O mercado de recorrência é baseado na oferta de produtos ou serviços por meio de assinaturas ou planos, geralmente mensais. O principal segredo para uma empresa de recorrência se destacar nesse meio está na experiência do usuário, ou seja, na forma como os consumidores se relacionam tanto com a marca quanto com o que é oferecido.
Isso inclui desde a maneira que os produtos e serviços são acessados até a eficiência na coleta de feedbacks para aprimorar o relacionamento!
Sem contar a comodidade, um elemento essencial na recorrência – e uma via de mão dupla, que resulta no fato de os clientes usufruírem de suas escolhas sem sustos na hora de pagar e de os empreendedores terem um fluxo de caixa muito mais constante e previsível.
E quer saber de uma curiosidade? A transação única, ou compra direta, típica do modelo tradicional de negócio, também cabe no mercado de recorrência. Que tal comprar essa ideia? Leia mais!
Qual o alcance do mercado de recorrência?
O mercado de recorrência tem um alcance muito abrangente e já pode ser tratado como uma modalidade de transação comercial, afinal, parece ter chegado para ficar – pelo menos em alguns nichos, mas em todo o mundo.
Diferentemente do modelo tradicional, focado em vendas pontuais e no parcelamento no cartão de crédito, muitas vezes, a recorrência opera, principalmente, com base em fidelidade.
No passado, era comum a assinatura de jornais e revistas e isso não mudou muito quando eles foram digitalizados, mas tudo passou a ser pago de tempos em tempos e com o recebimento do serviço na mão (ou no celular ou tablet, melhor dizendo) em troca.
Nos últimos anos, serviços de streaming passaram por um “boom”, uma explosão, e, atualmente, até os cinemas aderiram ao modelo recorrente.
Enfim, parece que qualquer produto ou serviço pode se transformar em empreendimento de recorrência, não? Mas os videogames talvez ainda sejam um dos melhores indicadores do potencial desse mercado.
Assinaturas de serviços como o GamePass, da Microsoft, que dão acesso a vários jogos, tiveram não só um impacto amplo no mundo “gamer”, como foram um golpe duro contra a pirataria.
E, além de tornar os jogos mais acessíveis, as assinaturas incorporaram a venda pontual ao modelo recorrente.
Como fazer vendas pontuais e oferecer recorrência ao mesmo tempo?
Usando como exemplo a assinatura de serviços que liberam jogos de videogame e de computador para os usuários, a resposta é mais simples do que parece: o assinante pode comprar títulos do catálogo com um belo desconto, uma vez só, mas pagando para sempre terem a liberdade de explorar o tal menu de games.
A compra garante acesso ao jogo escolhido tanto se ele decidir suspender a recorrência quanto se o game comprado sair do catálogo. Uma estratégia interessante, não acha?
Só vale lembrar que o nicho de assinaturas é apenas uma parte das possibilidades de um mercado mais amplo – o de recorrência.
A recorrência e o mercado de assinaturas no Brasil
Basicamente, o mercado de assinaturas no Brasil e no mundo está contido no modelo de negócios por recorrência, então, as assinaturas são apenas formas mais específicas desse tipo de empreendimento.
Alguns modelos bem comuns e com os quais você provavelmente já teve algum contato estão listados abaixo.
- Conteúdo digital e streamings.
- Clubes de assinatura de produtos ou serviços de beleza, alimentos e bebidas, por exemplo.
- Softwares como Serviço (SaaS), que são ferramentas em nuvem ou por login pago.
- Serviços do mundo fitness e academias, cursos ou escolas.
- Serviços como terapias ou programas de nutrição, para saúde e bem-estar.
Enfim, as assinaturas oferecem aos usuários o acesso a produtos e serviços de forma contínua, numa recorrência que costuma ser mensal, ainda que seja possível concentrar o pagamento em uma frequência maior ou menor – no último caso, especialmente para o cliente obter vantagens, como descontos ou prorrogação do uso.
