Para acertar ao enviar uma mensagem de reajuste de mensalidade, comunique com boa antecedência qualquer mudança, seja totalmente transparente quanto aos motivos e a necessidade da correção do valor, ofereça bons argumentos para a manutenção da assinatura e mostre que a empresa está disponível para sanar eventuais dúvidas.
Pronto! Receita do bolo em mãos, então já dá para considerar o problema resolvido?
Ainda não.
Continue a leitura deste artigo para entender como, acima de tudo, esse momento “incômodo” pode ser transformado numa belíssima oportunidade para valorizar seus produtos e serviços, deixar seus clientes mais certos de que estão investindo bem e sair lucrando!
Como fazer um aviso de reajuste de preço eficiente?
Antes de fazer um aviso de reajuste de preço, defina se você quer repassar custos que aumentaram por aí para o consumidor ou se quer aumentar sua margem de lucro, pondere se a correção da mensalidade é mesmo inevitável e se reajustar é realmente a melhor estratégia.
Nem sempre é óbvio, mas, se seus custos aumentaram, pode ser que a causa esteja justamente no preço da sua mensalidade: a instabilidade no caixa da empresa gerada pela ausência dos pagamentos, por exemplo, talvez acabe aumentando o montante que você precisa investir nos negócios! Já pensou?
Então, se você não tem dinheiro reservado para aumentar o estoque e gastar menos com insumos, negociando melhor com os fornecedores, talvez aí esteja o problema.
Além de tudo, avalie:
- como anda a concorrência – se todo mundo está aumentando os preços ou se vão na contramão de você;
- quantas desistências de clientes assinantes aconteceram nas últimas semanas e meses;
- qual foi a última vez que a sua empresa ofereceu algum tipo de desconto ou agrado que “justifique”, agora, a liberdade para fazer um reajuste; e
- como anda o planejamento financeiro dos negócios.
Não basta só reajustar sem planejar! E, se você avaliou a situação com carinho e, mesmo assim, viu que o reajuste é a única saída, é preciso preparar um bom comunicado de reajuste para não pegar ninguém de surpresa.
Como fazer um comunicado de aumento de preço em 7 passos
Para comunicar aumento de preços para clientes e reforçar a importância da sua marca, faça um texto transparente e com uma justificativa plausível da decisão e, caso decida enviá-lo por e-mail, preste muita atenção ao título – para que o conteúdo não seja simplesmente ignorado ou enviado para o lixo eletrônico!
Aproveite que o reajuste mexe com a atenção dos seus assinantes e use o aviso para destacar outros pontos dos serviços ou produtos, que podem ajudar a melhorar a percepção que todo mundo tem da sua marca.
Faça o anúncio com antecedência e não pegue ninguém desprevenido.
1. Seja transparente e se preocupe com a antecedência
Comunique as mudanças com uma boa antecedência e explique claramente os motivos do aumento - mencionando, por exemplo:
- custos operacionais excedentes;
- melhorias nos serviços atuais; ou
- investimentos que trarão benefícios futuros.
Afinal, a transparência ajuda na manutenção da confiança estabelecida e demonstra uma valorização da relação com o cliente.
Preze por ela no título do comunicado também, mas faça com que ele seja chamativo, para conseguir o máximo de leituras possível. Convide o destinatário a conferir a informação, escreva antes do título algo como “alerta” ou “aviso importante” ou, se preferir, sinalize “aviso de reajuste” logo de cara!
2. Justifique o reajuste
Esclarecer o motivo é uma coisa, mas falar abertamente da decisão pelo aumento é outra e leva mais fatores em conta, então, se o reajuste foi motivado por custos operacionais, você pode justificá-lo a partir de uma melhoria no pagamento das pessoas que pertencem ao time de atendimento ao cliente, o que pode ser percebido pelo próprio consumidor como benefício a longo prazo. Que tal?
Nesse momento de pensar na justificativa, lembre que é mais aceitável para as pessoas pagar por algo que parece um investimento do que simplesmente por uma correção monetária.
