Para fazer um comunicado de aumento de preços aos seus clientes de maneira efetiva, você precisa justificar bem o motivo do aumento, avisar com antecedência, reforçar a importância e a qualidade do seu serviço, oferecer facilidades de pagamento e ser cuidadoso com os valores.
Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2023, os consumidores que possuem renda menor estão com mais vontade de gastar, já quem ganha mais dinheiro pretende consumir menos.
Tendo em vista esses dados, é importante ter cuidado na hora aumentar o valor que a sua empresa cobra por um serviço para não afastar ninguém de fechar negócio.
Se você quer saber como falar para as pessoas que o preço subiu, sem correr o risco de cancelamento de contratos ou ter clientes que se recusam a pagar, continue lendo este artigo!
Como informar reajuste de preço para o cliente em 5 passos
Para informar um reajuste da melhor maneira, é preciso fazer isso com antecedência, deixando claros os motivos do aumento e também reforçando a qualidade do serviço que você está prestando. Vamos entender como?
1. Justifique o ajuste no preço de maneira convincente
As correções de preços ocorrem em praticamente tudo o que é vendido e podem acontecer por vários fatores: inflação, mudança nas cobranças dos fornecedores, aumento dos custos de produção ou do aluguel etc.
Quando você somar tudo e perceber que precisa aumentar o valor da sua mercadoria, fale a verdade para quem está comprando.
Dificilmente um reajuste de preço (quando ele aumenta o valor, é claro) vai ser visto como positivo para o cliente, mas a transparência vai ajudar a diminuir uma visão negativa. Então, na hora enviar um aviso de reajuste de preço, deixe claro que ele está sendo feito por conta desse e daquele fatores.
Quer ir além? Cite também fontes e notícias que justifiquem as alterações para que o consumidor possa entender que o que você está fazendo realmente tem um motivo.
2. Avise com antecedência
Se tem algo pior do que gastar mais por um produto ou serviço, é ter que fazer isso de maneira inesperada.
Para não assustar nenhum cliente e diminuir ao máximo o impacto negativo que o reajuste pode ter, o ideal é comunicar mudanças de valores com antecedência.
Além de dar tempo para que o consumidor se prepare para um gasto extra, o comunicado vai mostrar que essa mudança faz parte do planejamento da empresa. Isso passa um sentimento de seriedade e responsabilidade.
3. Reforce o valor do seu produto
Quem compra com frequência na sua loja ou contrata seus serviços, provavelmente já conhece o valor do seu produto ou a qualidade do trabalho prestado. Só que, quando o preço aumenta, é bem possível que esse cliente dê uma pesquisada em outras alternativas.
Por esse motivo, você precisa reforçar, na mensagem de reajuste, os diferenciais da sua marca e as vantagens em relação aos concorrentes.
Assim, mesmo que o reajuste crie uma luzinha de alerta na cabeça do consumidor, ela logo vai se apagar quando ele perceber que o seu serviço é o melhor e vale o dinheiro que ele paga.
4. Ofereça vários meios de pagamento
Já que não tem jeito e você realmente vai ter que cobrar a mais, facilite ao máximo para que esse pagamento chegue até você.
Ofereça carnês, Pix, link de pagamento, boleto e cartão de crédito e débito como opções. Esses meios podem não possibilitar um desconto no valor que o seu cliente paga, mas o fato de ele escolher a maneira que vai pagar pode fazer a conta parecer menor.
5. Faça reajustes com cuidado
Levando em consideração tudo o que já conversamos sobre reajuste, na hora de decidir exatamente o novo valor, coloque tudo na ponta do lápis e pesquise como calcular o preço de venda de um produto para evitar cobrar uma quantia muito diferente do mercado.
Uma boa gestão financeira pode mostrar para você em quais pontos é possível cortar gastos e economizar, diminuindo o que é repassado para o consumidor. Essa gestão também vai impedir reajustes repentinos, permitindo que qualquer alteração seja feita com calma e planejamento.
