Existem três fórmulas para calcular o preço de venda de um produto: através da margem sobre o custo, markup ou margem de contribuição. Todas essas contas devem levar em consideração outros três fatores essenciais: custos, despesas e margem de lucro desejada.
Um conceito muito importante para quem quer começar a empreender do jeito certo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Além de conhecer o cálculo padrão, é necessário ter controle sobre todos os gastos, investimentos e lucros do negócio. Ou seja, ter organização é fundamental!
A permanência da sua empresa no mercado depende desse conhecimento e controle, mas também existem outros fatores que devem ser levados em consideração.
Entre eles, está a preocupação em definir um valor justo para seus consumidores, conforme o que o seu público-alvo espera e precisa, o que leva você a ter que entender quanto seu cliente está disposto a pagar, bem como verificar quais são os valores praticados no mercado e quanto deve retornar para o negócio.
Vamos entender mais?
O que é preço de venda
O preço de venda é simplesmente o valor que você vai cobrar do seu cliente pela venda de um produto ou serviço.
No cálculo para defini-lo, não deve aparecer apenas o valor que você gasta para produzir ou comprar o produto. Para que não tenha prejuízos, você também precisa incluir na conta todos os gastos, despesas e processos relacionados ao valor investido para que seu produto ou serviço chegue até o consumidor.
É preciso ter um bom controle financeiro empresarial. Também não pode faltar a margem de lucro sobre a venda.
Como calcular o preço de venda de um produto
Assim, para a formação do preço de venda, precisamos somar três fatores que influenciam na precificação de um produto: custos, despesas e margem de lucro. Por isso é importante dominar totalmente o que cada um deles significa.
1. Custos
São valores relacionados diretamente à produção do produto ou da prestação de um serviço. Eles podem ser divididos em dois tipos:
- Custos fixos: compra de matéria-prima, salário dos funcionários da produção, conta de luz para manter as máquinas funcionando.
- Custos variáveis: mão de obra extra, reembolso de despesas, comissão de vendas, manutenção de máquinas.
Portanto, inclua na conta custos com todo o valor investido durante o processo de produção e acompanhe os custos variáveis para fazer os ajustes.
Por exemplo: se uma matéria-prima aumentar de preço, você poderá ajustar o preço de venda para cobrir esse aumento.
2. Despesas
São os demais valores que você vai ter que gastar para manter a empresa, fora da produção. Elas também podem ser divididas em fixas e variáveis, assim:
- Despesas fixas: aluguel, contas de água, telefone, luz e internet, impostos gerais como IPTU, salário dos funcionários fora da produção (administrativo, limpeza etc.).
- Despesas variáveis: valores gastos de forma eventual, como material de escritório, investimentos em marketing, contratação de funcionários temporários e treinamentos.
3. Margem de lucro
Por fim, a margem e porcentagem de lucro sobre a venda vai ser o valor que “sobra” depois que você tirar os valores com custos e despesas do valor final de venda de cada produto ou serviço. É muito importante incluir esse valor no preço final, a fim de que o seu negócio possa ter retorno financeiro sobre as vendas.
Levando todos esses fatores em consideração, é hora de calcular o preço final do seu produto ou serviço.
Fórmula para calcular preço de venda
Podemos usar três fórmulas diferentes para encontrar o preço de venda: margem sobre o custo, markup e margem de contribuição. A seguir, explicamos cada uma delas.
Margem sobre o custo
É o jeito mais usado para encontrar o preço de venda e é basicamente calcular o custo final de um produto e adicionar a margem de lucro pretendida:
Vamos supor que você venda cadeiras e que o custo total para produzir uma cadeira é de R$ 50. Seu lucro pretendido é de 100% sobre a venda dessa cadeira. Logo:
O valor final da mesa é de R$ 100 e o lucro bruto obtido totaliza R$ 50.
Markup
Para calcular o preço de venda por meio do markup, usamos a seguinte fórmula:
Só é possível fazer esse cálculo tendo em mãos os seguintes valores:
- Despesas fixas
- Despesas variáveis
- Margem de lucro
- Custo de produção
Imagine, voltando ao exemplo anterior, que o seu custo de produção é R$ 50, que as despesas fixas são de 10% sobre a venda, enquanto as despesas variáveis são de 7% sobre a venda e, por fim, você deseja uma margem de lucro de 20%. Passando para a fórmula:
100 ÷ [100 - 37]
100 ÷ 63
Markup = 1,59
Agora que você encontrou o valor do markup, multiplique ele pelo custo de produção:
Preço de venda = 1,59 x 50
Preço de venda = R$ 79,37
Apesar de o markup ser um método rápido de precificação, ele pode não ser tão eficaz. Isso porque, como você deve ter notado enquanto lia o exemplo, é preciso conhecer de forma profunda as margens para definir um fator markup ideal.
No exemplo, o lucro com a venda da cadeira foi de R$ 29,37. Porém, é importante destacar que esse número não representa o lucro líquido. Por isso, é preciso usar essa fórmula com cautela.
Margem de contribuição
Nossa última forma de precificação é parecida com o markup, mas menos arriscada. A fórmula para encontrar o preço de venda pela margem de contribuição é a seguinte:
Basicamente, a margem é a diferença entre o valor do preço de venda e os valores dos custos e das despesas específicas desse negócio, como vimos, os custos e despesas variáveis. E é de contribuição porque representa em quanto o valor das vendas vai contribuir para o pagamento das despesas fixas e trazer lucro.
Agora, vamos supor que você queira vender um sofá e que o lucro esperado seja de R$ 2.300. O custo total para produzir o sofá é de R$ 1.800. Aplicando à fórmula:
Nesse exemplo, os R$ 2.300 obtidos com a venda vão custear o funcionamento da empresa, pois o valor resultante é o lucro bruto da venda e deve ser usado para pagar os custos e despesas fixos do negócio, por isso é chamada de margem de contribuição.
Esses custos não são diluídos na precificação porque podem acabar tornando o preço de venda do produto caro demais e, por isso, pouco competitivo no mercado. Mas essa situação varia de negócio para negócio.
Por isso, como citamos, calcular o preço de venda também tem a ver com conhecer o seu mercado de atuação para decidir com maior clareza os seus números.
Diferença entre custo e preço de venda
Por fim, uma dúvida muito comum dentro desse assunto é qual a diferença, afinal, entre o preço de venda e o custo de um produto ou serviço.
Para não criar nenhuma confusão na hora dos cálculos, saiba que, de modo geral, o custo é referente ao gasto que representa todo o processo de fabricação e comercialização do produto ou serviço a ser vendido.
O preço é referente ao quanto o produto ou serviço vale em termos monetários e precisa, necessariamente, cobrir custos, despesas e gerar lucro.
Agora que você já sabe como calcular o preço de venda, sugerimos compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais empreendedores possam conhecer essas dicas e acertar nos cálculos!
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