Um voucher de pagamento equivale a um cupom de desconto ou a uma espécie de papel virtual que vai ser usada pelo cliente da sua loja ou empresa para concluir a aquisição de um produto ou serviço, mas ele é mais do que isso: é uma ferramenta que ajuda a automatizar e simplificar cobranças e a fidelizar consumidores.
A oferta de vouchers pode representar justamente aquele diferencial que seu negócio merece e precisa ter, então, neste artigo, você vai aprender mais sobre ela e descobrir se faz sentido torná-la uma realidade por aí.
Explore as vantagens da modalidade e aprenda a fazer um voucher digital agora mesmo!
O que é um voucher?
Um voucher nada mais é do que um crédito ou um cupom de desconto que pode ser usado pelo cliente de uma empresa no momento do pagamento de uma compra, seja para cobrir o valor total da negociação ou uma parte do pagamento.
Antigamente os vouchers eram físicos, mas hoje em dia são digitais, o que os tornou aliados ainda maiores de muitos empreendedores cujos objetivos são incentivar o consumo, promover novos itens, fidelizar a freguesia ou recompensá-la.
Como funciona um voucher de pagamento?
Na prática, atualmente, vouchers de desconto nada mais são do que códigos registrados pelo consumidor em um campo reservado para eles no momento do checkout (processo de pagamento), ou seja, na conclusão de suas negociações online.
Então, se você quiser utilizá-los, basta emiti-los já com um valor ou um desconto específico e compartilhá-los.
Quando os vouchers são registrados pelo consumidor na hora da finalização da compra, automaticamente, seu sistema desconta o valor deles e o preço final do produto ou serviço aparece ajustado para quem está do outro lado da tela.
E como fazer um voucher digital? 5 passos básicos
Algumas plataformas de vendas e alguns softwares de gestão financeira permitem aos donos de negócios emitir vouchers diretamente através deles. Se a tecnologia que você usa se enquadra nisso, é só começar a usar, caso contrário, considere atualizá-la.
Aí, faça o seguinte!
- Defina qual será o valor ou percentual de desconto do voucher
- Estabeleça condições de uso para ele (validade, a quais produtos ou serviços se aplica, valor mínimo de compra etc.)
- Gere um código personalizado e preferencialmente ligado ao mote da sua campanha para o cliente inserir no campo de voucher do checkout
- Informe que o desconto está concedido aos consumidores que têm direito ao voucher, explique as condições de uso e ressalte benefícios
- Finalmente, monitore a utilização dos descontos
Não ignore a última etapa: buscar saber quantas pessoas usaram o voucher e como isso impactou nas vendas, qual o valor médio dos pedidos aos quais o código foi atribuído etc. vai ser essencial para medir a eficácia da sua estratégia.
Existe melhor época do ano para oferecer vouchers de desconto?
Em alguns momentos de celebração ou até mesmo de menor procura pelos seus produtos ou serviços, os vouchers podem ser bem-vindos tanto à empresa quanto ao cliente, mas o que vai definir a melhor época para uma oferta como essa é tanto o seu plano de negócios quanto a sua atenção ao comportamento do seu público-alvo.
Capriche na inteligência de vendas!
Você pode experimentar, com grandes chances de sucesso, a criação de cupons em cenários como os apresentados adiante.
- Black Friday
- Cyber Monday
- Natal e Ano Novo (vouchers para uso até o final de janeiro)
- Dia dos Namorados
- Dia das Mães
- Dia dos Pais
- Começo e fim de estações do ano
- Lançamentos de produtos ou coleções
- Dias ou semanas que precedem feriados
- Aniversário da marca e do cliente
Vale até oferecer vouchers se surgir uma necessidade de “esvaziar o estoque”, por exemplo, criando uma das famosas “promoções-relâmpago” – praticamente irresistíveis, não?
A chave sempre será aproveitar os momentos de alta demanda para mostrar ao freguês que a sua marca é melhor que a concorrência.
Ao mesmo tempo, aproveite para dar um incentivo extra a pessoas que querem seu produto ou serviço, mas pensam duas vezes antes de comprar, convencê-las a experimentarem principalmente em períodos mais calmos quando manter o caixa no azul se torna um desafio maior!
Pondere o que você quer com o seu voucher porque assim criá-lo e direcioná-lo com assertividade, usufruindo de suas vantagens, fica mais fácil.
Quais as vantagens de usar voucher digital de pagamento?
Os vouchers de desconto aumentam o engajamento dos clientes, impulsionam as vendas e transformam a forma como você gerencia o seu negócio, além disso, são uma estratégia simples para colocar em prática.
A lista de vantagens é longa, quer ver?
- Atração de novos clientes
- Vantagem competitiva
- Máxima fidelização e maior taxa de retenção
- Equilíbrio financeiro e fluxo de caixa projetado
- Controle total das suas promoções e dos resultados
- Contribuição para a gestão do estoque
- Promoção de lançamentos
- Facilidade de implementação
- Mais oportunidades de vendas mesmo em períodos de baixa
- Novas oportunidades de marketing
E não há risco nenhum em emití-los se você seguir as dicas deste artigo!
Existe algum risco em emitir voucher de desconto?
Ao utilizar uma plataforma segura e confiável para a emissão dos seus cupons, qualquer tipo de risco cibernético é minimizado, então, não se preocupe. Sistemas bem estruturados, desenvolvidos e implementados por especialistas, possuem barreiras anti-fraudes, duplicações e uso dos vouchers por pessoas não autorizadas.
Além disso, a definição de regras claras de uso e o monitoramento partindo de você e da sua empresa também vão ajudar, sem dúvidas.
Faça testes sem prejudicar sua margem de lucro ou a reputação da sua marca, conte com o suporte da sua plataforma e aproveite! Continue acompanhando as informações do blog da Cobre Fácil para sair sempre à frente no universo empreendedor.
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