Exemplos de comunicado de reajuste de preços
Depois de analisar todos os pontos importantes que citamos, chegou a hora de pensar no comunicado em si. Elaboramos alguns exemplos para você, que podem ser modificados para que se encaixem melhor na situação do seu negócio. Vamos ver?
Aviso de aumento de mensalidade de academia
Os clientes de academia normalmente pagam um valor fixo de mensalidade, então, precisa estar claro na mensagem a partir de qual mês eles passarão a pagar mais. Veja o modelo!
Olá, tudo bem? A equipe da (nome da academia) tem uma mensagem importante para você. A sua mensalidade sofrerá um reajuste de R$ (valor que será reajustado) a partir de (informar o mês) de 2023. Essa alteração vai de encontro com o aumento da inflação que está acumulada em (informar porcentagem)%, como você pode conferir no site do IBGE. Ressaltamos o nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados, lembrando que, aqui, você encontra sempre os melhores equipamentos, que são sempre higienizados e inspecionados. Na nossa academia, você também encontra profissionais capacitados que estão sempre prontos para lhe auxiliar, além da flexibilidade de fazer exercícios a hora que quiser. Atenciosamente, equipe (nome da academia). |
E-mail para informar reajuste de preço
Outro meio de comunicação importante para informar reajustes é o e-mail, que é mais formal e traz um pouco mais de seriedade ao comunicado. Confira.
Caro, (nome do cliente) Primeiramente, gostaríamos de agradecer em nome da (nome da empresa) pela sua fidelidade como nosso cliente. A sua satisfação é muito importante para nossa empresa e esperamos que nossos serviços tenham superado as suas expectativas durante todo o tempo em que somos parceiros. Escrevemos este e-mail para lhe comunicar que sua mensalidade sofrerá um aumento de (valor do aumento) a partir do mês (data que começa a valer o aumento). Esse reajuste tem o objetivo de adequar os valores que cobramos pelo serviço com o aumento de custos dos nossos fornecedores. Caso fique com alguma dúvida, não deixe de nos enviar uma mensagem ou responder a este e-mail. Agradecemos por sua confiança e reforçamos nosso compromisso com o serviço de excelência que prestamos. Atenciosamente, Equipe da (nome da empresa) |
Modelo de mensagem de reajuste de valores para redes sociais
Para fazer um comunicado de aumento de preço nas redes sociais, é preciso ser mais breve e direto, mas fornecendo todas as informações necessárias. Vamos ao exemplo.
Carta de solicitação de reajuste de preço
A carta é a maneira mais formal para se enviar um comunicado de ajuste de preços, que você pode utilizar para um cliente muito antigo ou que não use outros meios de comunicação, como as redes sociais.
AVISO DE REAJUSTE DE PREÇOS (Local e data de emissão) Prezado Sr(a). (nome do cliente) Viemos por meio deste comunicar que o nosso contrato de serviço sofrerá um reajuste de (porcentagem do reajuste), passando de R$ (valor antigo) para R$ (valor ajustado). Caso aprove essa alteração, os novos valores entrarão em vigor a partir da data (informar dia e mês). Ressaltamos que esse reajuste não visa aumentar a receita obtida com os nossos serviços, apenas adequar os valores à situação econômica do país. Lembramos também que nossa empresa continuará oferecendo soluções de excelência para os nossos clientes, sempre visando a qualidade e eficiência, que são características referências da (nome da empresa). Estamos à sua disposição para oferecer quaisquer esclarecimentos sobre esse reajuste, que podem ser feitos pelo e-mail (informar email para contato) ou pelo telefone (informar número de telefone). Agradecemos sua compreensão, atenciosamente, (nome do setor) (nome da empresa) |
Esperamos que, com esse guia e nossos exemplos, fique bem mais fácil para você comunicar qualquer reajuste aos seus clientes. Lembre-se de ser sempre o mais transparente possível na hora de falar de dinheiro. Sucesso!
Deixe seu comentário