Cobrar clientes não é uma tarefa fácil, mas também não precisa ser dolorosa, seja para quem realiza a cobrança ou para quem é cobrado.
Por isso, para tornar esse processo mais agradável e eficiente, algumas premissas de comunicação devem ser adotadas.
Assim, neste artigo, seguindo as premissas da comunicação não violenta e o art. 71 do Código de Defesa do Consumidor, abordaremos formas, meios e frases para cobrar clientes inadimplentes. Pronto? Então, vamos lá.
Por qual meio devo cobrar meus clientes?
É possível cobrar seus clientes pelo meio que desejar, seja via telefone, e-mail, carta, SMS ou WhatsApp. O cuidado que a sua empresa deve ter está relacionado, primordialmente, à forma que você realiza essa cobrança - que deve estar fundamentada nas premissas de uma comunicação amigável.
Embora seja útil conhecer um pouco do perfil do seu cliente na hora de comunicá-lo sobre o atraso do seu pagamento, realizando uma pesquisa prévia de qual meio de comunicação utilizar com determinado cliente.
Pensando nos dias atuais, provavelmente, a forma mais eficaz de cobrar um cliente inadimplente é via e-mail ou WhatsApp - já que dentre os meios mencionados, esses são os mais utilizados.
Além disso, fique atento, nada de encaminhar cobrança em qualquer um dos meios de comunicação citados depois do horário comercial, viu? Pois, além de ser rude, vai contra o art. 71 do Código de Defesa do Consumidor.
Frases amigáveis para cobrar clientes inadimplentes
As frases utilizadas ao cobrar um cliente devem possuir tom educado, a fim de manter a fidelidade do cliente, facilitar o pagamento e conseguir uma boa negociação.
Por isso, para constituir frases para cobrar seus clientes, busque termos amigáveis para que aquela sensação desconfortável da cobrança seja suavizada e que a ação não tenha efeito rebote, fazendo com que o pagamento não seja quitado e o cliente crie antipatia por sua marca.
Utilize termos como “valor em aberto” ao invés de “dívida”, “não identificamos seu pagamento” no lugar de “você não realizou o pagamento”, por exemplo. Vamos a alguns modelos.
Modelos de frases para cobrança do cliente
Modelo 01 |
Olá, [Nome]. |
Tudo bem? Sua mensalidade referente a junho encontra-se em aberto. Aconteceu alguma coisa? Como podemos ajudá-lo? |
Modelo 02 |
Olá, [Nome]. |
Como vai? Não identificamos o pagamento da sua fatura referente ao mês de julho. Aconteceu algum imprevisto? De qualquer modo, estendemos o prazo do seu pagamento até o dia 15. |
Segue o código de barras do boleto atualizado xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Se houver algum problema, não hesite em entrar em contato conosco. |
Modelo 03 |
Olá, [Nome]. |
Tudo bem? Você é um dos nossos melhores clientes, por isso gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa, pois seu boleto com vencimento em __/__/__ está pendente. Entre em contato para negociarmos. |
Modelo 04 |
Olá, [Nome]. |
Como vai? Notamos alguns títulos pendentes em seu nome. Entre em contato conosco, vamos resolver juntos essa situação? |
Adapte-as da maneira que julgar necessário, inclusive ao meio de comunicação escolhido, mas não perca de vista o seu objetivo: não constrangê-lo, mantê-lo como cliente e receber a quantia assim que possível.
Como organizar as cobranças e evitar a inadimplência?
Uma boa maneira de manter a organização e a neutralização das suas cobranças e diminuir a inadimplência do seu negócio é contar com um sistema de cobrança automatizada.
Utilizar um sistema com essa finalidade potencializa as probabilidades de recebimento da sua cobrança em dia, pois além de encaminhar mensagens cobrando faturas em atraso, como as mencionadas anteriormente, despacham automaticamente lembretes antes e durante o vencimento dos títulos.
Afinal, imprevistos acontecem e muitos clientes inadimplentes apenas esquecem de realizar o pagamento na data de vencimento ou perdem a cobrança em sua caixa de e-mail. Por isso, os lembretes são necessários e podem diminuir, significativamente, o número de clientes morosos.
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