Como vender pelo Instagram: dicas valiosas para bombar

Somente o marketing boca a boca não serve: leia o artigo e aprenda o passo a passo de como vender pelo Instagram para decolar nas vendas!

Imagem de uma mão segurando um smartphone e acessando o Instagram.

Fazer uma conta comercial, caprichar na criação de conteúdo recorrente e nas parcerias com influenciadores são só algumas formas de vender mais pelo Instagram.

Hoje em dia, os vendedores não precisam mais bater à porta: eles estão dentro da tela dos celulares, entre os Stories dos amigos e familiares e, se você tem uma empresa em pleno 2024, provavelmente já sabe o quão importante é marcar presença no Insta.

Segundo a Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado online, a rede social já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, e 61% deles já fizeram compras baseadas em indicações feitas dentro do app.

Não quer ficar de fora e deseja usar essa poderosa ferramenta a seu favor? Este artigo traz o passo a passo para atrair, engajar e conquistar novas vendas no Instagram. Aproveite!

Como fazer vendas pelo Instagram: passo a passo completo

Configurar uma conta comercial, caprichar na Bio, postar fotos e vídeos relevantes são alguns dos passos essenciais para construir um perfil que vende no Instagram.

Confira detalhes para tornar seu perfil um campeão de audiência!

1. Crie um perfil comercial para a sua empresa

Não deixe para amanhã a criação da sua conta comercial do Instagram! Ela oferece acesso a insights sobre o alcance, engajamento e outros dados relevantes sobre o crescimento do seu perfil profissional, e essas são métricas importantes para que você conheça mais sobre o seu público-alvo e o que faz sucesso entre os seguidores da sua marca.

Se você já tem uma conta pessoal e deseja mudar para profissional, basta abrir seu app e seguir o caminho indicado abaixo.

Configurações -> Tipo e ferramentas da conta -> Mudar para conta profissional
 

Feito isso, quando você voltar ao seu perfil, é só clicar em “Editar perfil” e adicionar todas as informações de contato para que as pessoas interessadas entrem em contato.

2. Tenha dados relevantes sobre a sua persona

Ter os dados da sua persona, sabendo como é a vida dela e o que ela consome é uma peça fundamental nesse quebra-cabeças que é ter um perfil estratégico. Faça uma pesquisa entre os seus atuais consumidores para conseguir esses detalhes.

Só não pule essa etapa: saber o comportamento do seu público ajuda a direcionar estratégias de marketing com maiores chances de conversão.

3. Escolha um bom nome de usuário

O seu usuário, mais conhecido como @, precisa ser fácil de ler para que o seu possível cliente saiba do que se trata o perfil. Evite colocar pontos, números e letras duplicadas, além de nomes muito grandes.

Exemplo: em vez de escrever @mariaflor_modafeminina1, você pode utilizar @lojamariaflor, @mariaflorloja ou @mariaflorstore.

4. Escreva uma Bio clara e direta

Este é o momento de colocar sua criatividade em jogo! Para a biografia do seu perfil, utilize palavras que reforcem sua autoridade na área ou que prometam uma transformação visível na vida dos compradores – desde que seja verdade.

Exemplos:

  • “Mais de 1.000 bolos confeccionados”
  • “O sabor único do pão de queijo mineiro – na sua mesa, sem você sair de casa”
  • “Mais de 500 mulheres com a autoestima renovada todos os meses”

Acrescente também uma chamada para ação (CTA) para que as pessoas entrem em contato e o link do seu WhatsApp ou site. Lembre-se de que o limite da Bio do Instagram é de 160 caracteres, então, seja breve!

5. Poste fotos com boa iluminação e qualidade

Como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Se você quer construir um branding eficaz para a sua marca, é crucial utilizar fotos com boa iluminação e qualidade.

Um restaurante ou uma lanchonete, por exemplo, pode abusar das fotos ultra suculentas e que despertam desejo no potencial cliente. Caso o produto seja artesanal, a sugestão é fazer cliques que mostrem os detalhes únicos de cada peça.

Agora, para vender roupas no Instagram, uma estratégia é certeira: utilize modelos ou influencers para vestir as peças, assim, os clientes já saberão se aquela roupa cai bem no corpo.

6. Não esqueça dos vídeos

Depois que o Instagram criou os Reels, o formato ganhou relevância na plataforma, e os vídeos, atualmente, são capazes de reter a audiência e aumentar a divulgação do seu produto, muitas vezes tendo mais entrega do que as próprias imagens postadas.

Por isso, invista em conteúdos bem gravados e roteirizados, com alta resolução e gatilhos mentais que vendam e prendam o público nos primeiros segundos de reprodução. Quanto maior for o número de visualizações, maior vai ser a distribuição deles para outras pessoas, e, aí, você pode alcançar o que tantos criadores desejam: a viralização.

