Você diminuirá os riscos de inadimplência entre clientes garantindo que eles façam pagamentos automáticos e regulares, em intervalos fixos. Isso só é possível por meio de pagamentos recorrentes, que facilitam tanto a vida do consumidor quanto a do gestor.
A falta de recebimentos na data correta é a arqui-inimiga da saúde financeira de qualquer negócio, mas existe uma “heroína” capaz de evitar os seus estragos: a recorrência. Só ela consegue criar condições para assegurar previsibilidade de receita e segurança para o caixa.
Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), a parcela de inadimplentes em maio de 2023 chegou a 29,1%. São quase 30% das famílias brasileiras com dívidas!
A consequência desse índice é uma bola de neve financeira: os clientes não pagam e, sem dinheiro, as empresas podem precisar recorrer ao crédito para liquidar suas contas, o que causa ainda mais endividamento no país como um todo.
Se você não quer que essa seja a história do seu negócio, continue a leitura e conheça estratégias eficazes para receber em dia, com recorrência, de maneira prática e segura!
Como está a inadimplência no Brasil?
Em 2022, 69,4 milhões de brasileiros não cumpriram (ou cumpriram com atraso) seus compromissos financeiros, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa.
Esse número representa 42,76% da população adulta do país, um resultado 7,8% maior do que o verificado em 2021, com 63,97 milhões de inadimplentes.
“Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la” e essa máxima também vale para a economia, principalmente no que diz respeito à inadimplência no Brasil em 2022 e em outros momentos de um passado recente e não tão recente assim.
Com índices tão altos, você deve estar se questionando como afastar do seu negócio esse fantasma que assola a população, né? A resposta está nas próximas linhas!
Como diminuir a inadimplência na minha empresa?
Como o pagamento recorrente desconta automaticamente da conta do cliente o valor mensal acordado na hora da contratação do recebimento de um produto ou serviço, ele corre menos risco de esquecer de pagar o que deve ou de priorizar outras contas. Atrasos também são evitados.
Isso traz uma segurança maior para a gestão financeira de qualquer empresa.
E não é só pelo esquecimento de um boleto ou outro que os clientes se enrolam com as contas: quem tem dívidas atrasadas há mais tempo tende a sentir mais dificuldade para sair delas.
Conforme pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a cada 100 consumidores com pagamentos em aberto em abril de 2023, 45 estavam atrasados há mais de três meses.
Para evitar que os seus clientes entrem nesse ciclo devedor, a maneira mais eficaz é investir em um modelo de recebimentos por recorrência. Continue lendo e entenda o porquê.
O que é pagamento recorrente?
Pagamento recorrente nada mais é do que contratar um serviço ou comprar um produto que será entregue para o consumidor de tempos em tempos dentro de um período determinado ou indeterminado e pagar por essa contratação da mesma maneira.
Pense em todos os streamings que você conhece: Netfix, Spotify, GloboPlay… Eles são exemplos da assinatura recorrente, assim como clubes de livros, vinhos e por aí vai.
O que acontece se o consumidor parar de pagar pela contratação? A primeira opção, quando a assinatura acontece através de plataformas digitais, é a cobrança automatizada, mas também dá para tentar estratégias de cobrança que envolvem o atendimento da empresa.
De um jeito ou de outro, está garantido: a recorrência reduz ou até elimina o risco de inadimplência. E não tem nada a ver com parcelamento, viu?
Qual a diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado?
Enquanto parcelar é pagar um valor x por uma única venda e dividir o total em várias prestações que precisam ser pagas de qualquer jeito, se comprometer com uma recorrência quer dizer contratar alguma coisa e pagar por esse produto ou serviço só enquanto ele é usufruído.
Você encontra um comparativo completo de parcelamento e recorrência neste outro artigo do nosso blog que trata de crédito recorrente, mas, resumindo, parcelar pode ser péssimo para o bolso dos clientes e arriscado para o seu negócio.
Melhor optar pelo pagamento recorrente: mais prático, seguro e eficaz tanto para diminuir a preocupação com os recebimentos futuros quanto para aumentar a sua receita!
