Um plano recorrente para academia se parece com a assinatura de um serviço de streaming: através dele, quem frequenta a academia terá a opção de pagar todos os meses, a cada dois meses, por trimestre ou semestre, anualmente ou em algum outro formato personalizado pelo uso da sua infraestrutura e, em alguns casos, também pelas aulas que ela oferece.
O pagamento desse plano terá mais descontos conforme aumentar o período de fidelidade do usuário e poderá acontecer através de cobranças automáticas ou manuais no cartão de crédito ou débito, via Pix ou boleto bancário.
É importante reforçar que ele dependerá de um contrato com validade legal e da fixação de uma multa para casos de cancelamento antes do prazo estipulado, tudo bem?
Entre as vantagens da recorrência estão:
- a atração e fidelização de clientes mesmo em períodos menos movimentados como inverno e férias;
- aumento e controle do fluxo de caixa;
- redução de níveis e riscos de inadimplência;
- previsão de faturamento mais assertiva; e
- melhor planejamento de gastos.
No artigo a seguir, apresentamos outros benefícios dessa alternativa e explicamos em detalhes como colocá-la em prática no seu estabelecimento. Confira!
O que é plano recorrente na academia?
Um plano recorrente na academia ou plano de recorrência para academia é a opção oferecida ao aluno de pagar determinado valor, com desconto, para usar seu espaço e sua infraestrutura durante determinado período, seguindo a lógica de que quanto maior o período, maior o desconto.
Esse plano pode ter relação com convênios “básicos” ou “completos”, o primeiro envolvendo somente musculação, por exemplo, e o segundo englobando todas as atividades e possibilidades disponíveis.
De um jeito ou de outro, ele sempre vai funcionar como uma venda periódica e não como uma venda parcelada. Veja a seguir.
Como funciona um plano recorrente em academia?
A recorrência difere do parcelamento porque o seu valor total não precisa ser pago antes mesmo do uso do serviço, pelo contrário: as parcelas são cobradas mensalmente durante o período definido no contrato - um mês, dois, três, seis meses, um ano etc. - até que esse período termine.
O acesso ao serviço ficará liberado também dentro do espaço de tempo pré-estabelecido e, uma vez expirado o plano, o cliente terá a opção de renová-lo (ou não) ou de mudar de pacote.
Para entender o funcionamento do plano recorrente de academia, pense nele como um plano de assinatura de um serviço de streaming em vez de considerá-lo parecido com uma compra parcelada.
Outra diferença que merece destaque entre pagamento recorrente e parcelado tem a ver com a retenção do valor integral do serviço e os meios disponíveis para o acerto da conta: a recorrência não retém o valor integral todo de uma vez no cartão de crédito do cliente e permite à academia oferecer outros meios de pagamento como:
- cobrança automática no débito ou no crédito;
- cobrança manual no débito ou no crédito;
- Pix;
- boleto bancário; e
- Link de Pagamento.
Aqui, deixamos uma tabela com um breve comparativo entre plano de recorrência e pagamento parcelado para você compreender ainda melhor como funciona essa alternativa.
Pagamento recorrente | Pagamento parcelado convencional | |
Formas de pagamento | Cartão de crédito Cartão de débito Pix Boleto bancário Link de Pagamento | Cartão de crédito |
Uso do limite total disponível no cartão de crédito | Não. Somente é descontado do limite o valor da parcela mensal referente ao uso dos serviços durante todo o mês corrente. Cobrança acontece conforme o contratante usufrui da academia e não no ato da assinatura do contrato. | Sim. Valor total de todas as parcelas cobrado de uma vez, no ato da contratação, antes mesmo do início do usufruto dos serviços. |
Interrupção do pagamento |
| Impossível, levando-se em conta que todo o valor já estará pago. |
Cancelamento antes do prazo | Simplificado. | Burocrático. |
Envolverá somente o pagamento da multa estabelecida em contrato e a solicitação para que a academia deixe de cobrar o valor da parcela nos próximos meses. | Envolverá, além do pagamento de multa, relacionamento com instituição bancária e fornecimento de dados pessoais, pelo menos para conseguir estorno quando houver possibilidade. | |
Chances de convencimento de não cancelamento e chances de fidelização | Maiores. | Menores ou mínimas. |
Agora, que tal aprender como desenvolver um plano de assinatura recorrente para uma academia?
1. Como criar um plano de assinatura recorrente
Existem sete passos fundamentais para gestores de academias criarem um plano recorrente para academia. Eles estão enumerados abaixo.
