Você oferece a sua mão de obra para outras pessoas, abriu o próprio negócio e agora está batalhando para fazê-lo crescer. Saiba que, para administrar uma empresa prestadora de serviços do jeito certo, é fundamental ter planejamento e monitorar resultados bem de perto.
Também é necessário pensar na experiência dos clientes, valorizar funcionários quando você contar com eles no dia a dia, gerir bem os serviços e trabalhar em prol de melhorias contínuas dentro da companhia.
E não deixe de pagar os impostos corretamente!
Essas são as principais dicas que podemos deixar registradas pensando em contribuir com as suas estratégias e a organização do seu empreendimento. No artigo a seguir, você entende porque elas têm tanta importância e descobre como torná-las realidade.
Boa leitura!
Como gerenciar uma empresa prestadora de serviços?
Depois de abrir a sua empresa prestadora de serviços, será fundamental que você observe outras questões conforme ela se desenvolve e coloque a mão na massa para fazer acontecer atividades essenciais para o seu funcionamento.
A maioria dessas questões é fundamentalmente administrativa, por isso:
- tenha um planejamento sempre atualizado;
- monitore resultados;
- faça melhorias contínuas;
- invista em experiência do consumidor;
- realize a gestão de serviços;
- valorize os colaboradores; e
- pague corretamente os impostos.
Todos esses fatores garantirão que o seu negócio tenha diferenciais suficientes para se tornar competitivo no mercado e até mesmo para estar à frente da concorrência. Falaremos sobre cada um deles de forma individual nos próximos tópicos.
7 dicas de como administrar uma empresa prestadora de serviços
Do planejamento ao pagamento dos impostos, preparamos um resumão para que você não erre na hora de administrar o seu negócio. Confira!
1. Tenha um planejamento sempre atualizado
Empresa nenhuma sai do chão sem um bom planejamento, né? Com a sua, também será assim!
Você precisará de planejamento estratégico, tático e operacional para abrir e para manter um negócio e de nada adiantará criar um bom plano no momento da inauguração se depois ele for deixado de lado. Todo planejamento precisa de atualização.
Então, desde o primeiro dia, busque informações a respeito do seu mercado, da concorrência e do público que deseja ter como cliente e trace estratégias a partir dessas informações e das conversas que você vai ter com todo mundo.
Além disso, monitore resultados, inclusive para pensar sobre o que deve ser atualizado e o que deve ser mantido no seu planejamento.
2. Fique de olho nos resultados
E, para além disso, busque entender porque eles foram positivos ou negativos em determinado momento ou cenário. Faça isso usando a tecnologia como aliada, através de sistemas de gestão e de monitoramento de indicadores financeiros.
Com os sistemas, você pode criar metas que vão controlar a sua prestação de serviços, analisar aquilo que está dando certo ou errado e, finalmente, tomar decisões a respeito do que manter, mudar ou excluir.
O interessante de acompanhar resultados é conseguir se antecipar a problemas que talvez comprometam o funcionamento da sua empresa.
3. Execute melhorias contínuas
Ao se deparar com resultados ruins ou qualquer tipo de problema, tome logo a iniciativa de fazer os ajustes necessários para evitar a famosa "bola de neve".
Além disso, observe como está o seu padrão de serviços em comparação ao mercado, busque feedbacks dos clientes e esteja alerta para aquilo que os deixa insatisfeitos, fazendo pequenas alterações que trarão grandes impactos aos poucos.
Nenhum negócio é perfeito, mas você pode aprimorar aquilo que não vai tão bem e tornar isso mais um diferencial em relação aos concorrentes.
4. Invista em experiência do consumidor
Esse é mais um investimento estritamente necessário se você quiser que os negócios decolem, porque ele mostra interesse da empresa em cada um dos clientes.
Então, descubra tudo o que puder sobre seu público: o que pensam, o que desejam, o que esperam e use as informações a seu favor para personalizar o relacionamento com quem procura por você e pela sua empresa.
Atitudes preocupadas com a experiência do consumidor ajudam a aumentar o valor percebido por eles em um negócio. É assim que você passa a ser um verdadeiro parceiro de quem contrata seus serviços.
Não deixe de gerir os serviços internos também, inclusive para facilitar movimentações a favor da experiência!
5. Faça uma boa gestão de serviços
Acompanhe, tão de perto quanto os resultados, as atividades que acontecem dentro da sua empresa: pré-vendas, execução dos serviços, pós-vendas e tudo o que essas etapas envolvem e monitore processos internos como se a sobrevivência dos negócios dependesse deles.
E depende, né?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as reclamações mais comuns dos clientes envolvem:
- cobranças indevidas;
- descumprimento de ofertas;
- dificuldade de comunicação;
- falta de informações; e
- serviços com defeito e vício.
Já comece a pensar sobre o que fazer para evitá-las.
É através da gestão de serviços dentro da sua empresa que você vai garantir níveis máximos de experiência do consumidor e, consequentemente, de satisfação e retenção de clientes.
Gerir serviços permitirá à sua empresa trazer excelência em todas as etapas do relacionamento com cada cliente: desde o momento que eles fazem o primeiro contato até o acerto de contas depois do serviço executado e uma eventual nova contratação no futuro.
Acrescente aqui um toque de aprendizado contínuo para você, como responsável pela gestão e para a sua equipe – se você tiver uma, além de valorização desses colaboradores e a receita estará completa.
6. Valorize sua equipe
Outro ponto importante na administração de uma empresa é cuidar dos colaboradores e da gestão de pessoas, oferecendo um ambiente saudável para todos trabalharem, valorizando-os como profissionais, dando feedbacks e investindo em treinamentos.
Cuide dos profissionais da sua empresa prestadora de serviços tão bem quanto você cuida dos clientes e verá como eles terão impactos positivos para fazer os negócios decolarem.
Ah! Não deixe de buscar mais conhecimento sobre como gerir e administrar uma empresa você também.
7. Pague impostos corretamente
A partir do regime tributário que você escolheu no momento de abertura da sua empresa – Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional – descubra quais são os impostos que não pode deixar de pagar todos os meses e anos ou a cada negócio fechado com um cliente.
Faça uma lista de todos eles e das respectivas datas de pagamento, utilizando-a como base para o seu controle financeiro e para evitar problemas com o Leão.
Lembre-se que as alíquotas são calculadas com base no faturamento anual e conte com um especialista em contabilidade se precisar conhecê-las ou estabelecê-las melhor.
Atenção para os pagamentos de impostos por MEIs (Microempreendedores Individuais) e MEs (Microempresas), já que as regras são diferentes!
Quais são os impostos para microempresa prestadora de serviços?
Os impostos para microempresas prestadoras de serviços são vários e traremos cada um deles em uma lista logo abaixo. Mas, antes disso, é importante você saber que eles têm um recolhimento único e, portanto, são pagos de uma vez só.
A Receita Federal e o Estado consideram microempresas prestadoras de serviços aquelas que faturam, anualmente, até R$ 360 mil e cobram dessas organizações os seguintes tributos:
- COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- CPP - Contribuição Previdenciária Patronal;
- CSLL - Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
- IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- ISS - Imposto sobre Serviços; e
- PIS - Programa de Integração Social.
Todos os valores são recolhidos através da chamada "guia única" de pagamento de impostos, um documento emitido uma só vez todos os meses e que unifica as alíquotas que precisam ser pagas.
Ufa! Já dá para dizer que você é quase um expert no assunto! Ponha em prática essas dicas e tenha certeza do sucesso no caminho dos negócios, independentemente do tamanho que a sua empresa tiver.
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