Você acertará em como cobrar honorários advocatícios, conhecendo seus custos e fixando seu preço dentro dos limites legais. Na cobrança, crie um contrato bem detalhado, ofereça várias formas de pagamento e, se for viável, automatize os processos com um aplicativo.
Num meio tão concorrido, é normal que surjam dúvidas sobre como estabelecer um preço justo e competitivo. Além disso, a insegurança diante do risco de inadimplência e de atrasos no pagamento pode assustar até mesmo os advogados mais experientes.
Preparamos um guia para ajudar você a tornar o processo mais simples e seguro e todas as dicas estão logo abaixo! Implementando medidas simples, você garante a saúde financeira do seu escritório e a satisfação do seu cliente. Confira.
O que são honorários advocatícios?
Os honorários advocatícios são a forma de remunerar os serviços prestados por um advogado ou advogada, devidamente inscrito(a) na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A remuneração encontra sua previsão no artigo 22 da Lei 8.906/94, chamada de Estatuto da Advocacia e da OAB. Nela, constam as modalidades e os devidos valores destes honorários, que podem ser:
- contratuais – estabelecidos no contrato firmado com o cliente;
- sucumbenciais – valores devidos pela parte perdedora ao representante da parte vencedora da disputa judicial;
- arbitrados – que ocorrem quando não há acordo entre representante e representado sobre os valores, sendo estes arbitrados pelo juiz; e
- assistenciais – honorários fixados em ações coletivas propostas por representantes de alguma classe profissional.
Nosso interesse, neste artigo, são os honorários contratuais, ou seja, aqueles que o advogado tem autonomia para fixar na hora de fechar o contrato com quem ele vai representar.
Como definir um valor justo para os honorários advocatícios?
Uma cobrança justa envolve três aspectos principais: conhecer os custos de cada atividade exercida pelo seu escritório, definir junto ao cliente cada detalhe do serviço que ele precisa e conhecer os limites de preço determinados para a categoria.
1. Conheça seus custos
Pesquise os custos de cada atividade desempenhada no seu ramo e saiba os valores necessários para garantir o funcionamento do seu escritório. A partir disso, estabeleça um piso para cada tipo de atendimento.
2. Seja específico(a) ao firmar o contrato
Trate cada detalhe com o máximo de clareza quando for conversar com o seu cliente, para que ele entenda os limites da sua atuação, além dos valores que cada movimentação custará. Isso ajudará a evitar surpresas dos dois lados.
3. Observe os limites legais para a fixação de honorários
Não esqueça de observar os limites mínimo e máximo para cobrança de honorários, definidos na Lei da Advocacia (Lei 8.906/94).
Por falar nos tais limites, você já sabe quais são todos eles?
Quanto de honorários o advogado pode cobrar?
O valor máximo dos honorários não pode superar a quantia que o cliente deve receber se ganhar a ação, já os valores mínimos são definidos em tabela própria da Ordem dos Advogados do Brasil e atualizados por estado.
Eles ficam disponíveis nos sites da OAB de cada unidade da federação.
Cabe observar que, para fazer o cálculo do valor máximo permitido por lei para o que o seu escritório pode receber, você deve levar em consideração a soma dos honorários contratuais e sucumbenciais.
Ah, mais um lembrete: cobrar menos que o mínimo configura uma prática ilegal, conhecida como captação de cliente. O advogado flagrado fazendo isso pode ser suspenso pela OAB e perder seu direito de exercer a atividade. Não vale a pena correr o risco!
A advocacia exercida dentro das normas já é bastante complexa, principalmente quando envolve cobranças e a possibilidade de inadimplência, ou seja, o perigo de não receber por um serviço prestado.
Falando nisso, que tal minimizar ou eliminar essa ameaça também?
4 melhores formas de reduzir riscos na cobrança de honorários advocatícios
Para reduzir o risco de inadimplência e atrasos, você precisa manter boas relações com o cliente, negociar os termos e valores do contrato com transparência e oferecer múltiplas formas de pagamento.