1. Decida quais tipos de assinaturas serão oferecidos
Levando em conta as diferentes opções de meses de fidelização/assinatura, a infraestrutura da academia, a liberação ou não para que os alunos participem de aulas de dança e outras aulas semelhantes, frequência limitada (válida somente de tal a tal hora e/ou somente para dias da semana) ou ilimitada etc.
2. Defina qual será o valor de cada plano
A partir dos tipos de assinatura que decidir oferecer e considerando valores cobrados pela concorrência, margem de lucro e diferenciais da academia.
3. Selecione os meios de pagamento para as assinaturas
Escolha entre as alternativas que já foram mencionadas anteriormente nesse texto e avalie a possibilidade de fazer condições ainda mais especiais para pagamentos que não acarretarão no pagamento de taxas, como a chave Pix.
4. Elabore contratos
Preferencialmente, este passo deve ser cumprido com a ajuda de advogados especializados para que estes documentos tenham validade legal. Eles serão assinados por empresa e cliente no momento da negociação.
5. Divulgue as alternativas e esclareça dúvidas
Nesta etapa, você deve apresentar as alternativas e possibilidades para quem já frequenta a academia e para quem deseja frequentá-la, sendo transparente acima de tudo, esclarecendo dúvidas sobre pagamento e contrato e enfatizando as vantagens da assinatura.
6. Planeje uma rotina de análises de pagamentos
Faça isso juntamente com o departamento financeiro para conseguir um melhor controle de mensalidades da academia, confirmar e acompanhar cada pagamento e agilizar operações cotidianas que antes demoravam para acontecer.
7. Selecione uma plataforma de pagamento e gestão
A partir de pesquisas e indicações, escolha uma plataforma de soluções financeiras optando pela que melhor atenda às suas necessidades e objetivos entre as que são reconhecidas no mercado.
Essa plataforma terá papel de fundamental importância para colocar em prática a rotina criada, para o envio e/ou a automatização das cobranças e para o recebimento dos pagamentos etc.
E, se for ainda mais amigável e completa, como a plataforma de controle de mensalidade da Cobre Fácil, também possibilitará a emissão simplificada de Nota Fiscal de Serviço.
Um software como esse deve permitir aos gestores usufruir ao máximo de todos os benefícios da recorrência.
Quais as vantagens de um plano recorrente?
Mostrar aos clientes que o estabelecimento está preocupado em oferecer a melhor experiência possível é um dos motivos de porque usar pagamento recorrente para academia.
- Além dele, esse tipo de plano:
- aumenta fluxo de caixa e/ou o mantém constante;
- capta e fideliza novos usuários;
- aumenta a retenção de usuários através da renovação automática do plano;
- reduz índices de inadimplência;
- acelera o gerenciamento e a organização de contas a receber;
- reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- possibilita previsibilidade de receita, o que ajuda em planejamentos e investimentos futuros ou até mesmo na realização de novas contratações, atualizações e reformas;
- reduz, em alguns casos, taxas no cartão de crédito; e
- permite pagamentos online e à distância.
Quer ir além da recorrência e encontrar ainda mais maneiras de conquistar e reter interessados nos seus serviços? Experimente também investir em estratégias de marketing online e offline.
3 outras estratégias para atrair e fidelizar usuários para academia
Enquanto organiza o seu financeiro e planeja como receber os pagamentos recorrentes, converse com especialistas em marketing para trabalhar em outras frentes de maneira simultânea. Confira alguns exemplos!
1. Presença ativa nas redes sociais
Aproveite as redes sociais da sua academia para fazer:
- publicações de conteúdos em texto, foto e vídeo dentro das plataformas frequentadas e utilizadas pelo seu público-alvo;
- apresentação da academia;
- esclarecimento de dúvidas;
- repasse de informações;
- acompanhamento de tendências etc.
Aproveite e convide os seus seguidores para aulas especiais com professores famosos da web, divulgando-as em seus perfis através de lives ou posts.
2. Promoções online e offline
Ofereça brindes, descontos sazonais, cashback e alternativas semelhantes que possam ser divulgadas na internet e no boca a boca.
3. Aulas gratuitas
Esta é uma estratégia que funciona como alternativa para chamar a atenção dos inseguros, por exemplo. Afinal, quem não gosta de testar um serviço antes de contratá-lo?
Pode parecer muita coisa ao mesmo tempo, mas esse tipo de trabalho funciona do mesmo jeito que o nosso corpo quando decidimos malhar: basta combinar alternativas que possibilitem o trabalho de todos os músculos sem levá-los à fadiga e os resultados estarão visíveis antes mesmo do esperado. Boa sorte!
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