Os métodos de cobrança são formas de abordar clientes morosos e, em alguns casos, evitar que a inadimplência aconteça. As modalidades de cobrança são ferramentas importantes para manter o financeiro da empresa em dia, bem como são alternativas para reaver quantias devidas.
Os métodos devem ser executados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, de maneira cordial e em situação apropriada, de outro modo, o devedor pode alegar que teve seus direitos violados e entrar com uma ação judicial contra a empresa, revertendo a situação a seu favor.
Vale lembrar também que métodos de cobrança e meios de pagamento não são a mesma coisa, o primeiro trata de maneiras de cobrar uma dívida, enquanto o segundo abrange formas de a empresa receber seus pagamentos, cartão de crédito, Pix, boleto bancário, etc.
Dito isso, nossa equipe reuniu 10 métodos de cobrança em que você pode apostar para não ficar no prejuízo e mais algumas dicas para tornar essa negociação menos embaraçosa e mais eficiente. Confira!
Qual a importância do método de cobrança?
Para que uma empresa possa se manter sustentável, ela precisa receber pelo produto ou serviço que comercializa, de outro modo, o financeiro do negócio adoece e, dentro de um prazo pequeno, fica difícil manter o organismo empresarial funcionando.
Por isso, a empresa precisa proteger seu capital, trabalhando com formas de evitar e, em especial, lidar com quadros de inadimplência. E é aí que entram os métodos de cobrança, que nada mais são do que maneiras de abordar o cliente e reaver os valores em atraso.
Quais são os métodos de cobrança de inadimplentes?
Listamos os principais tipos de cobranças para que você possa aplicá-los no seu negócio. Confira!
1. Lembrete de pagamento
Nossa primeira opção é, na verdade, uma cobrança preventiva. O método serve para lembrar o cliente de que a data de vencimento se aproxima, que ela chegou ou que venceu.
Os lembretes podem ser encaminhados por SMS, WhatsApp ou e-mail e, de preferência, devem ser automatizados.
Afinal, o disparo automático deles torna o trabalho da sua equipe mais rápido e eficiente, aumentando as chances de que todos os clientes morosos sejam avisados antes, durante e depois do vencimento.
2. Cobrança por telefone
A cobrança telefônica deve ser um dos métodos mais antigos dessa lista, mas nem por isso é menos eficiente.
Porém, antes de ligar para os seus clientes, verifique se essa é a forma mais frutífera de abordar o público do seu negócio, já que, atualmente, boa parte das pessoas não atendem mais chamadas telefônicas se elas não forem feitas via WhatsApp ou se não possuem o chamador identificado.
Por isso, você pode contar com esse método, mas não apostar inteiramente suas fichas nele.
Além disso, lembre-se: dependendo da quantidade de clientes inadimplentes, haverá muitas cobranças para realizar, o que faz dessa alternativa mais penosa e menos eficiente.
3. Cobrança por e-mail
O e-mail de cobrança deve ser utilizado para lembrar o cliente da existência de uma dívida, servindo como um canal excelente para disparar lembretes de pagamentos, uma vez que permite automatizar e padronizar esse processo sem que seja necessário escrever as mensagens uma a uma.
Porém, como o seu e-mail pode ser direcionado para o “spam” e não ser visualizado, será preciso contar com mais estratégias de cobrança para ser visto.
4. Cobrança por WhatsApp
O aplicativo de mensagens é um dos principais meios de comunicação da atualidade, por isso, é bastante provável que o público-alvo da sua empresa esteja nessa rede, independentemente da faixa etária de seus clientes.
Porém, apesar do grande número de adeptos ao app e da possibilidade de encaminhar lembrete de cobrança, boleto atualizado, Link de Pagamento, realizar ligações e conferir se a cobrança foi recebida e lida, o cliente pode bloquear o contato da empresa ou desativar o recurso que permite que você veja quando o aplicativo foi visto por último.
5. Cobrança por SMS
Ao contrário do e-mail ou das mensagens instantâneas que podem ser mais longas e desenvolvidas, o SMS deve ser objetivo e curto. Ele deve entrar como uma alternativa de lembrete de vencimento, devendo ser enviado cerca de 3 dias antes do vencimento.
Outra alternativa é encaminhar o código de barras do boleto de cobrança com a nova data de vencimento e os novos valores praticados. Desse modo, basta que o devedor copie o código para a área de transferência do aparelho e realize o pagamento através do internet banking ou conta digital.
6. Carta de cobrança com boleto
Outro modo de reduzir os impactos da inadimplência na sua empresa é enviar uma carta de cobrança ao cliente com o objetivo de notificá-lo sobre o saldo devedor em aberto.
