Mais do que atrair novos consumidores é necessário manter engajados aqueles que já fazem parte do seu negócio. Por isso, é importante contar com as estratégias de fidelização de clientes, criando um ambiente propício para a permanência da atual clientela.
Fazem parte dessas estratégias de fidelização, primordialmente, a criação de políticas de valorização do seu consumidor. Afinal de contas, um cliente satisfeito raramente optará por outra empresa na hora de consumir o produto ou serviço que você vende.
Além disso, um consumidor satisfeito é uma das melhores estratégias de marketing existentes. Isso porque um cliente contente com o que consome - produto e atendimento - produz um marketing orgânico e genuíno para o seu negócio.
Por isso, neste artigo, você vai conferir sobre o que se trata a fidelização de clientes, conhecerá seus objetivos e nossas dicas de como reter a clientela.
O que é a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes pode ser definida de duas maneiras. Alguns defendem que ela acontece quando um cliente passa a adquirir o produto vendido ou serviço prestado pelo seu negócio apenas através da sua empresa.
Outros dizem que um cliente apenas se torna fiel à sua marca quando, prontamente, recomenda seu negócio a outra pessoa, independentemente da diferença monetária do seu produto ou serviço em relação à concorrência.
De uma forma ou de outra, esse é um tópico a ser discutido caso seu interesse seja manter sua clientela satisfeita e presente na sua base ativa — principalmente se o seu produto ou serviço faz parte de um mercado saturado, ou seja, cheio de concorrência.
Quais são os objetivos da fidelização de clientes?
Bom, tudo isso parece muito interessante, mas as definições costumam ser muito teóricas. Na prática, para que você consiga entender melhor, listamos todos os benefícios que empreendedores conseguirão ao adotar essa estratégia.
Confira!
- Vendas contínuas;
- vendas cruzadas (mais de um produto ou serviço negociado);
- marketing orgânico (boca a boca);
- competitividade alta (em relação à concorrência);
- clientes flexíveis frente à situações difíceis;
- economia de recursos; e
- aumento de receitas.
O empresário que não faz questão de nenhum desses itens com certeza ainda tem muito caminho pela frente.
6 dicas de como fidelizar seus clientes
1. Conheça o perfil ideal de seus clientes
A dica número um é considerada uma das principais estratégias de aquisição e manutenção dos clientes de uma empresa: conhecer o perfil ideal ou a buyer persona do seu negócio. Ou seja, um perfil fictício que se assemelha ao perfil ideal do cliente que sua empresa almeja.
Isso fará com que sua companhia crie estratégias eficientes para atrair, reter e fidelizar sua clientela. Afinal de contas, direcionará seu foco para um público-alvo pré-definido, conduzindo suas ações de marketing, vendas e, principalmente, pós-venda ao caminho certo.
2. Ofereça uma experiência única de atendimento
O cliente deve se sentir confortável no seu estabelecimento, seja ele físico ou virtual. Por isso, oferecer um atendimento especializado, único e humanizado deve ser uma premissa na comunicação estabelecida com o cliente.
O consumidor em hipótese alguma deve sentir que está incomodando no momento do atendimento. A venda e o suporte devem ser feitos com atenção, de maneira que o cliente entenda que a educação e a exclusividade fazem parte da marca da sua empresa.
3. Crie programas de fidelidade
Criar programas de fidelidade é uma estratégia indispensável para chamar e manter ativos esses consumidores. Todo cliente quer regalias e, além do mais, é importante que ele sinta que está pagando menos do que a maioria das pessoas, fechando um bom negócio.
Os programas de fidelização de clientes suprem essa necessidade perfeitamente. Mas, para que funcionem apropriadamente, será necessário um regulamento compreensível e, de novo, conhecer o perfil ideal de seus consumidores.
Afinal, ele apenas funcionará se as vantagens oferecidas estiverem de acordo com o desejo do público-alvo.
4. Trate clientes fiéis de maneira VIP
Além de estarem satisfeitos com o produto comprado ou serviço prestado e receberem um atendimento único, você também deve dar reconhecimento aos clientes “VIPs”. Sim, é preciso, também, manter leais aqueles clientes que já foram fidelizados anteriormente.
Isso mesmo que você leu: manter esse grupo de clientes é uma tarefa contínua, já que a lealdade deve ser estimulada. Para isso, nada melhor que disponibilizar benefícios exclusivos para esse grupo (programa fidelidade, planos personalizados, lançamentos antecipados, entre outros).
É sua missão tornar a experiência de compra do seu consumidor especial!
5. Tenha um programa de pós-venda ativo
Uma venda não acaba no momento da compra — tenha essa premissa em mente. Será necessário mostrar-se sempre disponível e atento aos clientes mesmo depois do recebimento do pagamento.
Assim, manter contato, oferecer suporte e ouvir feedbacks é tão importante quanto efetuar uma venda, porque é também dessa forma que você garante que ele volte a negociar com você. Portanto, treine sua equipe de vendas e pós-venda para manter uma comunicação ativa com os clientes.
6. Alinhe os valores do público aos valores do negócio
A identificação é a chave para uma relação de longevidade entre o cliente e a marca. Oferecer um produto/serviço, um atendimento de qualidade e uma filosofia que se assemelhe aos valores do consumidor é imprescindível para criar esses laços.
É preciso mostrar ao consumidor que os princípios da sua empresa seguem a mesma linha de seus valores próprios. A sua marca deve refletir o modo de pensar do seu cliente ideal, criando uma identificação que vai além de um simples produto ou serviço.
Agora que você tem em mãos seis dicas de como fidelizar clientes comece aplicando-as ainda hoje, do melhor jeito possível. Não deixe para amanhã o que você pode fazer nesse exato momento. Afinal de contas, o melhor dia para começar a fidelização de clientes foi ontem e o segundo é hoje.
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