Dá para ir além e automatizar toda a gestão financeira do seu escritório de advocacia, tornando o processo de cobrança menos burocrático e mais eficiente, mas chegaremos lá.
Primeiro, vamos entender as estratégias mais orgânicas para evitar ficar no vermelho por causa de pagamentos que demoram a chegar ou mesmo pela falta deles.
1. Invista no relacionamento com o cliente
Quem recorre aos serviços de um advogado, geralmente está lidando com uma situação estressante, para dizer o mínimo. O defensor deve ser o primeiro interessado em reduzir esse estresse, cultivando uma relação saudável e de confiança com seu cliente.
A vantagem não está apenas em garantir que ele assine um contrato, mas em criar uma reputação que mostre sua preocupação em garantir o bem-estar do requerente e, assim, atrair mais público para seu escritório.
Essa preocupação precisa se estender por cada fase da relação estabelecida e estar presente, inclusive, na hora de cobrar o serviço, então, aprenda a praticar uma cobrança de maneira amigável, evitando deixar a situação ainda mais tensa.
Obviamente, ninguém quer que as coisas cheguem a esse ponto, por isso, seja perfeccionista na hora de redigir e explicar o contrato também.
2. Seja cuidadoso ao firmar o contrato com o cliente
O primeiro passo é ter um modelo de contrato sempre em mãos para ganhar tempo e dar ao contratante uma perspectiva do compromisso a ser firmado.
A partir do modelo, as cláusulas podem ser facilmente ajustadas de acordo com as particularidades do atendimento que o cliente precisa, especialmente as que determinam os custos e os prazos para o pagamento do serviço prestado.
Outra dica é pôr no documento as formas que seu escritório disponibiliza para a quitação dos débitos. Aliás, se pudermos deixar uma recomendação, dê o máximo de alternativas possível de pagamento.
3. Disponibilize diferentes alternativas de pagamento na cobrança de honorários
Imagine ficar sem receber porque seu escritório não oferece o único método de pagamento acessível ao cliente na hora da cobrança? Recomendamos para você que deixe bem claro esse item no contrato e reforçamos que, melhor ainda, é poder ofertar o meio necessário para a quitação dos valores.
Nessas horas, contratar um aplicativo de cobrança que ajude com um leque amplo de opções é um diferencial. Experimente!
Opte por aqueles que oferecem desde a emissão de boletos bancários personalizados até pagamento por QR Code, além da cobrança por crédito recorrente para seus clientes fixos. Se quiser ir além e otimizar não só o setor de cobrança, mas toda a sua gestão financeira, estude a viabilidade de automatizar os processos do seu escritório.
4. Automatize a gestão financeira do seu escritório de advocacia
Implementar a automação financeira significa padronizar e otimizar as rotinas e os processos financeiros do seu escritório com o auxílio da tecnologia.
Essa padronização acontece quando você utiliza softwares ou plataformas digitais que permitem alinhar, monitorar e controlar réguas de cobrança, fluxo de caixa e pagamentos efetuados de forma automatizada.
Cada vez mais os advogados se modernizam para entregar um serviço superior ao cliente e, nesse caso, as soluções digitais voltadas para a cobrança ajudam a reduzir os níveis de inadimplência de qualquer modelo de negócio.
Como evitar atrasos na cobrança de honorários advocatícios?
Para reduzir e até mesmo zerar os atrasos nos pagamentos e simplificar a cobrança de honorários advocatícios, invista em uma plataforma digital e completa de cobranças.
Os melhores softwares possibilitam programar o envio de alertas de prazos e vencimentos, enviam boletos atualizados para facilitar o pagamento e emitem Nota Fiscal de Serviço, encaminhando o documento direto para a caixa de e-mail do cliente.
Cobrar e receber honorários advocatícios não é algo que precisa tirar o seu sono.
Conhecendo as regras e investindo em inovação e tecnologia para ter praticidade e segurança no processo, você fica livre para se concentrar na sua maior missão: defender os interesses do seu cliente!
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