Quer saber quanto cobrar por marketing digital? A dúvida é bem comum, tendo em vista que esse nicho do marketing é relativamente novo.
Com início nos anos 90, com o surgimento da internet, o marketing digital era efetuado apenas através de programas como o MSN e sites como o Yahoo e AOL.
Hoje o mundo das mídias sociais e até mesmo o e-mail tornaram esse mercado digital bem robusto, de modo que é preciso oferecer produtos voltados para esse nicho, na sua agência de marketing.
Para precificar os seus produtos e serviços, avalie os custos.
Vamos entender melhor?
Como cobrar consultoria de marketing?
Decidir como cobrar os serviços de marketing digital é parte crucial no desenvolvimento do seu trabalho.
Comece colocando na ponta do lápis todos os seus custos, como acabamos de mencionar, pois os valores interferem diretamente no preço que você deverá cobrar pelo serviço, para que você não saia com prejuízos financeiros.
Lembre-se de colocar todos os custos relevantes nessa lista, tais como:
- salários: o seu e de outros profissionais que trabalham com você;
- tempo de execução;
- água;
- luz;
- internet;
- softwares de edição;
- aluguel de sala, caso haja;
- equipamentos; e
- divulgação da marca.
Separe os custos fixos dos variáveis.
Com o valor dos seu custo em mãos, imagine, por exemplo, que eles totalizaram R$ 4.000 mensais.
Agora é o momento de considerar a sua produção. Se a sua agência consegue realizar, mensalmente, 30 jobs, já dá para calcular o preço mínimo do seu serviço.
Para isso, basta dividir o valor dos gastos (R$ 4.000) por 30, ou seja, o número de jobs entregues. Isso vai dar, mais ou menos, um valor de R$ 133 por projeto.
Lembre-se de que esse é o valor mínimo, pois é preciso acrescentar a sua experiência na profissão, a experiência dos colabores que trabalham com você, além da qualidade do trabalho.
Até aqui, foi possível criar uma base para a precificação, certo?
Agora confira outros métodos que podem ser usados para organização e credibilidade da sua marca.
Tabela de preços para marketing digital
O valor do seu serviço depende do projeto que o cliente quer, da maneira como será executada, da sua fatia de mercado e mais um monte de outros fatores.
É preciso levar em conta como será realizada a cobrança ao cliente:
- mensalidade: casos em que o trabalho digital é efetuado mensalmente para a mesma empresa, ou
- preços individuais, para serviços únicos.
Como citamos anteriormente, é possível criar uma base de preços, no entanto, o valor preciso e real, precisa ser calculado por você.
Para auxiliar o seu cálculo, você pode acessar o Reportei, que criou uma calculadora online com a qual é possível colocar exatamente os seus custos e os valores do seu produto de marketing.
Vale a pena experimentar!
Quanto cobrar pelo serviço de social media?
Os métodos para descobrir o quanto você pode cobrar são os mesmos para as mídias sociais e outros trabalhos digitais: uma variação de situações, tipos de trabalho e custos.
Por exemplo, depois de decidir quais mídias sociais serão trabalhadas com o seu cliente, considere quais ferramentas, dentro de cada uma delas, você trabalhará.
Imagine, agora, por exemplo, que o Instagram vai além do feed, sendo importante pensar e criar conteúdos para os stories, IGTV e Reels.
Você fará criação de conteúdos para o blog do cliente?
Definir a estratégia, colocando o cliente em todos os meios digitais adequados, é uma ótima maneira de trazer resultados para ele.
Você pode até mesmo cobrar por um e-mail de marketing, já que é um dos recursos mais utilizados no mundo.
Portanto, analise todas as possibilidades e opte pela criação de pacotes semanais, quando haverá entrega dos jobs para apenas algumas mídias sociais, ou para todas, de acordo com a sua possibilidade.
Após essa negociação, leve em conta os outros quesitos mostrados neste artigo, como tempo de execução, o preço do software para edição e criação de layouts, editores de imagem, etc.
Plataformas de cobrança para agência de marketing
Após decidir os valores do seu serviço, lembre-se de procurar por sistemas de cobrança completos, como o da Cobre Fácil, em que será possível emitir boletos para os seus clientes.
Com a plataforma, você conseguirá oferecer diversas soluções de pagamentos como mensalidades, pagamentos recorrentes, carnês, entre outros.
Você obterá acesso a relatórios completos de clientes inadimplentes, contas em andamento e finalizadas - além disso, será enviado automaticamente um lembrete de cobrança aos seus clientes com faturas em andamento, sem que haja necessidade de trabalho extra para você!
Deixe seu comentário