Como descobrir o centro de custo da sua empresa + exemplo

Conheça o centro de custo, a técnica que vai lhe ajudar a economizar dinheiro e aumentar a margem de lucro da sua empresa. Veja como fazer na prática!

Imagem de uma mulher sentada à mesa, usando uma calculadora. Ela está em um ambiente interno, com uma planta e um vaso de flores ao fundo. Vestida de forma casual, a mulher parece concentrada na tarefa.

Centro de custo é o nome dado a uma técnica de gestão que analisa o custo e o retorno dos departamentos de uma empresa e ajuda a controlar gastos, otimizar os processos e tomar decisões mais assertivas.

Essa organização é imprescindível para todo(a) gestor(a) que entenda seu negócio como um organismo vivo, no qual os setores dependem uns dos outros e cada um desempenha um papel único.

Se você está buscando a estratégia ideal para analisar as áreas da sua organização de forma individual, avaliando as despesas e o retorno gerado por cada uma, vai gostar da leitura a seguir.

O que significa centro de custo?

O motivo do nome é que essa técnica divide a companhia em pequenos “centros” com o objetivo de analisar e compreender os custos associados às atividades de cada setor de forma isolada.

Isso facilita a identificação de departamentos onde é possível otimizar gastos, melhorar a eficiência e tomar decisões mais informadas sobre a gestão financeira da organização.

Quais os tipos de centro de custo que existem?

Existem dois tipos de centro de custos: o produtivo e o não produtivo, que consistem em identificar quais departamentos são focados na geração de receita e quais não geram receita de forma direta, apesar de serem importantes para a organização.

  • Centro de custo produtivo: são os setores que geram recurso financeiro de forma direta para a empresa. Qualquer atividade cujo objetivo esteja relacionado à venda de produtos ou serviços se enquadra nessa categoria, como produção, marketing e vendas.
  • Centro de custo não produtivo: aqui, se enquadram os setores que, apesar de desempenharem papéis fundamentais no funcionamento da empresa como um todo, não geram recursos financeiros de forma direta, como o jurídico, os serviços gerais e a contabilidade.

Nem um, nem outro podem ser considerados os mais importantes, já que as áreas de uma companhia complementam umas às outras e, sem uma delas, a organização pode colapsar. O mais importante é saber separar os centros de custo produtivos dos não produtivos durante a análise.

O que não faltam são benefícios para quem apostar nesse tipo de organização!

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5 maiores vantagens de usar centro de custo na sua empresa

Empresas que usam o centro de custo conseguem aprimorar o controle de gastos, otimizar os processos e tomar decisões mais acertadas, baseadas em dados.

Confira, a seguir, essas e outras vantagens em detalhes.

  1. Controle de gastos: dividir a organização em partes menores permite monitorar os gastos com mais exatidão. Isso ajuda a identificar possíveis erros, otimizar os recursos em um projeto e aumentar a eficiência em geral.
  2. Otimização dos processos: um relatório detalhado e individual de cada departamento ajuda a analisar a eficiência de cada operação em relação ao gasto gerado mensalmente, assim, você pode ajustar o que não estiver indo tão bem.
  3. Melhores decisões: boas decisões são tomadas com base em dados, e não em achismos. Ter em mãos os relatórios de cada setor vai lhe ajudar a ter uma visão do quadro geral e a tomar decisões mais estratégicas. Imagine entender para onde vai cada centavo gasto? Essa visão pode lhe ajudar a decidir entre as melhores opções na hora de alocar o capital da empresa.
  4. Autonomia e responsabilidade: o centro de custo ajuda a promover a autonomia de cada segmento, dando aos gestores a oportunidade de investir no que é mais vantajoso de acordo com a sua área, o que também aumenta o senso de responsabilidade e incentiva os líderes a fazer uma administração mais eficaz dos recursos que lhe foram confiados.
  5. Eficiência contábil: na contabilidade, o centro de custo é extremamente útil, pois ajuda a monitorar os gastos da empresa como um todo, a avaliar o desempenho de cada departamento e a gerar relatórios mais completos.

