Ao adotar a estratégia omnichannel de cobranças para o seu negócio, você envia pedidos de pagamentos aos seus consumidores por mais de um canal de comunicação. Também consegue lembrá-los quando um valor devido ainda não tiver sido acertado.
Nessa estratégia, as cobranças acontecem por e-mail, mensagens de texto (SMS) e conversas através do WhatsApp, por exemplo. E você não precisa ficar escrevendo cada um dos comunicados! Basta automatizá-los e programá-los.
Entre os resultados ao aplicá-la nos seus negócios, estão o melhor relacionamento com os consumidores através de um bom atendimento ao cliente e também a redução da inadimplência.
Quer aprender tudo sobre a omnicanalidade – abordagens através de vários canais – e descobrir se vale a pena adotá-la? Continue a leitura!
O que é uma estratégia omnichannel de cobrança?
A estratégia omnichannel de cobrança é uma alternativa adotada pelas empresas para que elas realizem cobranças de seus consumidores por mais de um canal de comunicação online e/ou offline: atendimento via chat, e-mail, WhatsApp, SMS, telefone etc.
Essa estratégia também pode servir para vendas, já que permite que as marcas mantenham uma relação constante com os seus clientes, através do uso integrado de dois ou vários canais que farão com que, de alguma forma, sempre exista um relacionamento com os consumidores.
A partir da adoção de uma estratégia omnichannel especificamente para cobranças, com todos os canais utilizados para estabelecer comunicação com os clientes trabalhando de forma interligada, é possível reduzir a inadimplência e desburocratizar pagamentos.
Veja, a seguir, como utilizar o formato e qual a sua importância em detalhes.
Como usar estratégia omnichannel na cobrança?
Para usar uma estratégia omnichannel nas suas cobranças, você precisa definir quais os canais de comunicação que funcionam para o seu público-alvo e estabelecer padrões relacionados ao tom dessa comunicação e ao formato das mensagens enviadas.
Também precisa contar com uma plataforma de cobrança recorrente que lhe permita automatizar e programar mensagens e lembretes, enviados aos consumidores tanto antes da data de vencimento dos pagamentos quanto no caso de pagamentos em atraso.
Ao escolher a ferramenta que pretende utilizar, não deixe de se certificar, ainda, que ela seja programável para evitar cobranças repetidas para o mesmo cliente: evite situações constrangedoras!
Qual a importância da estratégia omnichannel na cobrança?
Não existe um só fator, mas vários pontos que justificam a importância da estratégia omnichannel ou, se preferir, da omnicanalidade, aplicada às cobranças de empresas de todos os portes ou setores. Apresentamos os principais nos tópicos abaixo.
Relacionamento profissional com os consumidores
A estratégia omnichannel aplicada aos processos de cobrança faz com que as empresas desenvolvam e mantenham um vínculo mais profissional com cada um dos seus clientes, inclusive descobrindo através de quais meios de comunicação eles preferem se relacionar.
Quando conhece as preferências do consumidor, qualquer marca tem mais facilidade para conversar com ele, mesmo sobre assuntos "chatos" como pagamentos pendentes. Também tem mais alternativas para negociar dívidas, algo que costuma causar dor de cabeça nos empreendedores.
Redução da inadimplência
Finalmente, adotar essa estratégia contribui para a redução da inadimplência porque permite a realização de cobranças em horários específicos, selecionados pelo próprio devedor e evita ligações e mensagens talvez até inconvenientes.
Além disso, não expõe ninguém a outras pessoas, possibilitando que as dívidas sejam quitadas de forma prática e remota.
Discrição garantida na hora das negociações
Esse é um aspecto importante, especialmente para o consumidor!
Com linguagem clara, flexibilidade para negociar e preocupação em não causar desconforto ao consumidor, relacionando-se de forma profissional com ele, as empresas garantem eficiência e discrição em suas cobranças também através da omnicanalidade.
