A gestão de crédito e cobrança tem como objetivo a avaliação e seleção do histórico financeiro dos clientes para a concessão de crédito. Através do monitoramento dos perfis, com um sistema adequado e completo, é possível prevenir eventos de fraude, conectando as informações e auxiliando no aumento de vendas.
Mas não basta apenas acompanhar o perfil do consumidor, é necessário calcular a probabilidade de pagamento do indivíduo. Com esse recurso, se aplicam estratégias que visam à precisão em detectar oportunidades e ameaças.
Em outras palavras, a gestão de crédito e cobrança tem abordagens preventivas e corretivas para evitar a inadimplência, trazendo maior controle da situação econômica da empresa.
Mas afinal, como aplicar esse recurso e ainda manter uma relação de fidelidade entre o cliente e a empresa? Para saber mais, continue com a gente.
O que é gestão de crédito e cobrança?
Trata-se de um recurso que une principalmente setores comerciais e fiscais administrados por uma equipe qualificada. Essa equipe é responsável por filtrar dados de clientes antes de aprovar ou rejeitar a concessão de crédito e fazer as devidas cobranças.
A gestão de crédito se dá pelo controle de risco em relação aos clientes da empresa, ou seja, o foco está em reduzir a inadimplência por meio de um amplo sistema que reúne informações que ajudam a manter os cadastros sempre atualizados, aprimorando o domínio de dados.
Já a gestão de cobrança é responsável pela administração das técnicas de negociação e de monitoramento de pagamentos pendentes após uma venda.
Isto é, o sistema de crédito e cobrança equivale a um gerenciamento econômico da empresa que ajuda no recebimento das dívidas, evita danos financeiros e auxilia no fluxo de caixa.
O que faz um analista de crédito e cobrança
O profissional dessa área avalia o histórico e relacionamento dos clientes com o mercado, como, por exemplo, as transações feitas, renda e possibilidade de quitação de dívidas.
Por meio de um esquema de informações integradas, ele também lança notas fiscais, cadastra novos compradores e efetua negociações.
Em resumo, um analista de crédito e cobrança é responsável pela negociação e recebimento de dívidas que têm como utilidade aumentar o capital de giro, além de preservar o relacionamento com o cliente.
Entre as responsabilidades de um analista estão:
- Análise de risco: monitorar possíveis clientes inadimplentes com a empresa.
- Análise de garantia: averiguar transações financeiras e antecedentes de crédito do cliente.
- Concessão: autorizar ou não a solicitação de acordo com a política de crédito da empresa.
- Acompanhamento: supervisionar os dados e criar relatórios concisos.
- Contato: oferecer mais do que apenas um canal de comunicação e meios de pagamento.
Como funciona a análise de crédito
Ela é feita por bancos e entidades financeiras com o intuito de certificar que seus clientes possuem condições de pagar pelo crédito solicitado. É mediante o balanço de dados, como o relacionamento com o mercado, que informações como valor, quantidade de parcelas e de juros são ofertadas.
Como pesquisar o histórico do cliente para concessão de crédito
Existem alguns recursos que facilitam o trabalho do profissional dessa área na hora de averiguar a credibilidade de um futuro cliente. Confira as três formas principais que um analista de crédito e cobrança utiliza para avaliar o histórico financeiro de um requerente.
1. Documentação
Informações como nome, idade, nível de escolaridade, profissão, estado civil e renda são fundamentais para que o analista possa identificar o cliente no sistema.
2. Restrições
Caso o indivíduo em questão tenha pendências com bancos ou instituições financeiras, o consumidor pode ser impedido de adquirir o crédito.
3. Perfil de crédito
Esta última ferramenta reúne múltiplas informações relacionadas à movimentação financeira e avalia o usuário como seguro ou não para a concessão de crédito.
Como fazer a gestão de crédito e cobrança
A administração de crédito e cobrança em uma empresa é feita a partir de uma análise preliminar em um sistema amplo que verifica restrições, sendo fundamental para a avaliação da pessoa quanto à sua confiabilidade.
As ferramentas mais conhecidas e utilizadas para fazer essa checagem são os sites do Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Essa análise é o que ajuda a chegar a uma resposta de rejeição ou aprovação de crédito do cliente. Quando aprovado, ele passa para a etapa seguinte, que é conhecer as políticas de crédito e cobrança da empresa e fechar o contrato.
Para aplicar a gestão de cobrança, uma ferramenta moderna e intuitiva pode acelerar e facilitar os procedimentos burocráticos. É o exemplo da Cobre Fácil, nossa plataforma de cobranças feita para solucionar problemas com agilidade e transparência, oferecendo diferentes formas de pagamentos e monitoramento de vendas, facilitando a gestão de crédito e oferecendo controle financeiro completo.
A chance de inadimplência pode ser grande quando se trata de uma compra parcelada ou de alto valor, por isso, para diminuir o risco, é necessário empregar uma gestão moderna, com políticas de crédito e cobrança dentro da cultura da empresa e com uma equipe capacitada para prevenir impactos negativos no orçamento.
Deixe seu comentário