Com essas informações, os gestores conseguem identificar se os segmentos estão “se pagando”, mas cuidado na hora de avaliar os números! Lembre-se de que existem centros de custo produtivos e não produtivos, e seria um erro exigir retorno financeiro de departamentos cujas atividades não possuem relação direta com a produção de capital.

Imagine um setor de vendas que gera um custo mensal de R$ 30 mil e produz apenas R$ 20 mil. É claro que alguma coisa está errada, pois, se a área responsável por trazer volume de capital nem se paga, é certo de que não está funcionando bem, afinal, o trabalho desse segmento é justamente converter os clientes e fechar novos negócios.

Por outro lado, considere serviços gerais que custam R$ 10 mil por mês e geram R$ 0 de retorno financeiro. Parece preocupante? De forma alguma! Isso porque é de se esperar que o foco deles seja a manutenção geral da empresa para que todos os outros segmentos consigam bons resultados.

Agora, dá uma olhada no passo a passo para chegar nesses valores que você acabou de ver.

Como descobrir o centro de custo de um negócio?

Para descobrir o centro de custo de um negócio, primeiro, você deve dividir os gastos de acordo com cada departamento (ou projeto). Assim, você terá uma visão mais ampla sobre o que acontece nos departamentos.

Logo em seguida, liste todos os gastos relacionados àquela área, por exemplo:

  • no setor administrativo, calcule os salários, encargos, equipamentos, folhas de papel e outros materiais de escritório;
  • no marketing, avalie os gastos não só com a equipe, mas também com investimentos relacionados à divulgação da empresa e captação de novos clientes; e
  • nos serviços gerais, você pode analisar os gastos com produtos de limpeza, uniformes e itens de segurança.

Assim, você conseguirá identificar os custos específicos de cada departamento e obter relatórios muito mais detalhados e assertivos sobre eles, seja requisitando a papelada aos setores ou conferindo através de um sistema de gestão financeira integrado com a instituição toda.

Outra prática bem interessante é trazer os gestores para o jogo, junto com gerentes ou responsáveis por cada departamento que possam ajudar a fazer uma análise dos custos deles.

Por último, use um sistema centralizado para registrar todos os custos e gerar relatórios periodicamente. Você pode usar esses relatórios em reuniões com os responsáveis e discutir os resultados, melhores práticas e pegar sugestões de aprimoramento com o restante do time.

Antes de ir, que tal conferir um exemplo na prática?

Exemplo de centro de custo fácil de entender

Luciano é dono de uma fábrica de móveis, e quer saber todos os custos relacionados à produção, então, decidiu usar o centro de custo para entender os detalhes do setor em questão.

A área de produção da sua empresa conta com 10 funcionários que cortam a madeira, fazem moldes e constroem os móveis que serão vendidos. Apesar das vendas estarem boas, ele notou que a margem de lucro caiu nos últimos meses.

Logo, ele decidiu analisar a saída de capital na produção e percebeu que precisa arcar com os seguintes custos todos os meses:

  • salários;
  • matéria-prima;
  • insumos;
  • manutenção do maquinário;
  • energia elétrica;
  • água;
  • ferramentas;
  • uniformes;
  • descarte apropriado de restos de materiais; e
  • equipamentos de segurança.

Após o levantamento dos números e análise cuidadosa de relatórios, ficou nítido que o consumo de energia elétrica estava bem acima do normal. No entanto, a rede funcionava normalmente e a produção não havia mudado tanto.

Continuando a investigação, Luciano descobriu que algumas máquinas eram muito antigas, viviam estragando – o que aumentou os gastos com manutenção – e estavam consumindo mais do que o dobro de energia para funcionar.

Com essa informação, ele foi capaz de tomar uma decisão mais direcionada e concluiu que substituir as máquinas e pagá-las de forma parcelada sairia mais barato do que continuar pagando a energia excedente.

Um mês após a substituição das máquinas, ele percebeu uma mudança expressiva na conta de energia elétrica e ainda economizou com a manutenção constante dos aparelhos antigos.

Viu só como o centro de custo pode gerar um grande impacto na realidade do seu negócio? Agora, imagine essa técnica aplicada em cada setor da empresa!

É bem provável que, durante o processo, você encontre algumas falhas que podem aumentar seus lucros e mostrar oportunidades que ainda não estão sendo exploradas. Experimente por aí!

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