Assinaturas de benefícios também ganham espaço e acontecem quando o consumidor tem privilégios que vão além do que lhe é oferecido, a exemplo dos descontos em outras compras pontuais que não estejam incluídas no pacote.
Empresas de recorrência podem se destacar e, inclusive, crescer com esta estratégia.
Basta que se adequem às necessidades de seu público-alvo e sejam superiores à concorrência quando o assunto for oferta de experiências, acima de tudo.
Como está o crescimento da recorrência no Brasil?
O crescimento da recorrência no Brasil tem se mostrado sólido e constante nos últimos cinco anos e, a cada índice divulgado sobre o setor, por diversos institutos de pesquisa e organizações financeiras, as previsões de alta se fortalecem.
O boom de assinaturas recorrentes, em especial, é um ótimo marcador dessa tendência de prosperidade.
Participar de clubes de assinaturas se tornou um hábito de consumo dos brasileiros e isso levou a um expressivo aumento de pagamentos e parcelas recorrentes registrado em todo o país. Esse cenário também pode ser observado globalmente, impulsionado, especialmente, pela pandemia.
Ainda que o isolamento social tenha sido um fator importante para o crescimento da recorrência como um todo, essa ascensão não foi sazonal, ou seja, não aconteceu somente por um tempo e depois acabou, algo que é determinante para estimativas e projeções futuras.
Quais são as tendências do mercado de recorrência?
As tendências do mercado de recorrência são de crescimento e expansão, tanto em categorias mais tradicionais, como os setores de bebidas e entretenimento, como no delivery, nos supermercados, na área de transportes e na educação.
A esmagadora maioria dos brasileiros comprovadamente tem interesse em aderir a novas assinaturas ao longo do 2° semestre de 2023 e a oferta desse modelo de negócio é cada vez mais abundante e diversificada.
E, com a possibilidade de integrar até mesmo transações eventuais, parece natural que esse mercado se transforme em uma prática ainda mais dominante no futuro.
Qual é o futuro do mercado de recorrência?
O futuro do mercado de recorrência é promissor! A ampliação de setores aderindo a esse modelo de negócio indica que o benefício mútuo proporcionado por ele – para empresas e clientes – não se resume apenas a uma tendência, mas a uma evolução da relação entre marcas e consumidores.
Ele deve permanecer em alta não só pela questão da fidelização, mas pelo diferencial na vivência; na experiência. |
Por outro lado, soluções mais personalizadas, flexíveis e integradas são uma demanda crescente e, exatamente por isso, o mercado de recorrência precisará se adaptar constantemente.
Novas tecnologias, como inteligência artificial, big data e blockchain, devem se tornar parte essencial do cotidiano de quem atua nesse ramo, envolvendo recursos que podem aprimorar a gestão, a segurança das plataformas e, especialmente, o resultado entregue aos clientes.
As vantagens da constante adequação aparecerão para todos os envolvidos nas transações.
Quais as vantagens de usar o pagamento recorrente?
Uma das principais vantagens de usar o pagamento recorrente, para as empresas, é tornar a receita mais previsível e ter um fluxo de caixa muito mais estável.
Com planejamento adequado, o modelo acaba criando muito mais possibilidades de escalar os negócios por meio de reinvestimentos.
A fidelização dos clientes – que também saem ganhando com o formato, como você lê neste outro artigo sobre o que é comprar com recorrência – e a redução da inadimplência são mais fatores positivos e diretamente ligados aos reinvestimentos no aprimoramento dos serviços e produtos como parte do planejamento.
Enfim, as engrenagens giram juntas nessa modalidade! E clientes mais fiéis, menor inadimplência, mais dinheiro em caixa e novas possibilidades de crescimento acabam se tornando um só objetivo e resultado.
Mas, para que essas engrenagens funcionem como um reloginho, uma empresa que queira ser verdadeiramente diferente da concorrência precisa adotar um bom sistema de cobranças recorrentes.
Destaque-se fazendo escolhas inteligentes para você, seus negócios e cada consumidor!
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