online ou offline.
Cobrança amigável: mensagem de cobrança para clientes pelo WhatsApp
A cobrança amigável envolve respeito ao cliente inadimplente e nada de áudios, apenas textos.
E a melhor maneira de fazê-la é deixar algumas mensagens padrão já prontas para serem encaminhadas aos consumidores dentro do cenário das dívidas de cada um e de acordo com a situação de cada um também. Mais ou menos assim. ⏬
Para fechar sua cobrança com chave de ouro, ofereça alterar o prazo do acerto da conta, renegociar juros ou multas ou parcelar o valor total.
É assim que se cobra educadamente, mesmo que seja através de mensagens e respostas automáticas do WhatsApp!
Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp?
A educação está em cada detalhe e faz parte das estratégias de cobrança. Ela aparece no lembrete enviado ao consumidor sinalizando que ele tem alguma conta que vai vencer longo, em avisos de atraso e se mantém em conversas que têm como objetivo encontrar a melhor alternativa para os dois lados.
Ao escrever, cuidado com a escolha das palavras e planeje não transmitir ao devedor algo que você não gostaria de ler ou ouvir.
Frases diretas e retas talvez surtam um efeito oposto ao desejado e, por exemplo, alguém que receber algo do tipo “você está devendo já faz dois meses” pode pensar “então, o que são mais três meses sem pagar?”.
Acha que precisa de mais modelos? Aqui vão outras sugestões!
10 exemplos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp
Trouxemos modelos de mensagens para antes do vencimento da conta, logo depois e algum tempo depois.
Todos eles são completamente cordiais e educados e o tom de voz em cada um pode ser adequado ao da sua empresa: não haverá problema em fazer isso se você seguir as dicas deixadas acima.
Lembre-se de preencher corretamente as informações entre colchetes. Edite-as conforme a necessidade da cobrança e os valores em aberto.
1. Mensagem de cobrança antes do vencimento
Olá, [Nome]. Como vai? Amanhã [ou Em Y dias], você receberá uma cobrança de R$ [valor] referente à [contratação do serviço ou aquisição do produto tal] no mês de [qual mês] de [ano]. Os nossos registros nos dizem que a forma de pagamento preferida por você é [forma de pagamento], mas é importante informarmos que, caso você queira alterar a maneira como vai acertar a conta, basta nos retornar esta mensagem! Desde já, obrigado e até logo. |
2. Mensagem de aviso de vencimento
Olá, [Nome]. Como vai? Somos da [nome da empresa] e estamos escrevendo para lembrar que a sua fatura de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano] vence hoje [DD/MM]. Podemos enviar o código de barras para pagamento por aqui ou você pode acertar via Pix! Fique à vontade e nos consulte em caso de dúvidas. Obrigado. |
3. Mensagem para logo após o vencimento
[Nome], tudo bem? Gostaríamos de lembrar da sua fatura em aberto! Estamos enviando esta mensagem para informar que não recebemos o pagamento da fatura no valor de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano]. Aconteceu alguma coisa ou você deseja alterar a forma de pagamento? Se sim, nos escreva para conversarmos! Caso você já tenha realizado o acerto do valor, por favor, desconsidere a comunicação. |
4. Mensagem para alguns dias de atraso do pagamento
Olá, [Nome]. Passando apenas para deixar um lembrete :) A sua fatura referente ao mês de [mês] ainda não foi paga. Você precisa do código de barras para copiar e colar ou quer acertar o valor no Pix agora mesmo, sem juros? Se sim, nos escreva e já encaminhamos tudo por aqui. Obrigado! |
5. Mensagem para 15 dias de atraso do pagamento
Olá, [Nome]. Tudo bem? Ficamos um pouco preocupados! A sua fatura com vencimento em [DD/MM/AA] ainda está em aberto. Houve algum transtorno na hora de concluir o pagamento ou você gostaria de buscar outras maneiras de acertar o valor? Fale conosco por aqui ou entre em contato via telefone, ligando para o número [número com DDD]. Esperamos por você! |
6. Mensagem de cobrança para 30-45 dias de atraso no pagamento
[Nome], desculpe incomodar, mas ainda não identificamos o pagamento da sua fatura [ou compra] previsto para [DD/MM/AA]. Como já faz algum tempo que o acerto está pendente, caso ele não ocorra em breve, vamos precisar informar o problema aos órgãos de proteção ao crédito como manda a nossa política de cobrança. Se possível, regularize a sua situação o quanto antes entrando em contato conosco para buscar novas formas de pagamento ou, quem sabe, conversar sobre algum tipo de flexibilização. Estamos esperando! Obrigado. |
7. Mensagem para oferecer renegociação
Como vai, [Nome]? Achamos que pode ser do seu interesse renegociar o valor da sua fatura que está em aberto [ou o valor da sua última compra conosco, que ainda não foi quitado] e, por isso, escrevemos esta mensagem. Gostaríamos de lhe apresentar algumas possibilidades de renegociação do montante! Tem interesse em conhecê-las? Responda com SIM ou NÃO para darmos sequência ao contato. |
8. Mensagem para flexibilizar pagamento
Olá, [Nome]. Tudo bem? Gostaríamos de oferecer a você o parcelamento da sua fatura com vencimento previsto para [DD/MM/AA] em até 5 vezes, com cobrança de juros de apenas 2% ao mês. Veja se a proposta é interessante e, caso queira apresentar uma contraproposta, escreva uma mensagem de volta pra gente! Estamos disponíveis para encontrar a melhor alternativa para você. Obrigado. |
9. Alerta sobre possíveis consequências do não pagamento
Como vai, [Nome]? Estamos passando para lembrar que a ausência do acerto da tarifa referente ao mês [mês] de [ano] pode acarretar a interrupção do fornecimento do serviço que você contratou [ou outra consequência a ser mencionada com educação e cordialidade]. Tem alguma coisa que possamos fazer para evitarmos esse problema? Se quiser, podemos gerar um link de pagamento ou enviar o nosso código Pix! :) Retorne esta mensagem deixando a sua preferência ou entre em contato pelo telefone: [número de telefone]. Até logo! |
10. Agradecimento pelo acerto da conta
Olá, [Nome]. Tudo bem? Agradecemos o pagamento da sua fatura referente ao mês de [mês] de [ano] e esperamos que você conte conosco mais vezes. Aqui está o link para você responder à nossa pesquisa de satisfação, se quiser: [link]. Obrigado e até a próxima! |
Essa última mensagem, de agradecimento, não é obrigatória, mas ajuda a manter contato com pessoas que você talvez queira que continuem por perto, como aqueles inadimplentes esquecidos – e não os que já têm histórico de fazer dívidas que nunca são pagas.
