CNAB: entenda o que é e como funciona para empresas

Saiba o que é CNAB e veja como ele pode automatizar suas cobranças, melhorar sua gestão financeira e aumentar a eficiência nos pagamentos.

Imagem de um cartão de crédito sendo inserido em uma máquina de cartão.

O Centro Nacional de Automação Bancária, conhecido como “CNAB”, é um padrão de arquivos digitais que pode ajudar você a economizar tempo e reduzir custos com cobranças. Ele ajuda na automatização de alguns processos e melhora a integração entre o financeiro da sua empresa e o sistema bancário do país.

Antes de adotá-lo, leia este artigo para entender quais as principais diferenças entre seus formatos mais comuns, qual o volume de transações financeiras ao qual cada alternativa é indicada e como o recurso funciona na prática.

As respostas para suas dúvidas estão aqui!

O que é CNAB e para que servem arquivos nesse padrão?

O CNAB ou Centro Nacional de Automação Bancária é uma padronização criada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para que sejam gerados arquivos de forma automática contendo dados que facilitam a comunicação entre empresas e instituições bancárias.

Seus arquivos permitem uma troca de informações financeiras de pagamentos e cobranças de forma segura e automatizada, reduzindo erros que antes existiam em processos manuais e agilizando transações, então, podem ser especialmente vantajosos para empresas que trabalham com grandes volumes de cobranças e pagamentos recorrentes.

Como o CNAB funciona na prática?

Na prática, os arquivos digitais gerados através do CNAB – arquivos CNAB – funcionam como uma ponte automatizada entre as empresas e os bancos do Brasil. Através deles, acontecem envios e recebimentos de informações de transações financeiras.

Uma organização que trabalha com cobranças recorrentes, por exemplo, pode utilizar um sistema de gestão financeira e, dentro dele, usufruir da integração proporcionada pelo CNAB para automatizar a emissão de boletos mensais.

O sistema gera um arquivo CNAB com os dados de todos os clientes e os valores a serem cobrados e esse arquivo é enviado ao banco, que processa as informações e gera os boletos automaticamente.

Depois, a empresa pode acompanhar os status dos pagamentos!

Outro uso comum do CNAB tem relação com pagamentos em massa de fornecedores ou funcionários: a tecnologia permite que seja gerado um único arquivo com todas as transações, eliminando a necessidade de se fazer cada operação manualmente.

O banco então processa o arquivo e realiza as transferências para os nomes catalogados. Tudo de forma automática e em menos tempo.

Mas atenção: existem dois diferentes tipos de arquivos CNAB para você adotar no dia a dia. Confira adiante!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Quais são os tipos de arquivos CNAB?

Existem dois tipos principais de arquivo gerados através do Centro Nacional de Automação Bancária, o CNAB 400 e o CNAB 240. O primeiro é mais simples e costuma contribuir principalmente na emissão em massa de boletos bancários. O segundo é mais moderno e permite a partilha de informações detalhadas.

O quadro abaixo traz um comparativo das duas versões.

CNAB 400 CNAB 240
  • Volume de dados: 400 posições por registro; quantidade limitada de informações
  • Menos detalhado
  • Usado na emissão de boletos e/ou na cobrança de assinaturas ou mensalidades
  • Volume de dados: 240 posições por linha, com múltiplos blocos
  • Mais detalhado
  • Usado em movimentações financeiras mais complexas, como automatização de folhas de pagamento

Para saber qual usar, avalie as operações realizadas dentro da sua empresa e, se necessário, converse com especialistas em contabilidade.

Independentemente do formato escolhido, adequar seus processos e automatizá-los dentro do que exige a legislação só vai trazer benefícios.

5 benefícios do uso de arquivo CNAB para o seu negócio

Utilizar pelo menos um tipo de arquivo CNAB na modernização dos processos de pagamento e recebimento dentro da sua empresa e, se necessário, integrá-lo à sua plataforma de cobranças, vai resultar na redução da quantidade de tarefas manuais, na minimização de erros e num maior controle financeiro.

Quer mais? Nos próximos tópicos estão listados todos os benefícios dessa “movimentação” para o seu negócio.

1. Integração facilitada

O arquivo CNAB pode ser integrado facilmente a outros sistemas, incluindo ERPs, para uma gestão holística do seu negócio. Você já sabe: essa integração garante que as informações financeiras sejam enviadas diretamente do seu sistema para o banco!

2. Cobranças e pagamentos mais rápidos

Como o CNAB permite que você automatize o envio de cobranças e pagamentos, eliminando a necessidade de fazer esses processos manualmente, todas as suas transações ficam mais aceleradas e assertivas. Há mais segurança e confiabilidade nas operações financeiras também.

3. Redução de erros

Ao usar o CNAB, a troca de informações financeiras entre sua empresa e os bancos acontece de forma padronizada, o que diminui significativamente os riscos de erros que antes poderiam acontecer por deslizes em decorrência da execução manual do processo.

4. Agilidade na conciliação

Mais do que só cobrar ou receber de um jeito rápido, o uso de arquivos CNAB deixa a sua conciliação bancária muito mais rápida, e você ainda consegue acompanhar detalhes de cada recebimento ou pagamento em tempo real, melhorando até as cobranças aos inadimplentes se for o caso.

5. Melhora da gestão do fluxo de caixa

Acompanhando, em tempo real, suas transações e tendo o CNAB integrado a uma plataforma moderna de cobranças e recebimentos, você ainda consegue melhorar sua gestão de fluxo de caixa e tomar decisões financeiras mais informadas e estratégicas.

Ainda pensando em tomadas de decisões, agora que você já sabe tudo sobre o CNAB continue acompanhando o blog para empreendedores da Cobre Fácil para ficar por dentro de outras dicas e orientações do mundo dos negócios!

Até a próxima.

Deixe seu comentário