Como aumentar suas vendas com marketing de influência?

Explore este guia definitivo do marketing de influência para transformar pessoas online nas redes sociais em clientes fiéis da sua marca. As informações que você precisa estão reunidas neste artigo.

Celular em tripé gravando mulher mostrando uma roupa em suas mãos

A chave para aumentar as vendas da sua marca através do chamado “marketing de influência” está na capacidade que ela tem de se conectar a personalidades digitais para promover os produtos ou serviços, alcançando e impactando, diretamente, seu público-alvo, fazendo isso de maneira autêntica e persuasiva.

O marketing digital é inegavelmente o que há de mais poderoso e refinado no arsenal de estratégias para projetar uma marca na opinião pública, convertendo oportunidades em vendas (e muito lucro) e, dentro dele, a parte de influência se destaca por oferecer vantagens únicas.

Elas foram trazidas no decorrer deste artigo, junto com os fundamentos da estratégia e tudo o que é essencial saber sobre o assunto. Leia agora.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência ou marketing de influenciadores é uma estratégia eficaz dentro do mercado digital através da qual uma marca aproveita personalidades do universo online, os digital influencers, para promover sua imagem e, principalmente, seus produtos ou serviços.

Dada a autoridade que os influencers conseguem através do vínculo estabelecido com os seus seguidores, essas figuras têm uma capacidade ímpar de convencimento, aumentando a visibilidade da marca que firma parceria com elas e impulsionando as taxas de conversões de vendas.

Mas tudo precisa ser tratado com sinceridade e transparência, para que o “tiro não saia pela culatra”, como muita gente costuma ouvir por aí.

E o que faz um digital influencer?

Imagina ter o poder de inspirar escolhas de compra e moldar tendências com fotos, vídeos e cliques? É exatamente isso o que um digital influencer faz, além de influenciar o comportamento de quem o acompanha, é claro, e a troca é ainda mais positiva quando o(a) influenciador(a) consegue transmitir sinceridade e verdade ao falar de um produto ou serviço.

Influenciadores não só promovem produtos, mas moldam decisões, inspiram estilos de vida e definem tendências com amplo alcance e autenticidade, arquitetando conexões profundas e ultrapassando o simples ato de vender.

E existem tipos e tipos deles, portanto, ao escolher um, leve em consideração seu alcance – mesmo que não em quantidade, mas em qualidade – e sua capacidade de retorno.

Quais são os tipos de influenciadores e como escolher?

Uma pessoa que influencia outras na internet pode ser um “mega influenciador”, com milhões de seguidores, ou alguém com menos seguidores, mas sempre acompanhado de um público fiel.

Mega influenciadores são ideais para campanhas massivas, enquanto os micro e nano influencers oferecem autenticidade em nichos específicos e muito ativos. Abaixo, você encontra uma tabela com mais especificações.

Tipo de influenciador Características Relevância
Mega
  • Milhões de seguidores
  • Alcance massivo
  • Ideais para campanhas de ampla visibilidade
Indicados para marcas com produtos de amplo apelo e/ou que desejam promover conscientização em escala sobre elas
Macro
  • Grande alcance, mas não tão extenso quanto o de quem é mega
  • Ainda proporciona visibilidade significativa
Se adaptam a nichos específicos e costumam ser interessantes para campanhas direcionadas. Oferecem uma boa combinação de alcance e segmentação

Micro

  • Comunidades menores, mas altamente engajadas
  • Conexões mais próximas com seguidores
Ideais para negócios que valorizam conexões próximas e eficazes para nichos específicos e autenticidade nas interações
Nano
  • Pequenas comunidades, foco em nichos muito específicos
  • Altamente especializados
  • Ideal para negócios de nicho e campanhas ultraespecíficas
Recomendados para negócios altamente especializados e segmentados. Podem ser uma ótima aposta para negócios pequenos ou regionalizados
 

Dá até para mesclar estratégias em diferentes âmbitos, desde que a decisão seja planejada e direcionada, otimizando os resultados para o seu negócio.

Agora, como escolher um influenciador digital? Uma dezena de etapas a serem seguidas virá no próximo tópico. Enquanto isso, você pode anotar o nome de agências de peso que têm se destacado no setor no Brasil ou apostar em plataformas que oferecem recursos para encontrar figuras do universo online.