3. Apresente antecedentes
Não deixe o cliente esquecer o caminho percorrido por ele e pela marca, juntos. Se nenhuma correção foi feita por muito tempo ou se muitas melhorias foram entregues sem qualquer cobrança adicional, destaque essa informação no seu comunicado, com um tom de boas memórias.
Enfatize que há uma parceria estabelecida entre vocês, mas não trate do que já passou como uma dívida: apenas estabeleça uma relação de reciprocidade e benefício mútuo.
4. Ofereça alternativas
Além de dar o seu aviso, aproveite o momento, na medida do possível, para oferecer alternativas de assinaturas e mensalidades com mais ou menos benefícios.
Se tiver criado um pacote mais amplo, com um valor promocional não muito acima da nova mensalidade, pode ser interessante oferecê-lo, desde que destacando muito claramente todas as vantagens nele presentes e as condições para a migração de plano.
Sugestões alternativas e mais simples, com valores menores (para o consumidor, mas um lucro maior para você!) também podem ser um bom meio de retenção se houver expectativa de evasão.
O simples fato de ter essas opções no comunicado demonstra que você valoriza a parceria e deseja encontrar soluções que atendam às necessidades do cliente.
5. Destaque os benefícios
Se a empresa realizou melhorias significativas nos serviços, fez atualizações tecnológicas ou adicionou novas funcionalidades ao produto assinado desde a última atualização de preços, ressalte esses ganhos na hora de comunicar o reajuste para enfatizar o valor adicional que o cliente receberá se permanecer fiel.
Agora, se nada mudou, talvez valha a pena pensar em algo simples e de fácil implementação antes de disparar o aviso, justamente para demonstrar a quem recebê-lo algum valor adicional no momento do comunicado.
Às vezes, o próprio feedback obtido através de pesquisa de satisfação do cliente pode ajudar!
Não é raro que uma questão estética ou alguma funcionalidade mais básica pareçam um upgrade apenas por afetarem pontualmente a experiência.
6. Esteja disponível para esclarecimentos
Na nota ou e-mail, inclua informações de contato para que os clientes possam tirar dúvidas ou discutir suas preocupações.
Demonstre disposição para ouvi-los e respondê-los prontamente e não deixe de registrar todos os feedbacks que receber e considere ter profissionais designados para lidar tanto com os atendimentos, se for o caso, quanto com essas informações coletadas: muitas vezes, o problema de um pode levar a uma solução que se aplica para várias pessoas.
7. Expresse gratidão
Parece bobagem, mas é uma dica tão importante quanto todas as outras. Esse é um momento que serve para você reconhecer e agradecer a parceria do assinante e destacar a importância que ele tem para a empresa, portanto, expresse gratidão!
Nem sempre dá para deixar alguém feliz com um aumento de preço, mas quase sempre dá para combater o impulso de um cancelamento fazendo um processo amistoso, parecido com uma cobrança amigável, por exemplo.
Não esqueça também de adequar seu comunicado à realidade do seu negócio, ok?
Tom de voz mais informal, se couber, ou mais formal, a depender do perfil do cliente, fontes mais sérias ou mais descoladas no texto, emojis na medida certa ou nenhum emoji – de jeito nenhum! – etc.
De um jeito ou de outro, pense em formas de “chatear” menos.
Como melhorar uma mensagem de aumento de preço para clientes?
Para tornar menos incômoda uma mensagem de aumento de preço para seus clientes, não tem erro: evite rodeios a todo custo, nem pense em fazer parecer que o comunicado é outro tipo de informe, menos importante, e não esconda o motivo do aumento, o novo valor e a data a partir da qual ele passa a valer.
A sua missão é garantir que a informação foi transmitida corretamente e, principalmente, que seus clientes não se sintam enganados, então, cuidado para não demonstrar menosprezo à inteligência deles.
Enfim, em vez de fingir que um comunicado de reajuste não incomoda muita gente, que tal tirar proveito da atenção gerada por esse incômodo e tentar minimizá-lo com boas alternativas ou possibilidades e muito carinho?
Dá uma olhada no exemplo de mensagem de reajuste de mensalidade trazido a seguir!