Para aumentar a chance dessa abordagem funcionar, envie uma carta de cobrança acompanhada de uma segunda via do boleto bancário, com o valor atualizado e uma nova data de vencimento estipulada.
Tome cuidado para que o envelope do documento não contenha informações pertinentes ao assunto discutido na carta, além de garantir que ela seja entregue nas mãos do cliente devedor.
O lado negativo dessa abordagem é que o correio leva alguns dias para realizar a entrega e a comunicação entre a empresa e o cliente não é direta, porém, caso não haja nenhum posicionamento por parte do devedor, o indicado é realizar mais uma tentativa e, depois disso, partir para outros métodos.
7. Cobrança via protesto
Nesse caso, a cobrança por protesto é feita de modo legal ao registrar a dívida no cartório. Depois disso, o devedor tem um prazo de até 3 dias para realizar o pagamento, do contrário, seu nome será negativado.
O recurso do protesto deve ser utilizado com cuidado e em situações mais graves, depois de ter tentado negociar de todas as outras formas cabíveis com o devedor.
8. Cobrança judicial
Esse recurso deve ser considerado quando não há retorno ou resolução do caso por meio dos outros métodos de cobrança mencionados. Afinal, a situação fica mais séria e os advogados da empresa entram em cena. Nesse ponto, os clientes podem ser intimados e a cobrança judicial é iniciada.
Esse é um método mais severo, aplicado em última instância, já que a empresa precisa de provas de que as abordagens feitas anteriormente não funcionaram. Além disso, mesmo que essa seja uma maneira eficaz de reaver o crédito, pode custar caro e levar tempo.
9. Cobrança terceirizada
Em algumas situações, a melhor alternativa é terceirizar as cobranças da sua empresa, desassociando a imagem da sua marca nesse momento delicado. Nesse caso, uma equipe externa é a responsável por estabelecer contato com o cliente.
A terceirização da cobrança pode ser útil para empresas maiores que, por consequência, lidam com um número mais expressivo de inadimplência.
No entanto, esse método torna o contato menos pessoal e estabelece uma abordagem mais genérica entre as partes.
10. Sistema de cobrança automatizado
Um sistema de cobrança automatizado pode ser uma das melhores formas de realizar ações preventivas contra a inadimplência, uma vez que é possível ativar uma régua de cobrança com lembretes de pagamento personalizados e automatizados.
Com uma solução financeira como a da Cobre Fácil, você também tem acesso, em um só lugar, aos dados de todos os devedores e valores em aberto, além de acessar indicadores inteligentes que mostram a evolução do seu negócio através de taxas de vendas e inadimplência.
Além disso, como oferecemos vários meios de pagamento, o devedor pode trocar a forma de pagamento e parcelar a dívida no cartão de crédito, por exemplo.
Ou seja, mais “cartas na manga” para negociar com o seu cliente.
3 melhores dicas para tornar suas cobranças mais efetivas
1. Tire a palavra “dívida” do seu vocabulário
Na hora de escrever uma mensagem ou negociar com o cliente, certifique-se de trocar a palavra dívida por sinônimos mais brandos, como:
- valor;
- débito ou mensalidade em aberto;
- saldo devedor, etc.
A palavra dívida tem um tom sério e torna a negociação ainda mais desconfortável, o que pode afastar o cliente da resolução do problema e até mesmo despertar uma antipatia gratuita com a marca.
2. Busque entender a motivação do atraso
Não encare o atraso como uma ofensa e busque entender a motivação de não receber em dia. Assim, dependendo da justificativa, do histórico e do risco de inadimplência do cliente, você pode flexibilizar o pagamento até que ele possa quitar todo o valor devido.
Inclusive, essa sensibilidade pode ser um dos seus diferenciais e acabar mantendo o cliente na empresa por mais tempo, mas lembre-se: toda flexibilização deve ter um limite, de outro modo, você pode prejudicar o andamento do seu negócio.
3. Tenha uma proposta de negociação em mente
Não entre em contato com o cliente antes de elaborar, ao menos, uma ou duas propostas para reaver o crédito inadimplente.
Esteja preparado, mantenha a calma e tenha em mãos as informações pertinentes sobre o caso, como o valor do débito, tempo de atraso, novo prazo, condições de pagamento, entre outros pontos importantes.
Agora que você tem um repertório de 10 métodos de cobrança para reaver seus valores em aberto, lembre-se de que todas as investidas devem seguir as normas de cobrança descritas no Código de Defesa do Consumidor, entendido?
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