Se você já perdeu algum contrato importante por não conseguir entregar uma proposta de orçamento, precisa resolver isso, não é mesmo? Elaborar e apresentar uma proposta comercial é algo muito simples, bastando saber organizar as informações no documento de forma completa e atraente.
A seguir, listamos algumas dicas preciosas para ajudar você com as próximas propostas comerciais. Continue nos acompanhando.
O que é uma proposta comercial
É quando você apresenta seus serviços ou produtos, se for o caso, e também os preços cobrados pela prestação de serviço. É nesse momento que seu cliente precisa enxergar além do valor monetário. Ele precisa entender o preço cobrado como justo e seu serviço como essencial.
Uma proposta de orçamento de prestação de serviço nada mais é do que o documento básico para dar os primeiros passos em uma relação comercial. É a forma de consolidar um contrato, uma venda, enfim, é o documento que pode levar você a fechar ou não um negócio. Ou seja, é muito importante, certo?
Como elaborar uma proposta de orçamento
O texto, para a proposta de orçamento ser completa, precisa contar com as seguintes informações:
- Conte o que a empresa oferece ao cliente, seus diferenciais
- Descreva o que o serviço envolverá, ou seja, o objeto do contrato
- Determine o prazo de duração do contrato ou período de execução do serviço
- Inclua o prazo de validade da proposta apresentada
- Cite os custos estimados e as condições de pagamento
- Insira os dados básicos sobre o profissional ou empresa
É fundamental que a proposta seja clara e apresente todas as informações para que o seu cliente tome a decisão. Portanto, quanto mais elementos você fornecer, melhor, tanto para não deixar o cliente com dúvidas quanto para entregar bases capazes de fazê-lo querer fechar o negócio.
Como você pode ver nos itens acima, seu texto precisa conter detalhes sobre o que o serviço e a empresa oferecem, com prazos e custos, além de mostrar que o profissional ou empresa é competente, por meio de argumentos e dados que validem sua experiência.
Modelo de proposta de orçamento
Ao incluir as informações citadas, sua proposta de orçamento ficará mais ou menos assim:
NOME DA EMPRESA/PROFISSIONAL E LOGO 1. SOLUÇÃO EXCLUSIVA PARA 2. APRESENTAÇÃO Procure não ser muito técnico, descrevendo o serviço ou produto de maneira clara, ressaltando que você é um profissional experiente ou que sua empresa é competente para tal. 3. OBJETO Pense bem sobre como vai descrever os serviços. Não trate apenas como um serviço qualquer, usando algo como "Instalação de sensor de presença". Elabore o texto do serviço de forma que ele mostre a relevância de realizá-lo, como "Acionamento automático das áreas de iluminação". A forma como você trata o serviço também auxilia na tomada de decisão do cliente. 4. INVESTIMENTO 5. CONDIÇÕES 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6.1 A proposta inclui a compra dos materiais, mão de obra e equipamentos. Aqui, é importante incluir todas as informações que encontram respaldo na lei. Seu endereço - bairro, cidade e estado A/C [nome do cliente] |
Por fim, se seu cliente estiver de acordo com a proposta apresentada, peça para que ele assine o documento para que ele tenha valor legal.
O cliente estando de acordo, você pode partir para o contrato de prestação de serviços, se achar necessário, que é o documento formal que pode ser registrado em cartório, indicado para grandes projetos.
Como enviar uma proposta de orçamento
Recomendamos que você faça a entrega da proposta, se possível, pessoalmente. Se não for possível, capriche no e-mail, evitando erros de ortografia e sendo o mais claro e gentil possível.
Também é bem importante conferir se o cliente recebeu a proposta nesse caso. Se após o envio você não tiver nenhum retorno depois de alguns dias, deve ligar ou mandar um e-mail pedindo a confirmação do recebimento, mas tome cuidado para não passar a ideia de estar desesperado pelo serviço, se tornando inconveniente.
Para o envio de orçamentos por e-mail, você também pode ativar a confirmação de recebimento automática. Assim, não terá dúvidas quanto a isso e saberá quando o cliente abrir o e-mail. Mesmo tendo essa confirmação, se o cliente não responder, claro que você também pode contatá-lo buscando uma resposta.
Uma dica final é buscar conhecer as demandas do cliente antes de escrever a proposta de orçamento. Entenda o que o seu cliente realmente precisa para entregar nas linhas da proposta aquilo que ele procura. Pense menos nos valores e mais nos benefícios que realmente são úteis ao cliente e bons negócios!
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