A controladoria é responsável por facilitar o acesso de dados financeiros e contábeis de uma empresa. Esses dados dão suporte para os gestores em reuniões e momentos importantes de decisões que visem mudanças e crescimento dos negócios.
Assim, quando se tem uma controladoria competente, as chances de sofrer perdas, não atingir metas e objetivos ou comprometer o bom desempenho dos negócios é muito menor devido à análise e compreensão dos resultados financeiros empresariais.
Entenda melhor quais são as funções da controladoria e a sua importância, aprofundando os seus conhecimentos com a gente neste artigo.
O que é controladoria nas empresas
Em uma empresa, o setor responsável pela gestão econômica e administrativa da empresa é chamado de controladoria. Ela é quem incentiva e monitora os demais setores, oferecendo também informações valiosas em momentos de decisões importantes que necessitam investimentos ou redução de gastos.
A área utiliza de conhecimentos científicos da contabilidade e administração para exercer suas funções, as quais objetivam, por exemplo, traçar e atingir metas que levem à melhora dos resultados e crescimento constante do negócio.
Ou seja, a controladoria é um tipo de facilitadora da gestão financeira empresarial. Ela é quem gera as principais informações contábeis e financeiras para todos os outros setores poderem tomar decisões orçamentárias.
6 funções do setor de controladoria de uma empresa
1. Planejamento e controle
Esta função reúne as principais informações sobre padrões de custos, despesas fixas e variáveis para planejar as vendas de produtos e serviços de modo que cubram os próprios gastos da empresa e ainda resultem em lucros.
Esses controles financeiros da empresa devem estar alinhados à missão e objetivo da organização.
2. Interpretação de relatórios
Esta tarefa deve ser realizada pelos profissionais da controladoria, que acessam os planejamentos da empresa e os comparam com os resultados, podendo analisar as informações e perceber o que deu certo e o que não deu, quais metas e objetivos foram atingidos e o que os gestores devem continuar fazendo ou evitar nos próximos planos.
3. Avaliação e consultoria
Após a interpretação dos relatórios, a equipe de controladoria analisa os objetivos da empresa e avalia como andam os segmentos da organização, se há algum desperdício, onde podem ocorrer cortes e onde é preciso investir mais, melhorando o ambiente de trabalho de modo geral e equilibrando os departamentos.
4. Gestão fiscal
É função da controladoria administrar todos os procedimentos fiscais da empresa, evitando o descumprimento de leis e normas, mantendo os impostos em dia e a organização legalizada em todos os requisitos exigidos pelo governo.
De acordo com o setor em que se trabalha, também é necessário preparar uma série de documentos e relatórios para serem enviados às entidades governamentais. Essa função não é necessariamente da controladoria, porém é ela quem deve fiscalizar o andamento da documentação.
5. Proteção de ativos
A proteção da empresa também depende da controladoria, que precisa proteger seus bens através de auditorias e contratação de seguros para ativos, zelando pelo patrimônio empresarial.
6. Avaliação econômica
A controladoria deve estar atenta ao cenário interno da empresa, ao mercado econômico do País e ao surgimento de novas tecnologias para poder atualizar, adaptar e proteger o negócio de eventuais riscos.
Importância da controladoria
A controladoria é a principal encarregada pela estrutura organizacional e processos operacionais de uma empresa por meio da análise interna da saúde financeira da organização, isso porque realiza adaptações necessárias para o sucesso e legalidade dos negócios.
Ela é responsável por investimentos tecnológicos que buscam aperfeiçoar e acelerar a produção sem sobrecarregar os colaboradores, compreendendo toda transição e investimento, como desperdícios e inadequações, com o objetivo de melhorar o ambiente empresarial com os recursos adequados.
É através de controles internos e da avaliação de dados que a controladoria visa ao aumento do lucro e redução de custos, melhorando a competitividade da organização no mercado e fortalecendo-a diante dos concorrentes com investimentos modernos.
Deixe seu comentário