Vamos ver como essa alternativa funciona na prática?
O que é e como funciona o mercado de recorrência?
No mercado de recorrência, o cliente paga para ter acesso a um produto ou serviço pelo tempo que desejar. Essa lógica é uma possibilidade que difere da compra tradicional, em que o consumidor paga para ter a propriedade de um bem ou para contratar um serviço uma única vez.
A tendência representa:
- mais comodidade na hora da compra;
- simplicidade para a adesão e cancelamento do plano;
- relacionamento transparente com os consumidores;
- sistema de preços baseado no consumo; e
- mais autonomia para escolher como pagar pela assinatura.
Sem contar que permite às empresas oferecerem diferentes opções de meios de pagamento.
Como cobrar por recorrência?
Mensalidades e assinaturas recorrentes podem ser cobradas através de débito automático, Pix, boleto bancário ou cartão de crédito, entre outras alternativas.
A maioria dos empreendedores têm optado por usar não uma, mas todas as modalidades, contando com plataformas específicas para gestão de pagamentos desse tipo.
1. Débito automático em conta-corrente
Nesse formato, o valor do pagamento é retirado diretamente da conta do usuário. Para colocá-lo em prática, basta pedir a autorização do consumidor no momento da assinatura, preferencialmente através de uma plataforma de cobrança.
Algumas empresas, inclusive, oferecem descontos e vantagens para clientes que optarem por essa modalidade.
2. Pix recorrente
Essa é uma opção que vem ganhando popularidade entre os clientes. Nesses casos, a cada mês (ou período acordado para assinatura), o consumidor recebe automaticamente o link para o pagamento.
Para quitar a conta, ele só precisa entrar no aplicativo do banco, copiar e colar o link ou apontar a câmera do celular para a tela do computador que mostra o QR Code e efetuar o pagamento.
3. Boleto bancário
Essa é uma boa forma de levar a recorrência para uma fatia do público que não possui conta bancária e, se você pensa que é melhor abrir mão desses clientes “desbancarizados”, aí vai um dado para reflexão:
Segundo o estudo exclusivo do Instituto Locomotiva, referente a janeiro de 2021, há mais de 34 milhões de brasileiros que não possuem conta em banco. Esse número corresponde a 21% dos brasileiros que movimentam, por ano, cerca de R$ 347 bilhões (ou 8% da massa de rendas no país). |
Ainda que o “time boletos” tenha uma torcida relevante, o queridinho nacional é outro: o cartão, responsável por movimentar R$ 3,31 trilhões em 2022, conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
Quer entender como a função crédito ajuda a reduzir a inadimplência? Segue o fio!
4. Cartão de crédito
Essa é uma das modalidades mais comuns na recorrência, já que o pagamento pode ser programado acontecer automaticamente, dando mais comodidade e melhorando a experiência do usuário.
Outra vantagem para o consumidor é não diminuir o limite do cartão de crédito, já que cada mensalidade é lançada de forma isolada no sistema, sob forma de crédito (ou limite) recorrente.
Como funciona o limite recorrente?
A cobrança de um parcelamento recorrente acontece automaticamente durante todo o período em que o cliente mantiver sua assinatura ativa e o valor do serviço contratado é lançado diretamente na fatura do cartão de crédito.
Você leu sobre isso anteriormente neste mesmo artigo, quando falamos da diferença entre a recorrência e o parcelamento tradicional.
Muito mais seguro e previsível do que a lógica tradicional de cobranças, o pagamento recorrente por cartão de crédito apresenta quase zero possibilidade de inadimplência, mas, pensando nesse “quase”, em casos de inadimplência, o que fazer?
7 estratégias para reduzir a inadimplência em pagamentos por recorrência
Existem estratégias bem simples que você pode adotar no seu negócio e evitar dores de cabeça, começando por uma boa comunicação, passando pela automação e um bom atendimento. Confira todas elas abaixo!
1. Tenha uma comunicação clara
Certifique-se de que seus clientes compreendam as condições do serviço de recorrência e os termos de pagamento. Explique o valor, a frequência e os métodos de pagamento de forma transparente. Esclareça também as consequências do não pagamento.
