Às vezes, cobrar clientes de agência de marketing pode ser uma tarefa complicada, uma vez que alguns clientes são pequenos e, a depender do contrato e do valor do serviço, eles podem encontrar dificuldade.
Além disso, a própria agência, que geralmente lida com criatividade e resultados para os seus clientes, pode esquecer de prestar atenção no controle dos seus próprios recebimentos.
Logo no início do texto, já mencionamos a palavra "contrato". E não foi à toa não! O primeiro passo para poder cobrar um cliente dos seus serviços é elaborar um contrato.
A nossa sugestão é que nele constem, no mínimo:
- serviço contratado;
- datas de prazos para as entregas combinadas;
- valor do serviço;
- data acordada para os pagamentos; e
- forma de pagamento.
Com esses aspectos documentados, você já deixa ainda mais profissional a prestação de serviços da sua agência, aumentando a confiança dos clientes e, mais do que isso, protegendo sua empresa.
Você pode criar um modelinho de contrato e deixar sempre à mão, assim fica mais fácil apenas modificar a cada novo cliente conquistado, personalizando o documento de acordo com as peculiaridades de cada caso.
Mas depois de um contrato assinado entre as partes, é preciso efetivamente saber que atitudes tomar para uma boa cobrança. Vamos lá?
Como fazer a cobrança em agência de marketing
Como já mencionamos, é bem possível que algumas agências de publicidade tenham dificuldade em realizar a cobrança de seus clientes, já que trabalham com criatividade e estão sempre voltados a trazer resultados para os clientes.
Mas uma empresa que não possui controle do seu setor financeiro pode afundar e sair do mercado rapidinho, já que é preciso manter em dia, pelo menos, os custos, despesas fixas, impostos e folha de pagamento, quando houver.
É possível fazer isso de forma manual, é claro, ao utilizar planilhas do Excel, ou mesmo outras ferramentas. Contudo, mesmo assim, as chances de esquecimento e mau gerenciamento são grandes.
Além do que, quando se trabalha com criatividade, pensar na questão financeira, burocrática e administrativa pode fazer com que as mentes criativas percam um dia de planejamento e desenho de estratégias.
Por isso mesmo, a melhor maneira é automatizar esses processos. E, uma vez que você já se resguardou com a elaboração dos contratos, tudo fica ainda mais fácil.
Primeiro, você pode escolher uma plataforma de pagamento online, sem depender de bancos e nenhum outro software. De um único lugar, você emite boletos, carnês, mensalidades, controla esses recebimentos - até de cartão de créditos, se você costuma cobrar assim.
Aliás, a outra dica é exatamente essa: ao cobrar diretamente do cartão do seu cliente, você garante o recebimento quase integral do serviço prestado. Quase integral porque você irá pagar taxas para a bandeira desse cartão.
Como também já mencionamos no começo do texto, é importante lembrar que muitos dos seus clientes podem ser micro e pequenos empresários, até mesmo MEIs. E, por isso, se você garantir a cobrança com contrato e passar tudo de uma única vez, vai aumentar as suas chances de receber.
Se não for cartão e o valor for parcelável, você pode utilizar essa mesma plataforma para emitir carnês, facilitando o controle para você e a possibilidade de pagamento para seus clientes que, muitas vezes, sequer possuem conta em banco, como grande parte dos brasileiros.
Ele é um queridinho do povo brasileiro, e pode se tornar sua forma preferida de cobrança porque é uma das mais seguras do mercado.
Além disso, ao emitir carnês de pagamento, você pode controlar esses recebimentos de forma automatizada, garantindo a mente criativa sempre em funcionamento e, ao mesmo tempo, lembrando de cobrar todos os seus clientes, já que eles receberão mensagens e lembretes automáticos.
Como cobrar mensalidade de agência de marketing
É possível que o contrato entre você e seu cliente seja mensal e cobrar mensalidades por pacotes de serviços pode ser uma ótima oportunidade para o seu negócio.
A mensalidade é um tipo de cobrança que pode ser cancelada a qualquer momento - e renovável a qualquer momento também.
Oferecer uma diversidade de formas de pagamento, principalmente para os MEIs, micro e pequenos clientes, garante o seu faturamento, já que faz ele se sentir confiante na melhor forma de pagamento que couber ao seu negócio.
Quer um exemplo de como cobrar mensalidade?
A gente aposta que você conhece a Netflix. É a mesma coisa: cada usuário é um mensalista, através de um pacote de assinatura. Você, enquanto marketeiro, pode criar planos de assinaturas e oferecer aos clientes.
Veja um exemplo: crie um "Plano Básico" e realize a criação de conteúdo e postagem quatro vezes por semana, em duas das mídias sociais do cliente, a escolher. O plano também pode incluir criação de mídia offline, como publicação em jornais ou criação de outdoors.
Agora, depois de tudo que você fará definido, crie um preço justo. Por exemplo, você pode cobrar R$ 500,00 do cliente, por mês, para fazer isso todos os meses.
E, mais uma vez, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de gerenciamento de recebimentos para automatizar as cobranças nesse modelo de mensalidade.
Régua de cobrança para agência de marketing
Definidos seus meios de cobrança, é hora de cuidar dos clientes inadimplentes, apesar de todos os seus cuidados.
Na verdade, isso não tem um momento único para que você faça, já que é preciso de ritmo para receber tudo que ficou para trás.
A criação de uma "régua de cobrança" é uma boa opção para garantir que você receba o que os clientes estão devendo.
Essa ferramenta é ideal para quem trabalha com cobrança de recorrências, ou seja, assinaturas e até mesmo carnês de pagamento que, apesar de não ser um pagamento por pacotes mensais (mas, sim, o mero parcelamento de um serviço cheio), precisa ser cobrada mês a mês.
Ao contratar uma plataforma com sistema de envio de mensagens de cobrança automáticos, você garante a execução dessa ferramenta, desde antes mesmo do vencimento da parcela ou mensalidade, que é chamada de cobrança recorrente.
Para isso, basta programar as datas de envio de mensagens, aumentando as chances de receber do cliente, sem perder tempo para isso e garantindo que a cobrança seja toda feita de acordo com a legislação específica.
Agora que você já conferiu essas dicas para aumentar os recebimentos na sua agência, é o momento de dar seguimento à escolha de uma boa plataforma de gerenciamentos de recebimentos e começar a cobrar de acordo com os serviços que você presta!
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