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7. Escreva legendas que façam sentido para o seu público

Esqueça as frases genéricas: a sua audiência só vai comprar de quem fala diretamente com as dores e desejos dela. Nesse sentido, resgate sua pesquisa de persona e priorize o uso da linguagem do dia a dia do seu público quando for escrever as descrições de cada postagem.

Essa atitude vai gerar identificação, e a venda acaba virando uma consequência.

8. Use hashtags com moderação

Não leve a liberação do Instagram para usar até 30 hashtags por post ao pé da letra, afinal, hashtags demais deixarão o conteúdo com uma sobrecarga de informações.

Utilize apenas cinco ou seis tags por post, e crie uma hashtag exclusiva para a sua loja ou empresa, assim, as pessoas que comprarem ou visitarem seu estabelecimento podem divulgar e criar uma movimentação online em torno da sua marca.

Para a loja trazida alguns tópicos acima como exemplo, vale muito a #MariaFlorModaFeminina, não?

9. Atente-se aos horários de publicação

Otimize os seus resultados postando em horários nos quais sua audiência está mais ativa. Você pode conseguir isso consultando os Insights da sua conta profissional no Instagram e fazendo testes para identificar em qual momento os seus conteúdos performam melhor.

Uma dica útil é postar em horários nos quais as pessoas geralmente fazem suas refeições ou no fim do expediente comercial de trabalho, já que esse costuma ser o momento em que a galera dá uma espiadinha nas redes.

10. Considere o tráfego pago para impulsionar as vendas

Se você não quer depender apenas da entrega orgânica da plataforma, pagar por anúncios dentro do Instagram pode ser uma forma rápida de alcançar potenciais clientes para sua empresa e vender mais.

Para criar publicações pagas na rede que é tema deste artigo, você vai precisar criar uma conta no Facebook Business e vinculá-la à sua conta na rede vizinha. Assim, você poderá usar as ferramentas da Meta – a marca que detém o Facebook e o Instagram – para impulsionar suas vendas!

11. Faça parceria com influenciadores

O marketing de influência é outra estratégia muito utilizada e que funciona muito bem na atualidade! Pesquise por influenciadores ou microinfluenciadores que tenham valores em concordância com a sua marca e entre em contato com eles para fazer uma proposta de parceria.

Um exemplo é o da técnica do provador, que você já viu neste artigo, na qual os(as) influencers usam as roupas da marca para fazer vídeos ou Stories para que os seguidores vejam os detalhes e o tamanho de cada peça, além de possibilitar responder a outras dúvidas relacionadas ao produto.

Essa é uma ótima forma de quebrar objeções e conquistar oportunidades de vendas.

12. Ofereça cupons de desconto em momentos estratégicos

Às vezes, o empurrãozinho que falta para alguém virar cliente é apenas um cupom de desconto! Use esse artifício em datas sazonais, em primeiras compras e para reativar antigos compradores que você não vê há algum tempo.

Crie também um código exclusivo para os influenciadores da sua marca, permitindo que eles o compartilhem, assim, você une duas formas muito boas de transformar seguidores em consumidores.

Outra estratégia comum entre as lojas é fazer uma live para divulgar promoções exclusivas, a chamada “live shop”, uma tendência que começou na China, e nada mais é do que uma live para tirar dúvidas, mostrar os produtos e vender com ofertas especiais enquanto a transmissão durar.

13. Compartilhe provas sociais e depoimentos

Com a quantidade de propaganda que é distribuída atualmente, é normal que as pessoas duvidem da veracidade de alguns produtos e benefícios, e é nessa hora que a sua prova social deve brilhar.

Poste, com uma certa frequência, os depoimentos de clientes satisfeitos, desde os menores elogios até os maiores. Assim, o laço de confiança entre você e o seu público é criado, e a galera vai se sentir mais confortável por estar comprando um produto validado por outros consumidores.

Quer mais?

Dicas bônus para aumentar as vendas no Instagram

As indicações abaixo também são poderosas para fortalecer seu perfil e transformar seu negócio em uma empresa de sucesso e relevância no Instagram. Confira!

  • Sempre responda os comentários e Directs – mensagens privadas enviadas à sua conta – o mais rápido possível.
  • Faça um cronograma de postagens, programando conteúdo com antecedência para se manter constantemente em atividade na rede.
  • Utilize o Instagram Shopping para produtos físicos, recurso que funciona como uma vitrine virtual e permite que você adicione produtos com valores para efetuar a venda diretamente pela plataforma.
  • Venda também pelo WhatsApp ou outra plataforma, colocando o link desses recursos na Bio do seu Insta.
  • Mostre os bastidores do seu negócio nos Stories para aumentar o engajamento e a familiaridade com o público.

Com esse enorme catálogo de ideias e orientações, vai ser impossível ignorar as publicações da sua empresa em uma das redes sociais mais badaladas do momento. Planeje suas ações e utilize o marketing ao seu favor para construir uma marca sólida e com clientes apaixonados pelo que você vende, e você terá tudo o que precisa para alavancar suas vendas.

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