Agências de influenciadores digitais que mais se destacam atualmente no Brasil:

Play9
Mattoni Comunicação
Mudah
Mynd
MZCreators
Non Stop
Talismã Digital
 

Há também os marketplaces de influencers comumente utilizados para busca, avaliação e conexão de influenciadores digitais por marcas, como Squid, Influency.me, Buzzsumo e HypeAuditor.

Como aplicar o marketing de influência?

Iniciar uma campanha eficaz de marketing digital com influencers requer compreensão plena sobre a figura do influenciador e quem são seus seguidores, além de uma boa dose de planejamento, da definição exata do papel de cada envolvido na parceria e uma constante mensuração da resposta do público para que sejam feitos os devidos ajustes.

Existem algumas etapas a serem seguidas para fechar as parcerias e outras para aplicar a estratégia. Conheça-as adiante!

10 passos de como fechar parcerias com influencer

Conheça o terreno, aborde sua futura parceria com uma linguagem adequada e sem deixar de lado a clareza e a flexibilidade na hora da negociação, mas não só isso.

  1. Faça uma pesquisa prévia: antes de abordar qualquer influenciador(a), conduza uma pesquisa detalhada sobre o seu histórico e estilo, seus valores e as parcerias anteriores. Você pode reunir os que mais gostar e escolher em seguida, com base nas próximas etapas.
  2. “Fale a língua” do influencer e certifique-se de que essa figura também fale a da sua marca: destaque aspectos específicos que você admira no trabalho dele(a) na internet e explique por que você acha que a parceria seria benéfica para ambas as partes.
  3. Proponha ganhos claros: seja transparente sobre os benefícios que a parceria pode trazer para ambos os lados e explique por que você pretende contar com ele(a), como para ter mais visibilidade da sua marca, aumento de engajamento ou mesmo apenas para oferecer descontos exclusivos para os seguidores.
  4. Demonstre flexibilidade nas negociações: nada mais transparente do que dar abertura para discutir formatos de colaboração, prazos e remuneração!
  5. Estabeleça um roteiro e um cronograma de todas as publicações que devem acontecer: faça isso com base nas expectativas e, acima de tudo, naquilo que ficar combinado entre você e o(a) influencer.
  6. Elabore contratos claros: quando ambos chegarem a um acordo e a estratégia estiver definida, formalize os detalhes em um contrato claro, garantindo proteção e evitando desentendimentos no futuro.
  7. Respeite o tempo do(a) influencer: considere prazos realistas para o desenvolvimento das peças por parte dele (fotos, vídeos etc.), publicação e, acima de tudo, repercussão de cada uma delas – inclusive, com consciência de que a mesma pessoa pode ter outras parcerias em andamento.
  8. Crie um follow-up eficiente: após a abordagem inicial, estabeleça um sistema de acompanhamento eficiente, mas permitindo ajustes conforme necessário.
  9. Promova uma avaliação contínua: estude como está o relacionamento (internamente) e, ao mesmo tempo, como andam os indicadores KPI ligados ao trabalho do influenciador com a sua marca. Só assim você ajusta a estratégia em tempo real, se precisar, e estabelece um ciclo de aprendizado para futuras parcerias.
  10. Acima de tudo, preze pela ética na colaboração: não pressione o(a) influenciador(a) para promover conteúdos que não estejam alinhados com seus valores ou que possam parecer enganosos para os seguidores.

Lembre-se de que cada interação é uma oportunidade para construir relações duradouras e, ao mesmo tempo que você trabalha na busca por alguém para ser seu parceiro ou sua parceira em uma empreitada de divulgação, adiante-se para entender como colocar em prática tudo o que vocês decidirem.

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Dicas de como colocar o marketing de influência em prática

Comece identificando quem é, de fato, o seu público-alvo, caso contrário, você não vai conseguir nem executar aquela pesquisa prévia tão importante para selecionar um(a) influencer. Além disso:

  • estabeleça metas específicas a serem atingidas pela marca e pelo(a) influencer;
  • colabore com o(a) influenciador(a) na criação de materiais e conteúdos autênticos, relevantes e que chamem a atenção da audiência;
  • certifique-se de que as parcerias sejam divulgadas de maneira clara e transparente para quem está vendo “de fora”, fortalecendo a confiança dos seguidores; e
  • escolha autenticidade acima de popularidade.