Exemplo de comunicado de reajuste de preço aos clientes
Confira, agora, um exemplo de texto para reajuste de preço de mensalidade que simula o comunicado enviado por uma marca provedora de internet.
[Logomarca] Prezado(a), [Nome do cliente] Gostaríamos de compartilhar uma atualização importante sobre nossos serviços de Internet Banda Larga. Nos últimos meses, temos trabalhado incessantemente para melhorar sua experiência de navegação, investindo em tecnologia de ponta e infraestrutura robusta. Para continuarmos oferecendo este serviço de qualidade, um reajuste de [porcentagem do reajuste –%] será aplicado nas mensalidades a partir de [data do reajuste – pelo menos 30 dias contados a partir da data do envio do comunicado]. A nova cobrança será de [valor em reais]. Entendemos que mudanças nos valores podem gerar dúvidas e preocupações, por isso, aqui estão os nossos canais de contato direto através dos quais você consegue nos acionar todos os dias, das 8h às 20h: [canal 1] [canal 2] [canal 3] Valorizamos sua parceria e queremos retribuir sua confiança. Como forma de aprimorar sua experiência, estamos implementando melhorias significativas em nossa infraestrutura, o que resultará em uma conexão ainda mais rápida e estável. Além disso, em breve, você terá à sua disposição um novo programa de suporte ao cliente, com área exclusiva para a autogestão da sua conta! [informação de destaque, imagem ilustrativa ou semelhante] E você pode nos solicitar mais informações sobre outros planos e pacotes que lhe interessarem como alternativas para a sua assinatura atual, se preferir. Fique à vontade. Por ora, agradecemos sua compreensão e confiança. Atenciosamente, [Porta-voz] [Cargo] [Nome da Empresa] [Contato] |
Note que o comunicado oferece diversas informações, mas não deve se estender demais para não causar desinteresse no meio da leitura e saiba que qualquer promessa feita textualmente deve ser cumprida.
Por último, cuidado para não tratar o aviso de reajuste como se fosse um aviso de aumento de preço.
Como comunicar reajuste na mensalidade é diferente de comunicar aumento de preço?
A principal diferença entre comunicar o reajuste numa mensalidade e o aumento do preço de um item no catálogo de produtos está na compreensão, por parte da empresa, do impacto das mudanças no bolso do cliente.
Enquanto uma mensalidade é uma cobrança regular, muitas vezes automatizada no cartão de crédito ou no débito em conta, o aumento no preço de um produto acaba sendo pontual, permitindo ao consumidor optar, com mais facilidade, por não seguir com a decisão de compra.
Quem oferece assinatura recorrente tem um grau de comprometimento maior com quem adquire o produto ou serviço oferecido de tempos em tempos e, então, precisa saber que seus assinantes, muitas vezes, reconhecem (e calculam!) o impacto do aumento dos valores a longo prazo.
Sem contar que tendem a eliminar o gasto de vez se o orçamento apertar!
Não deixe de redigir sua mensagem oferecendo flexibilidade e conveniência, colocando-se no lugar dessas pessoas e:
- levando em consideração um maior compromisso financeiro e o grande impacto a longo prazo que o aumento nos valores de assinaturas pode ter;
- sabendo que o reajuste sem alguma compensação pode levar à evasão, porque os clientes esperam receber benefícios consistentes em troca de pagamentos regulares; e
- pensando que muita gente já pode ter procurado pela concorrência e por opções alternativas, considerando mudanças.
Conheça e avalie todos os motivos para o cancelamento de uma assinatura que existem para tentar fugir deles!
Mais uma vez: usufrua do momento de reajuste e o transforme em novas oportunidades ou em uma chance de renovar o ciclo de compras de seus assinantes atuais e futuros. Evite dores de cabeça durante toda a trajetória contando com uma solução de controle de mensalidade que ajude a cobrar e receber em apenas alguns cliques.
E, se precisar, aproveite e automatize a emissão de Notas Fiscais, usufruindo do melhor da tecnologia nas suas mudanças! Dicas de especialistas no assunto!
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