Entrar no ramo do empreendedorismo como consultor pode ser prazeroso aos amantes da profissão, porém é necessário estar atento a alguns detalhes, como quanto cobrar por consultoria e o que deve ser levado em conta na hora do cálculo.
Nesse momento, surgem algumas dúvidas se o preço é justo, se está de acordo com a concorrência e o que os clientes podem pensar da quantia final. Para saber como cobrar por consultoria, é necessário realizar um planejamento e seguir um padrão que ajude a saber o valor do trabalho a cada contrato.
É importante levar em consideração todos os custos e variáveis, além de possuir dois tipos de formações de preços para necessidades distintas.
Os dois tipos mais usados são cobrança por hora e cobrança fechada, que flexibilizam o trabalho do consultor e também passam mais de uma opção ao cliente.
Vamos ver cada um deles!
Tipos de cobrança mais usados
Cobrança por horas
A cobrança por horas exige disciplina e funciona quando o cliente paga ao consultor cada hora trabalhada, ou seja, a prestação do serviço acontece em período aberto.
O lado bom desse formato é que lidar com imprevistos é muito mais tranquilo, pois o contratante disponibiliza maior tempo para que o consultor lide com os contratempos e funções mais difíceis de serem executadas, trazendo um resultado ainda melhor.
Normalmente, os clientes sentem-se mais inseguros, pensando que estão sendo enganados, por isso é importante passar confiança registrando cada passo do serviço prestado e entregando um histórico de atividades ao fim do trabalho, quando for receber o seu dinheiro.
Cobrança por preço fechado
O preço fechado consiste na cobrança de um valor pré-determinado pelo consultor para realizar um trabalho que já se tem total ciência dos serviços que serão prestados.
Aqui, é muito importante que haja diálogo para saber desde o início exatamente o que deve ser realizado na empresa, com detalhes e prazos, todos bem demarcados.
O fato de ser uma contratação específica ajuda a evitar os erros e imprevistos, porém eles ainda existem e é necessário deixar os valores adicionais de tempo e dificuldade claros para o cliente, assim permanece o justo para ambos envolvidos.
Esse formato de preço fechado é recomendado para serviços mais simples, rápidos e que o consultor possui mais experiência, evitando a chateação de alterar o preço depois de já ter passado o orçamento ao cliente.
Afinal, o que levar em consideração na hora de precificar a consultoria?
Em primeiro lugar, lembre-se dos principais custos que envolvem a prestação da consultoria, começando pelas despesas fixas como:
- Aluguel;
- Energia;
- Água;
- Telefone;
- Internet;
- Locomoção; e
- Impostos.
Deve-se adicionar também ao valor equipamentos, softwares, o nível de formação e a concorrência. Assim, você terá um preço justo de acordo com o serviço e conhecimento oferecido, encontrando uma margem de lucro e uma de contribuição sem correr o risco de ficar atrás da concorrência.
Preços muito abaixo da média prejudicam o lucro e o crescimento profissional nos negócios, por isso esteja atento a quanto o seu público-alvo está disposto a pagar e seja justo ao diferencial oferecido pela sua consultoria.
Seja o valor da hora da consultoria ou do valor fechado, lembre-se de criar preços coringas para alterações nos serviços, mudança de prazos ou complicações durante a execução do seu trabalho, deixando-os esclarecidos em contrato, evitando conflitos e perdas.
Como facilitar a cobrança com uma plataforma de controle de pagamentos
Na hora de realizar a gestão financeira da sua consultoria, contar com a tecnologia pode ser uma ótima solução para melhorar as cobranças e reduzir a inadimplência.
Um sistema que auxilie no gerenciamento das cobranças, por exemplo, poderá emitir boletos avulsos, recorrentes, carnês de pagamentos e até mesmo permitir o recebimento através de cartões de crédito, conquistando mais formas de recebimento para a sua empresa.
Além disso, as melhores do mercado realizam o envio de lembretes para os clientes antes, durante e depois da data de vencimento do documento, garantindo uma melhor estabilidade nos recebimentos.
Com esse auxílio, o consultor pode consultar os status dos recebimentos, identificando quantos clientes efetuaram os pagamentos e quando serão os próximos recebimentos, auxiliando no planejamento e mais eficácia no crescimento dos negócios.
Deixe seu comentário