Todas essas regras devem estar dispostas em contrato.
2. Invista em automação de pagamentos
Utilize softwares de pagamento automatizados para processar as transações recorrentes. Eles atuam por meio de integração com plataformas de pagamento, por meio das quais as informações dos clientes são armazenadas e os pagamentos são processados conforme as datas de vencimento estabelecidas.
Ao eliminar a necessidade de intervenção manual no processo, você garante mais agilidade, redução de erros humanos e inadimplência, além de facilitar a gestão financeira ao fornecer relatórios e registros precisos das transações.
3. Envie lembretes antes da data de vencimento
As notificações podem ser feitas por e-mail, mensagem de texto ou WhatsApp e são parte de uma ferramenta de gestão conhecida como régua de cobrança, que tem como principal função fazer com que o cliente efetue o pagamento na data correta, reduzindo a chance de inadimplência por esquecimento.
Existem duas formas de fazer esses envios: manualmente ou via automatização, mas, cá entre nós, destacar uma pessoa (ou até mesmo uma equipe) para verificar manualmente todas as etapas de cobrança e mandar comunicados para cada um dos clientes da sua empresa não é nada prático!
O risco de acontecer alguma falha humana nesse processo burocrático é grande, você concorda?
Por isso, muitos gestores optam pela régua de cobrança automatizada, online, inclusa em alguns softwares de cobrança, já que esse recurso garante muito mais funcionalidade, praticidade e menor incidência de erros.
4. Ofereça opções de pagamento flexíveis
Ser flexível significa oferecer não apenas diferentes métodos de pagamento, mas também datas de vencimento personalizadas.
Uma empresa que ajuda a acomodar as preferências e necessidades individuais dos clientes aumenta a probabilidade de recebimentos pontuais.
Você pode fazer isso por meio de plataformas de pagamentos recorrentes que ofereçam opções facilitadas, sem burocracia e com suporte online.
5. Mantenha um atendimento ao cliente de qualidade
Você pode otimizar o SAC da sua empresa com canais de comunicação acessíveis e eficientes. Esteja disponível para esclarecer dúvidas, resolver problemas e auxiliar os clientes no processo de pagamento.
Nesse contexto, investir em uma estratégia omnichannel ajuda a evitar problemas de inadimplência decorrentes de falhas de comunicação, além de permitir que a sua empresa mantenha um relacionamento amigável e contínuo com a clientela.
6. Utilize ferramentas de análise de dados para identificar padrões de inadimplência
Ter um sistema inteligente para avaliar os dados dos clientes ajudará você a aprimorar as suas estratégias de cobrança, já que ele torna simples e automática a identificação de usuários em risco de inadimplência e ainda permite a adoção de medidas preventivas antecipadas, como envio de lembretes e controle de notificações.
É importante ter em mente que, mesmo adotando todas essas estratégias, sua empresa precisará de políticas claras para lidar com situações de inadimplência e buscar o equilíbrio entre a retenção de clientes e a proteção dos interesses financeiros da empresa.
7. Crie planos de recuperação para clientes inadimplentes
Um plano de recuperação de clientes inadimplentes é um conjunto de estratégias e ações tomadas pela sua empresa para reverter a situação de inadimplência e recuperar os valores devidos.
Esse planejamento deve incluir:
- a identificação e segmentação dos inadimplentes;
- a implementação de métodos de contato eficientes (como ligações, e-mails ou mensagens de texto), oferecendo opções de renegociação de dívidas;
- a oferta de descontos ou prazos especiais; e
- o acompanhamento constante do processo de pagamento até a regularização da situação do cliente.
O objetivo é estabelecer um relacionamento de confiança, incentivar o pagamento e recuperar o valor devido. Se necessário, você pode considerar o uso de serviços de cobrança especializados.
Ficou claro como diminuir a inadimplência entre o seu público? Deixe sua opinião nos comentários e, para mais dicas como essas, continue acompanhando o nosso blog!
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