Um cliente que estiver devendo e receber uma mensagem de cobrança por WhatsApp, por exemplo, pode responder à empresa também através desse canal de comunicação, solicitando a geração de um link de pagamento e, em seguida, quitando a dívida.
Prevenção da ausência e do atraso de pagamentos
O uso da estratégia como abordagem preventiva pode ser considerado mais um diferencial de destaque quando falamos da importância da omnicanalidade nas cobranças.
Afinal, na correria do dia a dia, é comum que uma conta ou outra acabe ficando para trás e empreendedores só lembrem de cobrá-las quando precisam muito do dinheiro.
A depender dos canais adotados para colocar a estratégia em prática, uma empresa pode enviar lembretes automatizados aos consumidores, enfatizando que não devem esquecer de realizar pagamentos no prazo.
Agora, vamos falar sobre vantagens?
Quais as vantagens de investir em uma experiência omnichannel para cobrança?
Proporcionar essa experiência aos clientes permite que a sua empresa promova um alto nível de satisfação através do atendimento personalizado, colocando o consumidor sempre em primeiro lugar e, em paralelo, tendo mais dinheiro em caixa.
Mas existem, ainda, outras três vantagens de se investir nesse tipo de serviço que você precisa conhecer! Prepare-se, porque elas são incríveis.
1. Retenção e fidelização de clientes
É justamente a omnicanalidade tanto nas vendas quanto nas cobranças, considerada uma ação de retenção de clientes, que garante fluidez do relacionamento entre quem compra e quem vende.
Ela ajuda uma marca a fazer com que o cliente se sinta único e especial, mesmo na hora de pagar pelo produto que comprou ou serviço que contratou.
Além disso, quando as estratégias omnichannel são implementadas com ajuda de soluções automatizadas, elas permitem definir quais clientes podem receber vantagens ao negociar dívidas e controlar de perto os pagamentos que ainda não caíram.
2. Redução de custos operacionais
A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado, ainda mais diversas vezes, através de diferentes meios de comunicação – muito menos em um dia só!
Com o omnichannel, a sua empresa reduz significativamente os custos com ligações improdutivas e inconvenientes que consomem o tempo dos profissionais do departamento financeiro e dos próprios clientes.
Em consequência, cai também a quantidade de dinheiro gasto nessas operações.
3. Sucesso na abordagem
Já que ninguém gosta de cobranças excessivas e, mais do que isso, que não é todo mundo que atende ligações e adora falar ao telefone ou faz contato com empresas por WhatsApp, por exemplo, trabalhar em mais de um canal aumenta as chances de sucesso das abordagens.
Quando você descobre por onde o seu consumidor prefere se comunicar e como ele gosta de ser tratado, além de melhorar a relação com ele, cria afinidade para fazer, tranquilamente, pedidos do tipo: "poderíamos acertar a sua pendência de pagamento?".
Uma boa ideia, não acha?
Se você leu o artigo até aqui, vai se lembrar das vezes em que comentamos sobre os diferenciais de se adotar a automatização para fazer valer ainda mais a sua estratégia omnichannel de cobranças.
Aproveitando a deixa, queremos apresentar as soluções Cobre Fácil, criadas justamente para isso!
Como a Cobre Fácil ajuda na sua comunicação omnichannel?
A Cobre Fácil desenvolveu soluções capazes de contribuir com a atuação omnichannel de empresas de pequeno, médio e grande porte, que facilitam, entre outras coisas, a criação e o gerenciamento de planos mensais e a emissão de Nota Fiscal.
Essas soluções também permitem envios de lembretes e controles de notificações tanto por SMS quanto por e-mail, que podem ser acompanhados por você em tempo real e chegam até o seu celular ou computador da seguinte maneira:
E, com elas, você pode até criar faturas personalizadas para determinados clientes ou grupos de clientes!
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Tenha, de uma vez por todas, um setor financeiro sempre organizado, processos descomplicados, dinheiro em caixa e consumidores apaixonados!
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