Para atrair clientes é preciso oferecer um serviço de qualidade e, além disso, é necessário disponibilizar opções diversificadas de pagamento.
A contratação de uma solução de cobrança eficiente é imprescindível para a saúde financeira do seu negócio, já que os consumidores procuram por bons preços, mas também por facilidade na hora do pagamento.
As empresas que oferecem opções diversificadas destacam suas empresas de maneira inteligente, diante da concorrência.
Mas você sabe como escolher uma solução de cobrança e o que este sistema deve oferecer para que seja completo?
Para auxiliar você a escolher a melhor opção do mercado, nós trouxemos cinco dicas que facilitarão a sua decisão. Acompanhe!
O que faz uma solução de cobrança?
O software de controle de pagamento auxilia os responsáveis pelo controle da saúde financeira da empresa, já que se isso for feito manualmente, pode resultar em muitos erros.
Além disto, as tendências de cobranças online têm crescido cada vez mais, seja pela facilidade e segurança gerada para empresa ou pela praticidade proporcionada ao cliente.
Uma solução completa é capaz de otimizar e automatizar todo os processos, assim como trazer segurança ao relacionamento entre cliente e empresa, propondo maior organização, controle operacional e gerencial em todo o ciclo de cobrança.
Com um sistema adequado, você consegue cobrar e receber pagamentos dos seus clientes, de maneira fácil, prática e organizada, diminuindo, consequentemente, os erros cometidos pelo controle manual destes processos.
O que analisar na hora de escolher uma solução de cobrança
Veja a seguir o que esperar de uma solução completa e eficiente.
1. O que o sistema oferece?
Um sistema completo deve oferecer soluções automáticas e diversificadas, para que a sua empresa ganhe destaque perante os concorrentes. Oferecendo, por exemplo, mais opções de pagamento, como cobranças por meio de:
- emissão de boleto;
- mensalidades; e
- carnês de pagamentos.
É necessário que um software completo disponibilize também o controle de recebimentos, para que você possa saber qual cliente efetuou o pagamento na data correta.
Essa funcionalidade também permite emitir relatórios para que o setor financeiro controle quem ainda não efetuou o pagamento (ou seja, que estão em aberto) e clientes inadimplentes (aqueles cujos vencimentos já expiraram, mas não pagaram).
Por último, um sistema bem completo oferece as mais baixas taxas para uso da tecnologia.
Por isso, procure e escolha uma plataforma de gerenciamento financeiro que somente cobre taxas após o pagamento efetuado dos seus clientes, de forma que caso o cliente não pague a dívida, você não saia no prejuízo.
2. Integração com outros sistemas
Contar com uma plataforma de permita a integração com os outros sistemas de gestão que sua empresa possua é a melhor opção para os negócios.
Por isso, opte por um sistema que trabalha com uma API de pagamentos, ou seja, que permita integrar todos os seus sistemas com o de gestão financeira, para que eles trabalhem para você, facilitando sua gestão e o controle do negócio.
Quando a integração é feita, o trabalho manual de transferir informação de um sistema para outro fica desnecessário, o que aumenta a organização financeira e também a produtividade operacional do encarregado.
3. Escolha um sistema fácil e completo
Nenhum sistema de cobrança, por mais eficiente e completo que seja, funciona sozinho: é necessário destinar alguém para a função.
Sendo assim, pensar no manuseio do software é imprescindível e contar com uma plataforma que seja completa em suas funções, e cujo uso seja prático e descomplicado, oferecendo suporte, é a melhor saída.
4. Segurança em relação às informações
Para começar, certifique-se de que toda a parte de cadastro de cliente é salva na nuvem, evitando possíveis perdas de dados, caso haja um problema com o seu computador.
O sistema precisa oferecer segurança total quanto às informações dos clientes e da empresa, por isso é necessário que haja proteção com senha, para que todos os dados sejam salvos em um servidor altamente confiável.
5. Analise a relação de custo-benefício
Para conseguir a redução de inadimplência, é preciso utilizar essas funcionalidades citadas ao longo do artigo, de maneira automatizada e eficaz.
Afinal, possuindo um relatório que mostre a relação de clientes inadimplentes, você consegue efetuar a cobrança com mais afinco, garantindo melhores resultados.
É válido lembrar que os melhores sistemas oferecem também a cobrança automatizada, ou seja, quando o cliente entra para a relação de inadimplência, o sistema automaticamente o notifica com uma mensagem de cobrança, enviando um lembrete para que efetue o pagamento.
Escolhendo uma solução de pagamento adequada e completa para a sua empresa, você consegue:
- aumento de produtividade operacional, devido à melhor organização das finanças;
- controlar o setor financeiro em relação a pagamentos recebidos, em aberto e atrasados; e
- redução de erros com cobranças indevidas.
Como usar uma solução de pagamento?
Para utilizar uma solução de cobrança, você precisa fazer uma pesquisa de mercado, avaliar cada opção e encontrar, de acordo com as nossas dicas, a plataforma que mais encaixa nas necessidades da sua empresa.
Uma dica é entrar no site da Cobre Fácil e conhecer todas as vantagens que esse sistema de pagamento traz para a sua empresa.
Além da plataforma de intermediação de pagamentos, também possui um gateway de pagamento completo e integrado, que oferece todos os benefícios e aspectos citados no decorrer do artigo.
Inclusive, a taxa de transmissão funciona da seguinte maneira: você somente paga a taxa de emissão dos boletos quando o seu cliente efetua o pagamento do mesmo para você.
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