Para saber como cobrar a consultoria de marketing, que tem como foco trazer retorno para a marca através da exposição do seu nome nas mídias sociais, ou seja, conforme as necessidades da empresa, um consultor precisa criar estratégias online que atinjam o objetivo, é preciso atenção.
Esse serviço de consultoria vai dar suporte para uma empresa definir quais são os passos necessários para se estabelecer no mercado digital e realizar publicações online que tragam retornos positivos para a sua imagem.
Para isso é necessário estabelecer acordos que avaliem a situação online atual da organização, verificar as opções existentes para transformá-la, os custos e os meios disponíveis. Somente com essas respostas é possível criar um diagnóstico e um plano de marketing.
É claro que, quanto mais passos precisam ser dados, mais caro pode ficar a contratação. Afinal, como cobrar a consultoria de marketing? Hoje vamos ajudá-lo a responder essa pergunta.
Quais são os serviços de um consultor em marketing digital?
A primeira coisa a ser feita é identificar a atual imagem da empresa no meio digital, como site e redes sociais. Visualizar se recebe críticas e elogios, se incentiva a venda de produtos ou serviços, se aparece nos buscadores.
O consultor também deve ter um tempo dentro da empresa ao lado dos gestores e colaboradores para entender como atuam e quais suas funções, assim será possível realizar um planejamento de posts que condizem com a realidade da organização de forma mais assertiva.
Alguns dos serviços que podem ser oferecidos são:
- Planejamento para web, mídias sociais e e-commerce;
- Estratégia de conteúdo, SEO e métricas de resultado;
- Marketing interativo e viral;
- Estratégia de monitoramento de mídias digitais;
- Estratégia de monitoramento do site oficial da empresa;
- Planejamento de comunicação digital; e
- Planejamento de publicações em mídias.
Cada item da lista pode ser realizado em uma empresa de forma individual ou em conjunto, isso dependerá do diagnóstico feito pelo consultor, das necessidades da empresa e de quanto o proprietário está disposto a investir no marketing digital do seu negócio.
Quanto cobrar a consultoria de marketing digital?
Existe uma série de itens que devem ser levados em consideração na hora de precificar o serviço de consultoria de marketing, separamos as principais dicas:
1. Liste os custos
Seja para cobrar clientes de marketing em uma agência ou por meio do seu trabalho pessoal individual, você deve incluir no valor do seu trabalho os custos fixos e variáveis que envolvem as atividades que você realiza, como:
- salário;
- locação;
- água e Luz;
- internet;
- tempo para realizar o trabalho;
- gastos com a divulgação da sua marca; e
- compra de softwares e atualizações de produtos tecnológicos mais modernos.
Some o total de custos e divida entre o número de projetos ativos no mês para saber quanto adicionar em cada projeto e formar o seu preço de venda. Por exemplo, se você tem R$ 2.000 de custos e 12 projetos para o mês, deve incluir R$ 167 por projeto.
2. Suponha as possibilidades de refazer o trabalho
É normal que algumas pessoas mudem de ideia em relação a estética de site ou mídias digitais. Cores, fontes, imagens, menu do site, tudo isso pode ser alterado, porém, dá trabalho, gasta tempo e precisa ser cobrado.
Crie uma tabela de alterações conforme a dificuldade e complexidade de cada mudança e disponibilize para o cliente na hora de enviar o orçamento.
3. Inclua os impostos no valor cobrado
É importante saber quais são os impostos que você paga, seja por serviços ou produtos. Nesse caso, você pode pedir ajuda ao seu contador para entender melhor quais são as cobranças tributárias e qual o melhor enquadramento tributário para o seu negócio.
4. Pesquise o preço da concorrência
Saber quanto outras agências cobram pelo mesmo serviço oferecido pela sua empresa pode dar uma base de preço para você, além de ajudar a entender a valorização de cada tarefa de assessoria de marketing digital no mercado de trabalho, cobrando um preço justo para você e para o cliente.
5. Seja justo com você mesmo em projetos mais elaborados
Cada projeto possui as suas particularidades, ao mesmo tempo que alguns são mais simples, outros são mais difíceis de serem executados, levando mais tempo e exigindo um conhecimento específico para ficar pronto da melhor maneira possível.
Devido à dedicação, à pesquisa e a todo o caminho de conhecimento que você precisou percorrer para entregar um bom trabalho, esse tipo de projeto você pode - e deve! - cobrar um pouco mais.
6. Defina o lucro que você deseja receber
O preço dos seus serviços deve levar em consideração alguns pontos: quanto você deseja receber por mês? A sua agência é reconhecida pelo serviço que oferece? O que o seu negócio tem de diferente no mercado de assessoria de marketing digital? Qual a formação dos colaboradores? Qual o feedback de quem já adquiriu os serviços do seu negócio?
Quanto mais essas respostas foram positivas, mais valor a empresa possui e, consequentemente, pode cobrar por uma consultoria de marketing um preço acima da média pela qualidade do que oferece e todo o esforço para chegar até esse reconhecimento.
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