Sem contar que, com as respostas para a pesquisa de satisfação – cujo link terá sido enviado nela –, você consegue pensar em como agir nas próximas vezes. Foi pensando nisso que a trouxemos como décimo exemplo!
Não quer copiar exemplos e prefere fazer a sua própria comunicação? Tudo certo! Inspire-se em algumas frases antes de ir.
Frases de como cobrar um cliente por WhatsApp
Algumas frases despertam os famosos “gatilhos mentais” que podem ser úteis na hora da cobrança também. Aquelas sensações que despertam urgência ou preocupação nos leitores, sabe? Destacamos algumas dessas sentenças.
- Não perca a chance de renegociar com x % de desconto pagando à vista, no Pix.
- É só copiar o código para fazer o pagamento: [código].
- Imprevistos acontecem! Não se preocupe. Para fazer o pagamento ou conversar sobre a sua dívida, retorne esta mensagem ou entre em contato pelo telefone [número de telefone com DDD].
- Fica mais tranquilo para você se negociarmos o pagamento? Podemos parcelar em 5 vezes com uma taxa de juros que caiba no seu bolso!
- Apenas gostaríamos de informar que a falta de pagamento pode acarretar o cancelamento do seu serviço.
- Caso você já tenha realizado o pagamento em aberto, por favor, desconsidere esta mensagem.
- Olá, [Nome]! Como vai? Gostaríamos de informá-lo(a) que o pagamento da conta de R$ [valor] referente ao mês de [mês] não consta em nosso sistema.
- Olá, [Nome]. Tudo bem? Escrevemos para saber se você gostaria de conversar conosco sobre a sua conta de R$ [valor] com pagamento previsto para [mês/ano]! Podemos oferecer alguma outra forma de pagamento?
- Você não precisa entrar em contato por telefone para negociar a sua dívida, [Nome]! Nos escreva aqui pelo WhatsApp para conversarmos.
- Podemos enviar um novo boleto ou você gostaria de alterar a forma de pagamento? Se a alteração acontecer hoje, não precisamos cobrar juros em cima do valor devido!
- Você sabia que pode pagar a sua conta usando o Pix? É só nos responder essa mensagem e a gente envia o código para você!
- A rotina corrida atrapalha na hora de lembrarmos de tudo o que precisamos fazer. A gente sabe! Por isso, escrevemos esta mensagem para avisar que você tem um pagamento ainda pendente. Não queremos que o seu serviço seja suspenso!
Escrevendo suas mensagens sozinho(a) ou usando modelos como os que trouxemos no decorrer deste artigo, de um jeito ou de outro, não deixe de enviar um alô pelo WhatsApp a quem precisa pagar o que deve! Isso está completamente dentro da lei.
Enviar mensagem de cobrança via WhatsApp é legal?
O formato de comunicação adotado atualmente por muitas empresas é considerado uma prática permitida e legal pelo Instituto de
Defesa do Consumidor.
E as mensagens pelo WhatsApp não só estão dentro do previsto pela lei como são vantajosas para todos os envolvidos, principalmente para empreendedores que buscam melhorar sua gestão de inadimplência.
Por que enviar mensagem para cobrar cliente pelo whatsapp?
A resposta para essa pergunta é muito simples e os resultados dos envios desse tipo de comunicação falam por si mesmos: as mensagens via WhatsApp ajudam a reduzir a inadimplência, melhoram o relacionamento com os consumidores e deixam clara a disponibilidade da empresa em facilitar o pagamento.
Sem contar que elas aumentam as chances de alcançar exatamente quem você deseja – justamente porque milhares de brasileiros usam esse aplicativo como a principal forma de se comunicar com outras pessoas. Só ele e nada mais.
Agora, é com você! Boa sorte nas cobranças e continue contando com as informações do blog da Cobre Fácil para ver o seu negócio crescer cada vez mais.
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