A maneira como cobrar alguém interfere diretamente no recebimento ou não da dívida, já que quando uma cobrança é realizada de forma inapropriada, as chances do cliente não pagar são enormes.
A má interpretação pode causar desentendimentos e, para evitar qualquer mal-entendido durante este processo, opte por nunca enviar mensagens longas, complexas e sem objetividade.
Qual a melhor maneira de cobrar alguém?
A melhor maneira para fazer o envio destes avisos é através do meio de comunicação mais usado pelo seu consumidor, aquele contato que ele deixou disponível no cadastro, geralmente o número celular.
Existem muitas maneiras para solicitar o pagamento de um devedor. É possível optar por mensagens de cobrança enviadas via SMS, WhatsApp ou e-mail, além de ligações telefônicas e envio de cartas.
O que não enviar via texto
As mensagens enviadas via SMS, WhatsApp, e-mails, cartas ou qualquer outra forma de texto, não podem conter:
- palavrões;
- xingamentos;
- ameaças de morte ou agressão;
- constrangimento moral;
- informações incorretas sobre a dívida; e
- calúnias.
Também não podem interromper o horário de trabalho ou o horário de lazer do consumidor, pois estas atitudes podem acarretar em problemas jurídicos com pena de três meses a um ano de prisão ao credor, conforme o artigo 71, do Código de Defesa do Consumidor.
Como cobrar uma dívida?
A melhor maneira de cobrar uma dívida é fazendo com honestidade, objetividade e sempre preservando a boa educação, a simplicidade do conteúdo, as informações corretas e justas, de acordo com o que foi combinado anteriormente com o cliente.
Quando o vencimento está em aberto há muito tempo e você não tem respostas por parte do cliente, é preciso encontrar outras formas de efetuar a cobrança.
Portanto, basta optar por algum meio de comunicação e, dentro dos limites da lei, insistir na tarefa e estar aberto a negociações com o cliente devedor.
1. Via telefone
O uso do telefone pode ser um aliado para a sua empresa tentar contactar o devedor, entretanto, lembre-se de que existem regras para que essa comunicação não cause problemas jurídicos para a sua empresa.
Sendo assim, as ligações precisam ser realizadas durante o horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira.
Também é proibida a ligação para local de trabalho ou comunicar-se com terceiros sobre a dívida em questão. Fale apenas com o devedor, caso contrário estará expondo-o e constrangendo-o.
A vantagem da ligação é a facilidade para negociação da dívida, em que novos ajustes podem ser feitos em tempo real para que o valor em aberto seja quitado o quanto antes.
2. Via e-mail
O e-mail pode ser outro meio de cobrança. Contudo, é preciso ter em mente que apesar de ser altamente tecnológico, ele pode ser falho, pois algumas pessoas não costumam abri-lo com frequência.
Mas, caso você decida enviar uma mensagem através do e-mail, os cuidados com o texto devem ser os mesmos do SMS.
Não é permitido o envio de pagamentos em aberto sem que conste as informações da empresa e os dados completos da dívida e do cliente.
Por último, é sempre importante adicionar a seguinte frase: “Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere a mensagem acima.”
3. Via endereço físico
Para esta modalidade, o conteúdo da carta de cobrança deve ter os mesmos cuidados de todos os outros já citados neste artigo.
Mas preste atenção durante o envio, pois nenhum dado referente a dívida pode estar visível facilmente, ou seja, cuide com o envelope. Ele não pode ser diferente de outros tipos de correspondências, demonstrando que se trata de cobrança de dívida.
Tampouco a carta pode ser entregue sem estar devidamente lacrada e nominada ao devedor.
O que não fazer na hora de cobrar uma dívida?
Para cada forma de cobrança existe um cuidado especial, o que é importante para preservar seus direitos como credor e os direitos do devedor, além de manter a boa relação entre cliente e empresa.
Para manter a cobrança em situação favorável, saiba o que você não pode fazer com o seu devedor.
1. Expor em mídias sociais
O credor não pode expor fotos do devedor em redes sociais, pois tal ação pode ser considerada criminosa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
A situação vexaminosa ultrapassa os limites do relacionamento entre empresa-devedor e está sujeito a punição ao credor e multa, segundo o artigo 42, do mesmo Código de Defesa do Consumidor.
2. Reter documentos
Nos casos em que a dívida envolve um bem material, como atrasos na parcela de imóveis ou automóveis, o credor, a depender do contrato, pode reter tal bem até que a quantidade referente a dívida seja quitada.
No entanto, em demais situações, fica proibido reter qualquer documento ou bem pessoal do devedor com a intenção de forçar o pagamento do valor em aberto.
3. Enviar mensagem a terceiros
Não é permitido envolver qualquer outra pessoa que não seja a responsável pela dívida, pois essa atitude caracteriza-se como constrangimento e humilhação.
Sendo assim, fica proibido enviar qualquer mensagem, aviso ou ligar, por exemplo, para o patrão ou empresa onde o devedor trabalha com o objetivo de cobrar pelo pagamento.
4. Inventar valores que não existem
No artigo 42, do CDC, o Parágrafo Único, diz que:
“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.” |
Isso significa que, se cobrado por uma quantia indevida, a empresa estará obrigada a repará-lo com o dobro do valor cobrado, deixando seu negócio no prejuízo duplamente.
Da mesma forma, ameaçar a cobrar clientes com valores abusivos de multas e juros que não foram acordados anteriormente pode provocar desarmonia na relação com o cliente e, mais do que prejuízo, você vai acabar atrasando ainda mais o recebimento.
Como a Cobre Fácil pode ajudar?
O sistema de cobrança da Cobre Fácil facilita a gestão financeira da sua empresa, pois emite relatórios completos referente a situação de cada cliente.
Esses relatórios fornecem informações sobre as dívidas em aberto, em andamento e as quitadas, para que seja possível acompanhar a trajetória de pagamento dos seus consumidores, de maneira individual.
Além disso, a Cobre Fácil auxilia no envio de mensagens automáticas ao devedor, os lembretes são enviados antes, durante o vencimento e após a data estabelecida para o pagamento.
Respeitando as normas de estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
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