Como cobrar um cliente por WhatsApp

Os aplicativos podem ser aliados da empresa, principalmente na hora de cobrar um cliente. Confira o passo a passo de como criar uma mensagem de cobrança para WhatsApp.

Cobrar por whatsapp

Atualmente, a plataforma WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares do mundo.

Além dos cidadãos, grandes empresas também aderiram ao sistema para encaminhar novidades, repassar comunicados importantes e até mesmo para efetuar cobranças.

Isso acontece porque grande parte da população possui smartphones com o aplicativo, permitindo acessibilidade ao cliente, zero custos para a empresa (por se tratar de uma ferramenta gratuita) e, também grande segurança, pois seus dados são criptografados.

As vantagens para a empresa são inúmeras e para os clientes também, pois a partir da cobrança pelo aplicativo, eles têm mais tempo para pensar em uma resposta sem a surpresa ou constrangimento da cobrança.

Isto posto, temos algumas dicas de como cobrar um cliente por WhatsApp para oferecer. Confira!

Passo a passo de como enviar mensagem para cobrar pelo WhatsApp

1.  Descubra se, de fato, o telefone é do seu cliente

Antes de enviar dados sobre a compra, certifique-se que está realmente falando com a pessoa certa. Inicie a conversa confirmando a identidade do seu cliente.

2.  Apresente-se e apresente a empresa

O cliente deve saber quem está falando com ele e de qual empresa se refere a mensagem.

3.  Cobre de forma objetiva

A mensagem precisa ser direta para que o cliente recorde da sua dívida. Ao iniciar a cobrança, notifique o motivo do contato.

4.  Ofereça uma data para pagamento

Oferte e estabeleça uma data para pagamento. O cliente precisa de uma nova data de vencimento, o que fará com que ele tenha mais facilidade em se comprometer.

5.  Informe o valor atual da dívida

Agora que o cliente sabe que está em débito com a empresa, é o momento de cobrar o novo valor, incluindo os juros e as multas necessárias.

6.  Encerre a conversa

Após notificá-lo sobre dívida, é preciso gerar o boleto de cobrança, enviar e se certificar quanto ao comprometimento do cliente, agradecendo-o e encerrando a conversa de forma educada.

Dica extras

O roteiro de seis dicas é o ideal, porém, não esqueça que alguns clientes podem estar passando por um momento difícil e oferecer outras vantagens também é uma forma de ajudá-lo a pagar a dívida.

Por isso, na hora de cobrar boletos em atraso pelo WhatsApp, lembre-se de, também:

  • ser gentil e educado;
  • que, em casos de complicações com a data proposta para pagamento, é possível oferecer outra alternativa de vencimento;
  • não ameaçar o cliente, apenas informando-o do não pagamento da dívida;
  • saber negociar valores;
  • ofertar mais de uma opção de pagamento, se for necessário e possível; e
  • estar a par sobre o Código de Defesa do Consumidor para evitar problemas.

Exemplos de como cobrar um cliente por WhatsApp

Preparamos alguns modelos de mensagem de cobrança para ajudá-lo a criar e personalizar a sua própria mensagem.

Como cobrar um cliente por Whatsapp

Exemplo 1

WhatsApp
Olá, falo com o João de Menezes?
- Bom dia, sim.
Bom dia, João, eu sou o Antônio. Vimos que a parcela do seu boleto nas Lojas ETC venceu há três dias e podemos atualizar o boleto com uma nova data. O valor é de R$ 145,00 para o vencimento dia 13/06.
- Tudo bem. Pode enviar.
Código do novo boleto no valor de R$ 145,00 para o vencimento dia 13/06: 00000.00000 00000.000000 00000.000000 0 00000000000
Obrigado pela sua atenção

Exemplo 2

WhatsApp
Olá, falo com a Maria de Souza?
- Olá, sim.
Eu sou a Ana da Lojas ETC, e não identificamos o pagamento do boleto referente à data 05/05, no valor de R$ 100,00.
- Eu tive alguns problemas e não deu para efetuar o pagamento.
Podemos colocar o pagamento da parcela de R$ 100,00 para o dia 15/06 e a de 5 de junho, que também já venceu, para o dia 20/06.
- Ok. Eu passo aí na loja.
Se preferir, segue o link para pagamento: xxxxxxxx
Obrigada, tenha um bom dia!

Exemplo 3

WhatsApp
Olá, falo com o Marcelo?
- Oi, sim.
Marcelo, eu sou a Juliana da Lojas ETC e vimos que o pagamento do boleto no valor de R$ 86,00, com vencimento para 10/05, não foi pago. Conseguimos uma nova data de pagamento para o dia 15/06, no valor de R$ 88,00.
- Dia 15/06 eu não consigo pagar.
Tudo bem, Marcelo. Então o boleto no valor de R$88,00, referente ao vencimento de 10/05 e também o valor de R$ 86,00 referente à data 10/06 podem ficar para o dia 20/06.
Certo?
- Certo.
-Segue o link para pagamento: xxxxxxx
Obrigada, tenha um bom dia!

Uma outra forma de efetuar a cobrança é como lembrete de vencimento.

O WhatsApp, por ser uma plataforma em que grande parte das pessoas estão constantemente online, facilita a visualização do cliente.

Exemplo de lembrete

WhatsApp
Olá, falo com o Fernando?
- Olá, sim.
Eu sou a Joana das Lojas ETC e estou passando para avisar que o seu boleto no valor de R$ 90,00 vence dia 10/06.
O código de barras para efetuar o pagamento é: 00000.00000 00000.000000 00000.000000 0 00000000000
Tenha um bom dia!

Mas afinal, posso cobrar o cliente via WhatsApp?

Sim! O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) já reconhece o aplicativo WhatsApp como um meio de cobrança.

Você pode cobrar o seu cliente através da ferramenta, mas, como qualquer outra alternativa de cobrança, não pode realizá-la de forma abusiva, enviando um grande número de mensagens, mensagens ofensivas ou ligando constantemente para o cliente.

A estratégia de cobrança via WhatsApp é uma ótima alternativa porque é instantânea, simples, objetiva e econômica.

Antes de cobrar, tenha certeza que a dívida não foi paga e esteja preparado para realizar uma abordagem amigável e receptiva, aumentando as chances do cliente realizar o pagamento!

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