Não insista em ter por perto alguém que não defende as mesmas visões e os mesmos valores da sua marca só porque essa pessoa é muito seguida nas redes sociais: estabeleça parcerias autênticas e genuínas, nas quais estilos e, principalmente, tom de voz sejam considerados.

Aposte em micro e nano influenciadores se você precisa, nesse momento, buscar maneiras de encontrar influenciadores digitais grátis ou gastando pouco, proponha parcerias que envolvam permutas (trocas de um serviço pelo outro) ou use a internet a seu favor!

Uma sugestão valiosa, nesses casos, é aproveitar as redes sociais – monitorando hashtags relevantes e interagindo com conteúdos parecidos com os que você quer fazer – para identificar pessoas que causem impacto no mesmo público que você planeja atingir e estejam alinhadas com sua marca.

Outra ideia: participe de grupos e comunidades online frequentadas por influenciadores, pois isso favorece o estabelecimento de conexões orgânicas.

E não desista! Você pode estar mais perto do que imagina de usufruir de todos os benefícios da estratégia!

Por que investir no marketing de influência?

Os objetivos do marketing de influência envolvem transformar seguidores dos influenciadores em potenciais clientes da sua marca, transmitindo mais autoridade do que talvez aconteceria através de uma propaganda no formato tradicional, o que ajuda a entender o que realmente importa para o seu público.

Uma vez que você consiga fazer o seu produto ou serviço se conectar às pessoas tendo personalidades digitais como “pontes”, a escolha delas por continuar investindo na sua marca se torna cada vez mais natural.

A parceria também traz visibilidade, alcance e credibilidade, consequentemente, aumentando a rentabilidade e a lucratividade no final do dia, da semana, do mês, do ano...!

Feedbacks são outro destaque dentre os principais benefícios do marketing de influência, já que eles podem vir tanto dos influenciadores quanto dos seguidores e serem usados para aprimorar a qualidade do que é vendido ou até para o desenvolvimento de novas alternativas – interessantes na hora do up-selling e do cross-selling.

E como aumentar as vendas com o marketing de influência de forma efetiva?

Aposte na promoção de produtos ou serviços feita por influenciadores!

  • Permita que a pessoa escolhida para divulgar seu negócio teste o que você está vendendo e mostre para os seguidores o resultado real do experimento;
  • crie códigos e cupons de desconto exclusivos para serem compartilhados pelo(a) influencer. São ideias de promoções que funcionam na atração de clientes;
  • organize sorteios que aconteçam através de uma publicação compartilhada no Instagram – na qual tanto a marca quanto a personalidade estejam marcadas – ao melhor estilo “compartilhe, marque um @, siga as páginas…”;
  • incentive enquetes, desafios e quizzes feitos pelo(a) próprio(a) influencer sobre os mesmos produtos ou serviços;
  • e aposte no uso cotidiano da marca pela figura digital, o que vai mostrar que a parceria não se trata apenas de negócios, mas de confiança e interesse genuínos.

O impacto da influência nas vendas fica ainda mais evidente quando são observados cases de sucesso que mostram que o que é esperado dos digital influencers – ou comercial influencers, que são aqueles voltados especificamente a parcerias comerciais.

Use como exemplos os cases da marca de relógios Daniel Wellington com micro influenciadores; da Nike contando com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick, famoso por seu posicionamento crítico dentro e fora dos estádios e pelo engajamento com causas humanitárias e a luta antirracista; e da Fenty Beauty, de maquiagem, com a cantora Rihanna, priorizando a inclusão!

Apenas pondere que, dada a velocidade das mudanças do mundo digital, só quem se adequar vai sair (e permanecer) à frente dos concorrentes.

Enfim, quais são as tendências do marketing de influência?

As tendências do marketing de influência para o futuro incluem uma diversificação de formatos de conteúdos e colaborações mais calculadas, ou seja, ainda mais focadas na afinidade e no engajamento da audiência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Tomoson, marketplace de influencers, 51% dos profissionais do setor que utilizam o marketing de influência nas divulgações de marcas, produtos ou serviços, já conseguem afirmar que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores.

Além disso, o mesmo estudo aponta um retorno médio de US$ 6,50 para cada US$ 1 dólar investido em campanhas do tipo.

Dá para dizer que a estratégia, definitivamente, permanecerá em alta pelos próximos anos, você não acha?

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