A importância da contabilidade em uma empresa – especialmente naquela que está em crescimento – está diretamente relacionada à sua gestão: é por meio dela que os gestores têm acesso a informações concretas sobre a situação financeira do negócio.
E há quem pense que a área da contabilidade compreende apenas números e cálculos, mas não, afinal, quando investigados de forma cuidadosa, os dados coletados e armazenados por quem está no setor podem ser usados de forma muito estratégica, ou seja, na identificação de oportunidades de melhoria, redução de custos e aumento da lucratividade!
Tudo isso além de garantir a conformidade fiscal e tributária.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que de fato é a contabilidade?
A contabilidade pode ser definida como a ciência que estuda, interpreta e registra questões econômicas e financeiras. Geralmente, ela é aplicada a empresas para que todas as transações que envolvem o patrimônio e as finanças do negócio e de seus gestores fiquem devidamente organizados durante todo o ano.
Responsáveis pela contabilidade de uma organização fazem, sim, o registro de entradas e saídas de dinheiro, mas devem ir além, executando uma análise detalhada de receitas, despesas, lucros e perdas e possibilitando para todos os envolvidos uma visão clara sobre a saúde da corporação, transformando cada dado em informação útil.
Por meio de princípios e normas contábeis, preferencialmente contando com a tecnologia, profissionais de contabilidade organizam dados de diferentes períodos em relatórios, chegando aos conhecidos informativos de balanço patrimonial, de Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e de fluxo de caixa, por exemplo.
Assim, além de registrarem o passado dos negócios, oferecem à gestão uma base sólida para projeções futuras e auxiliam em tomadas de decisões muito mais estratégicas.
3 aspectos que comprovam a importância da contabilidade nas empresas
A finalidade da contabilidade dentro de uma empresa é assegurar que todas as transações financeiras sejam registradas e acompanhadas de forma precisa e sistemática e o aumento da eficiência e redução de riscos são motivos fortes o suficiente para você adequar seu processo por aí.
Só assim será possível tomar decisões mais estratégicas, manter uma verdadeira conformidade tributária e fiscal e executar avaliações precisas de desempenho, chegando em níveis sustentáveis de crescimento. Entenda adiante!
1. Decisões mais estratégicas
No geral, os dados fornecidos pela contabilidade ajudam os gestores a avaliar a viabilidade de projetos e planos, tomando decisões com base em demonstrações de lucros e perdas e análises de fluxo de caixa e, consequentemente, identificando áreas nas quais é necessário ajustar abordagens para maximizar a eficiência, a lucratividade e a rentabilidade.
Além disso, o acesso a dados financeiros confiáveis, possibilitado por uma execução adequada e moderna dos processos contábeis, permite às corporações prever o impacto de diferentes estratégias em diferentes, evitando ou ao menos reduzindo riscos.
2. Conformidade fiscal e tributária
Evidentemente, a contabilidade também é essencial para garantir a conformidade das empresas em relação a normas fiscais e regulatórias, evitando problemas legais e multas por conta de erros ou omissões nas documentações e declarações financeiras.
Todo mundo quer ficar protegido de problemas com o Leão, não quer?
Só uma empresa com o departamento de contabilidade funcionando corretamente consegue se adequar às suas obrigações ligadas ao enquadramento tributário e até trabalhistas sem dor de cabeça, com transparência e responsabilidade, inclusive reforçando seus compromissos com todos os stakeholders (clientes, funcionários, investidores etc.).
3. Avaliação de desempenho adequada
Como permite a análise contínua dos resultados financeiros e operacionais e a obtenção de comparativos, a contabilidade ainda pode e deve ser usada para avaliações de desempenho da empresa e para o monitoramento de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPI’s).
E, através dos dados levantados pelos responsáveis do setor, os gestores conseguem, de quebra, identificar tendências e mudanças no comportamento tanto de colaboradores quanto de fornecedores (se for o caso) e de clientes.
Este infográfico ilustra bem a relação entre contabilidade, gestão empresarial, reputação interna e externa e crescimento de uma corporação:
Percebe como a contabilidade pode ajudar as empresas? Só pelo fato de identificar áreas onde podem ser aplicadas ações para redução de custos, esse setor já é de grande valia numa corporação. Se você considerar todos os outros pontos nos quais ele se envolve e apostar em automatizá-lo, então…
Dormirá tranquilo(a), com menos dúvidas – e erros – e mais certezas!
Fique de olho no blog da Cobre Fácil para obter mais informações sobre este e outros assuntos, mantendo seu negócio à frente da concorrência. Nunca se esqueça: cada passo dado será importante para a estabilidade financeira da empresa tanto quanto para que ela enfrente desafios econômicos com maior segurança e mantendo uma posição sólida no mercado.
Deixe seu comentário