Como escolher um intermediador de pagamentos sem errar

Checkout de pagamento seguro, intuitivo e personalizado é o que você precisa para fazer seu e-commerce crescer? Um intermediador de pagamentos será sua solução!

Foto de uma mulher olhando para tela de seu notebook e comemorando.

Para escolher o melhor intermediador de pagamento de primeira, observe as necessidades do seu negócio e as taxas envolvidas, avalie a quantidade de meios de pagamentos disponibilizados e a experiência proporcionada ao usuário pela plataforma em questão. Também não deixe de ler sobre a reputação da empresa na “praça”.

Pense assim: um intermediador de pagamento deve ser fácil de usar e de implementar, cair como uma luva em qualquer sistema, possuir uma boa variedade de meios de pagamento e se adaptar às necessidades do seu processo de cobrança.

Se você vende online, trabalha com mensalidades, planos de assinatura ou recorrência de qualquer tipo, uma solução de cobrança segura, intuitiva e conveniente vai revolucionar o dia a dia do seu negócio. Este artigo serve como um tutorial para você acertar em cheio na escolha.

Afinal de contas, o que é um intermediador de pagamento?

O intermediador de pagamento é uma das ferramentas responsáveis por fazer a mágica da cobrança online acontecer. Sua função é fazer a ponte nas transações financeiras entre os compradores finais e um e-commerce com segurança e eficiência.

Essa tecnologia “age” no momento do checkout de pagamento, quando o consumidor insere seus dados e aperta em “pagar”. Nessa hora, a solução contratada faz a leitura das informações, verifica a disponibilidade de saldo, autoriza a compra e repassa o valor à loja.

No campo mais técnico, ela também pode ser chamada de subadquirente, pois, além de fazer a conexão entre o e-commerce e os consumidores, a plataforma intermediadora “conversa” com os adquirentes, empresas responsáveis por processar e liquidar transações feitas online (Cielo e Stone são exemplos desse último grupo).

Na verdade, diversos players são “ativados” durante esse processo, uma vez que o intermediador conecta os sistemas das lojas virtuais aos bancos e adquirentes responsáveis pelas transações. 

Depois, quando tudo for checado e a fatura for paga pelo cliente, as taxas de todos os envolvidos são descontadas, e o intermediador encerra a operação repassando os recebíveis ao lojista.

Agora, por que usar um intermediador de pagamento?

Sem dúvidas, as principais vantagens de um intermediador de pagamento são a maior segurança nas transações, o mecanismo antifraude, a facilidade de integração com a plataforma de vendas, o checkout transparente e confiável e os relatórios sobre a saúde financeira do negócio.

Mesmo com tantos benefícios, seu uso e implementação não é difícil, pelo contrário, quando você contrata uma solução que realmente se preocupa com a sua experiência e a do consumidor final, a complexidade técnica da implementação do uso é quase nula.

E, com um intermediador de pagamento, você não precisa conversar com grandes bancos em busca do processamento de pagamentos, já que tudo isso fica por conta do seu “meio de campo”.

As vantagens também são imensas para o seu comprador final, que tem um processo de pagamento simplificado, fluído e seguro dentro de um checkout otimizado, tornando sua experiência positiva e aumentando suas chances de retorno.

Convencido(a) de que a tecnologia é tudo o que você precisa por aí? Dá uma olhada nas recomendações deixadas por especialistas no tópico abaixo e saiba como contratar a sua!

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Como escolher um intermediador de pagamento em 7 passos

Para escolher um intermediador de pagamentos que acompanhe o negócio de maneira sustentável e escalável durante toda sua trajetória, saber exatamente o que você procura, comparar taxas e observar a facilidade de integração são etapas fundamentais.

Leia os detalhes a seguir e acerte na escolha de primeira!

1. Identifique o que sua empresa precisa

Qual é o volume de transações que o seu negócio realiza mensalmente e quais são os produtos e/ou serviços que você comercializa? Quais são os meios de pagamentos que seus clientes costumam usar? Quais são as funcionalidades que você não abre mão? 

As respostas para essas perguntas formam as características que você deve buscar em uma ferramenta para suprir as necessidades da rotina, já que a máxima “cada caso é um caso” sempre se aplica nessas situações, e o que funciona para uma empresa física pode não funcionar para o seu e-commerce, por exemplo.

2. Compare as taxas e os custos cobrados por cada opção

Analise com cuidado a política de taxas e custos adicionais de cada uma das opções consideradas, já que elas podem impactar no seu ganho final e prejudicar o crescimento do seu negócio.

Taxas de implementação, de transação, de transferência, de antecipação de recebíveis ou de saque devem ser calculadas antes de contratar o serviço, por isso, dependendo da sua movimentação mensal, um valor fixo + uma taxa justa por transação podem compensar.

3. Considere a variedade de meios de pagamento disponibilizados

Boleto bancário, cartão de crédito e débito, transferência bancária, Pix e carteiras digitais são os principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros, por isso, é importante que o intermediador tenha o poder de processá-los sem nenhum problema.

Quanto maior for a versatilidade da solução, menores serão as chances de o comprador abandonar suas compras no carrinho por falta de alternativa de pagamento. 

4. Pense na experiência do usuário durante o processo de compra

Nem todas as pessoas que compram de você estão acostumadas a comprar online, logo, quanto mais confiável e intuitivo for o checkout de pagamento da sua loja virtual, mais chances você tem de receber pedidos.

Por isso, o intermediador de pagamento escolhido deve agir como um camaleão e oferecer uma página de checkout seguro e personalizável – o famoso carrinho –, com as cores e “selo” de confiança da empresa.

Assim, o usuário terá sua experiência de compra dentro do próprio e-commerce, sem ser direcionado para outra aba e sem se sentir inseguro por informar seus dados e não saber para onde eles estarão indo.

5. Observe a facilidade de integração

Se você está contratando uma solução de pagamento online, é esperado que seja fácil integrá-la aos diversos sistemas de comércio eletrônico que você já usa por aí. Se a integração do intermediador é complicada e confusa, a ferramenta pode trazer mais complicações do que benefícios à sua rotina.

Para ter um checkout moderno sem que seja necessário contar com um time técnico extenso para implementar o programa, contar com uma API de pagamento fácil de integrar com qualquer aplicação vai poupar recursos e colocar sua solução na rua mais rápido.

6. Pesquise sobre a reputação da empresa

Nada melhor do que ter a prova social para contratar um serviço de consciência tranquila, né?

Por isso, durante sua busca, verifique se a empresa tem uma boa reputação no mercado, leia as avaliações sobre ela na internet, analise se a solução é indicada por outros lojistas e quais são os pontos positivos e negativos sobre ela.

7. Faça um teste antes da contratação de fato

Muitas empresas oferecem um período de teste gratuito para comerciantes e empreendedores testarem suas soluções. Uma dica é solicitar o free trial aos intermediadores de pagamento que conquistaram seu coração até esta etapa.

Teste o desempenho, a usabilidade e a estabilidade do sistema, converse com o suporte ao cliente e certifique-se de que a solução preenche todas as suas “caixinhas” antes de contratar uma plataforma por tempo indeterminado.

Os recursos de uma solução inteligente de cobranças podem modernizar seu site, trazer mais credibilidade para o seu negócio e tornar a experiência do “e-cliente” mais humanizada e transparente. Não deixe de testar e comprovar os benefícios do recurso!

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