Para criar um plano recorrente para academia, será preciso decidir os tipos de planos que serão ofertados, quanto cada um deles vai custar, escolher os meios de pagamentos cabíveis, utilizar uma plataforma de pagamento recorrente e tomar alguns cuidados, como fazer um contrato de prestação de serviço.
Por isso, se você tem problemas com o “sumiço” de alguns alunos depois de poucos meses de treino e deseja automatizar suas cobranças, chegou o momento de entender como um plano recorrente funciona, bem como aprender como cada um dos cinco passos citados devem ser executados.
A seguir, você confere tudo o que precisa saber antes de colocar um plano recorrente em pauta, além de acessar uma pequena lista das principais vantagens oferecidas por plataformas de cobrança.
Como funciona um plano recorrente em uma academia?
Todos os meses, o aluno recebe a cobrança recorrente referente ao período que utilizou o serviço de modo automático e da forma que escolheu pagar: cartão de crédito, débito automático ou boleto.
Ou seja, a mensalidade do aluno é renovada automaticamente mediante pagamento, assim, ao invés de fazer uma venda todos os meses, você vende o acesso ao serviço realizando uma venda periódica e automática até que o consumidor realize o cancelamento do plano contratado.
O pagamento recorrente é diferente do parcelado, uma vez que a recorrência é uma cobrança feita sobre o período de serviço utilizado, enquanto o parcelamento requer que o plano seja pago antes mesmo de ser utilizado, em prestações correspondentes ao tempo de serviço contratado.
Vantagens de usar plano recorrente na sua academia
A cobrança de mensalidades de uma academia contínua pode desencadear uma série de benefícios para o negócio, já que:
- reduz o índice de inadimplência;
- facilita o gerenciamento de dezenas de mensalidades;
- possibilita a aderência de planos mais longos, sem comprometer o limite de crédito do aluno;
- proporciona praticidade e comodidade para o aluno;
- otimiza as finanças do estabelecimento;
- reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- melhora o relacionamento empresa-cliente, já que não será necessário ficar lembrando o aluno do vencimento da mensalidade;
- aumento da retenção de alunos, uma vez que a renovação é feita automaticamente;
- previsibilidade de receita, o que respalda na organização financeira da empresa e na possibilidade de novos investimentos no negócio.
Agora que você conferiu uma lista longa de vantagens, vamos descobrir quais são os tipos mais comuns de planos oferecidos por academias ao redor do globo e como criá-los e cobrá-los de modo recorrente. Acompanhe!
Quais são os tipos de planos recorrentes para academia?
São vários os planos recorrentes que podem ser utilizados pela prestação de serviço dentro da área da saúde e bem-estar. Veja as opções mais comuns.
Mensal
O aluno contrata a recorrência de modo mensal, assim, todos os meses, o cliente será cobrado referente aos 30 dias de acesso ao serviço que utilizou. Esse é o plano mais popular entre os alunos de academia, já que, dessa forma, o serviço pode ser cancelado de um mês para o outro sem prejuízo.
Trimestral
Funciona da mesma forma que a cobrança recorrente mensal, porém, nesse caso, o acesso ao serviço é liberado por três meses e o valor do plano é diluído entre os meses contratados. Depois que o plano expira, o cliente pode renovar a trimestralidade ou mudar de pacote.
Semestral
Segue a mesma lógica das contratações anteriores, embora a cobrança da aquisição contínua tenha um prazo de seis meses que, do mesmo modo, pode ser dividida em valores correspondentes à semestralidade contratada e renovada ao término desse período.
Anual
Pode ser o mais vantajoso para o seu negócio, já que a previsibilidade de receita aumenta para doze meses, trazendo mais segurança para que os objetivos empresariais da sua academia possam ser executados.
Personalizado
O plano personalizado vai depender das particularidades de cada aluno e deve ser considerado para a retenção de clientes com necessidades mais específicas. O tempo da recorrência, nesse caso, vai depender do combinado entre as partes.
Básico
É contratado quando o aluno deseja ter acesso limitado aos serviços oferecidos pela academia, consequentemente, a contratação é mais barata. Esse plano pode ser contratado dentro de qualquer um dos outros elencados, já que a cobrança também é feita de modo recorrente.
Completo
Proporciona acesso ilimitado aos serviços da academia, o que torna o serviço contratado mais caro e, também, mais vantajoso para o negócio. Por isso, se a academia oferece musculação, luta, dança e natação, por exemplo, vale a pena criar um pacote incluindo todos os serviços ofertados.
Como criar um plano recorrente para academia?
