A venda com o gateway de pagamento acontece através da interação entre a tecnologia e os bancos, com o objetivo de fornecer uma compra mais segura e rápida para empreendedores e clientes. A Cobre Fácil, por exemplo, assegura a proteção dos dados dos envolvidos por meio de criptografia, evitando vazamento de dados ou qualquer problema na transação.
E, num cenário no qual o compartilhamento de informações digitais se tornou motivo para consumidores evitarem compras online, quem fornece transações seguras conquista a confiança do público e garante um alto diferencial competitivo!
Se você quer que o seu negócio se destaque entre o seu público-alvo (e concorrentes!) como aquele que preza pela proteção de dados, facilidade de pagamento e experiência do cliente, continue lendo o artigo para saber mais sobre como vender com o gateway de pagamento e qual você deve escolher!
O que é um gateway de pagamento online?
Um gateway de pagamento – ou API de pagamento – é a “ponte invisível” que torna as transações financeiras entre compradores e vendedores em ambiente online mais simples e ágeis, garantindo o processamento seguro das informações financeiras e pessoais compartilhadas nas operações.
Pense no gateway como um mensageiro digital, que tem como objetivo proteger o seu dinheiro desde a transação até a chegada dele no banco. Esse recurso possui um conjunto de protocolos que mantêm comunicação entre os sistemas e ainda ajuda em outros aspectos, oferecendo:
- várias opções de pagamento para os consumidores;
- coleta de informações referentes às negociações para confirmar se são válidas;
- proteção de dados através de criptografia avançada;
- redução da inadimplência;
- retorno sobre as tentativas de compra, informando se o pagamento foi aprovado ou não; e
- informação sobre os status de cada transação.
Tudo isso torna o processo de venda e compra muito mais fácil, mais rápido e com menores chances de desistência.
Recurso aprovado? Então, confira agora como começar a lucrar com ele!
Como vender online com gateway de pagamento?
Para vender online com gateway de pagamento é muito simples, basta integrar a API de pagamento escolhida ao seu site e começar a receber de forma simples e automatizada.
O passo a passo abaixo exemplifica como acontece todo o processo, da compra ao recebimento!
- O cliente chega até o seu site, escolhe o serviço e finaliza o pedido. A página, então, abrirá campos para inserção das informações de pagamento, como os detalhes do cartão de crédito.
- Após o preenchimento, o gateway de pagamento fará a verificação de fraude e a criptografia dos dados fornecidos, usando protocolos de segurança integrados.
- Depois, as informações criptografadas são transmitidas ao adquirente (exemplos desse grupo no Brasil são a Stone, a Cielo, a Rede etc.) do empreendedor, para que a transação seja, enfim, processada.
- A adquirente encaminhará a transação para o banco do cliente para verificar se todas as informações compartilhadas estão corretas e para se certificar de que ele tem saldo disponível para efetuar a compra.
- Ao receber a resposta de autorização, a adquirente informa o gateway, que retornará essa resposta ao site de e-commerce para permitir que o cliente complete a transação.
- Se a transação for concluída, o cliente será notificado e o adquirente depositará todos os fundos autorizados na conta do comerciante. Porém, se a transação falhar, o site pedirá ao cliente que use outro método de pagamento.
Se esse processo pareceu longo para você, não se preocupe: tudo acontece em pouquíssimos segundos ou minutos! E as transações são completamente automatizadas sem precisar de constante atenção humana o tempo todo. Super simples e prático, né?
E a melhor parte é que um bom gateway de pagamento não funciona apenas em e-commerces: ele pode ser utilizado em diversos negócios, como escolas, escritórios, clínicas diversas, agências de publicidade, imobiliárias e afins. Até mesmo profissionais autônomos que precisem fazer cobranças podem usufruir dessa tecnologia.
Melhor ainda se você conseguir acertar de primeira na escolha do recurso. Não à toa, o tópico final deste artigo ajuda nessa decisão!
Qual o melhor gateway de pagamento?
O melhor gateway de pagamento online será aquele que consegue suprir todas as particularidades do seu negócio, com personalizações aplicáveis ao que você precisa, e que facilite o processo de vendas do início ao fim. O foco, no entanto, deve ser na melhor forma de cobrar fácil os seus clientes, sem dores de cabeça.
Por isso, se você deseja um gateway de pagamento com funcionalidades e recursos que realmente façam diferença no dia a dia do seu negócio, escolha as soluções da Cobre Fácil e usufrua de:
- criação facilitada de boletos bancários;
- automação de cobrança via cartão de crédito e Pix;
- geração e envio de links de pagamento para facilitar recebimentos;
- emissão de carnês de pagamento online sem burocracia;
- criptografia de informações e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- protesto de boletos simplificado;
- facilidade para receber mensalidades, além de executar vendas e cobranças recorrentes;
- cobranças automatizadas por e-mail para redução da inadimplência e melhor controle financeiro;
- suporte humanizado 24 horas por dia;
- comunicação webhook entre sistemas, com notificações sobre qualquer mudança no status do pagamento;
- documentação para desenvolvedores criarem a própria interface de suas empresas e terem total autonomia sobre as cobranças;
- personalização dos recursos de acordo com as necessidades da empresa e do público-alvo; e
- emissão automática de Notas Fiscais de Serviço.
Quer ver todos esses tópicos em ação no seu negócio? Então, pronto: você tem o seu gateway de pagamento ideal! Crie sua conta grátis e experimente ainda hoje a Cobre Fácil para nunca mais lidar com transações ineficazes.
Deixe seu comentário