1. Decida os tipos de planos que serão oferecidos
O primeiro passo é decidir quais serão os planos oferecidos pelo seu estabelecimento, ou seja, quais serão as opções de assinatura recorrente que você oferecerá aos seus alunos.
Para isso, tenha em mente a explicação sobre o plano mensal, trimestral, semestral, anual, personalizado, básico e completo dada no tópico anterior. Lembre-se de analisar quais serão as melhores opções para o seu público e para o financeiro da sua empresa.
Afinal, do que adianta oferecer um plano que não terá adesão por parte de seus alunos ou que não será interessante para as finanças da sua academia? Foi o que pensamos!
2. Precifique os planos recorrentes ofertados
Depois de decidir quais serão os programas ofertados, será preciso precificar os planos de assinatura da sua academia, uma vez que os serviços prestados apenas serão atraentes para os clientes se forem interessantes para seus bolsos, já que é difícil vender um plano recorrente apenas pela “comodidade” oferecida.
Por isso, na hora de precificar os planos de mensalidade, lembre-se de cobrar um preço justo pelo serviço contratado e de considerar um desconto convidativo que seja aplicado de modo gradativo, conforme o tempo do serviço recorrente vai aumentando.
Ou seja, o aluno que contrata um plano anual de recorrência espera conseguir um valor mais atraente do que aquele que compra um plano mensal que pode ser cancelado de um mês para o outro, concorda?
3. Escolha os tipos de pagamento recorrentes
Para esse tipo de negócio, existem algumas opções que são mais populares com os consumidores na hora de escolher como pagar pelos pacotes. Veja!
Débito em conta
A cobrança recorrente acontece na data do mês previamente combinada entre você e seu aluno, assim, basta que ele tenha saldo suficiente em conta para cobrir o valor da cobrança na data acordada que a mensalidade será renovada automaticamente.
Cartão de crédito recorrente
Os dados bancários de preferência do aluno são informados no sistema de cobrança recorrente e, mensalmente, o valor é cobrado na fatura do cartão de crédito do cliente, desse modo, basta que a fatura seja paga para que o pacote seja renovado de modo automático.
Boleto bancário
A recorrência no boleto bancário é o ideal para cobrar clientes que não fazem uso de cartão de crédito ou não possuem uma conta bancária, assim, o cliente recebe a cobrança todos os meses em data previamente combinada e realiza o pagamento da maneira que desejar.
Porém, vale notar que o débito em conta e o cartão de crédito recorrente são as formas mais indicadas, já que o boleto bancário pode ser esquecido, a data de vencimento extrapolada e a cobrança de juros pode se tornar uma consequência indesejada para o cliente.
4. Utilize uma plataforma de cobrança recorrente
Não é possível manter um plano de venda contínuo sem a utilização de uma plataforma de cobrança recorrente por meio do qual as cobranças periódicas serão disparadas de modo automatizado e por onde será possível gerenciar sua carteira de cobranças e reunir os pagamentos efetuados.
O sistema de emissão e gerenciamento de cobrança da Cobre Fácil permite cobrar os clientes periodicamente, gerando Nota Fiscal de modo automático sempre que o pagamento for computado. Através dele, você pode criar e gerenciar diferentes pacotes de serviços e ter acesso a análises inteligentes sobre os planos mais rentáveis para o seu negócio.
Além disso, você consegue estabelecer uma régua de cobrança, disparar e acompanhar lembretes de pagamento antes, durante e depois da data de vencimento da assinatura, evitando que o seu cliente esqueça de pagar a mensalidade e perca o acesso aos treinos.
Aliás, para alimentar ainda mais essa relação de transparência financeira, o seu aluno pode acessar uma área exclusiva do cliente para alterar dados de cartão com autonomia e acompanhar o histórico de todos os pagamentos efetuados.
5. Faça um contrato de prestação de serviço recorrente
Um contrato de prestação de serviço deve ser estabelecido para deixar a cobrança recorrente mais transparente e segura, tornando as condições de contratação, política de cancelamento, direitos e obrigações do cliente explícitas e objetivas, sem espaço para desentendimentos.
Como controlar planos de assinatura em academia?
O controle de planos de assinatura em academia deve ser feito com o auxílio de um sistema de gestão de cobrança. Por isso, o ideal é que a mesma solução contratada para a automatização das mensalidades também possua uma interface amigável e indicadores inteligentes que mostrem a evolução do negócio.
Viu como criar um plano recorrente em academia não precisa ser uma tarefa difícil? Basta que você conte com o auxílio de uma solução de controle de mensalidade. Depois disso, é só acompanhar seus recebimentos e usufruir de seus benefícios!
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